Título: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: marcao_cfh em 22 de Junho de 2020, as 01:17:55 A uns dias atrás, ganhei a parte eletrônica de um rádio antigo, da marca imperador. Originalmente, ele era alimentado por pilhas e valvulado, mas as válvulas foram substituídas por transistores de germânio. Não funciona, e estava vendo se conseguia aproveitar algo. Os transistores já perderam a numeração, mas verifiquei que são pnp, só não medi a fuga.
Ele tem dois transformadores pequenos, já me empolguei pensando que poderiam ser úteis para a montagem de um valvulado de baixa potência. Retirei e testei com multímetro. Um deles aparentemente está queimado, está com resistência de 1r em um dos lados. Liguei a um transformador de 12V que uso para testes. Mesmo tendo tensão de saída de 13,2V, a tensão de entrada caiu para cerca de 3V e o transformador de 12V esquentou, então acredito que isso confirma que um dos enrolamentos desse transformadorzinho está realmente em curto. O outro transformador está funcionando, mas apresenta razão de 1:1, com um dos lados tendo center tap. Algum uso para ele? Sei que o Jawary, do Tim Escobedo, usa um transformador 1:1 com center tap, mas fora isso não conheço nenhuma aplicação. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: xformer em 22 de Junho de 2020, as 01:28:25 Lembrei do amplificador Deacy (do Deacon do Queen). Ele também aproveitou a etapa de amplificador de um rádio velho.
Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: raphaelCoelho em 22 de Junho de 2020, as 06:45:58 Marcão, podes tentar fazer um direct box passivo, no antigo site da audio list o Edu ensinava como, usando esses transformadores e transformadores de placas de fax modem. Na net tem bastante material sobre isso.
Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: marcao_cfh em 22 de Junho de 2020, as 18:19:18 Xformer, o Deacy usa dois transformadores, e a impedância deles (segundo os dados que circulam por aí) é totalmente diferente das do transformador que tenho. Aliás, a Schatz faz réplica deles, caso alguém se interesse.
Raphael, um direct box não teria serventia pra mim, mas posso dar para algum amigo que use. Melhor que deixar o transformador parado ou descartá-lo. Já vi material sobre usar transformador de modem, vou dar uma pesquisada em casa. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: A.Sim em 22 de Junho de 2020, as 18:35:22 Duas considerações:
a) Esse rádio nunca foi valvulado, pois a conversão para transistores não seria possível sem trocar praticamente "tudo". O que se fez antigamente foi aproveitar os componentes e o gabinete de rádio valvulado, montando nele um rádio transistorizado. Eu desmontei vários rádios desse tipo pelos idos de 1975 a 1979. É importante lembrar que os fabricantes de rádio a válvula não "sabiam" como era o formato de um rádio a transistor, assim, eles usaram o material que tinham à mão e as técnicas de montagem valvulada para produzir os primeiros rádios transistorizados. O mesmo aconteceu com os primeiros televisores ( de pré-guerra ); eles parecem...rádios ! b) Um transformador é de saída e o outro, um driver. O de saída provavelmente é o que, no teste, aparenta estar em curto. c) Citou "Schatz", ganhou "obrigado" ! Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: marcao_cfh em 22 de Junho de 2020, as 19:01:46 É, eu fiquei realmente pensando sobre essa "conversão", pois como você comentou muita coisa precisaria ser trocada. O gabinete com certeza é de valvulado, e os transistores estavam soldados nos soquetes, encaixados por fora como se fossem válvulas. Imaginei que em algum momento alguém havia adaptado os transistores para substituir os triodos das válvulas, não considerei a possibilidade de ter sido "projetado" dessa forma.
Segundo os projetos de rádio que vi, é justamente isso: um driver e um de saída. Pela posição no chassi e também dos fios dos transformadores (o driver estava com todos os fios entrando no chassi, enquanto o outro possuía uma barra com dois terminais ligados a um enrolamento de dois fios), presumi mesmo que o que aparenta estar em curto é o de saída. Não sei se ele realmente está em curto ou se existe um transformador com enrolamento de resistência tão baixa assim mas, a partir das tensões medidas, mesmo se ele estiver bom, a impedância refletida no primário ao usar um falante de 8r é de somente 150r. Muito baixa. E, se tudo der certo, em breve vou precisar fazer uma encomenda na Schatz de novo ;). Será o quarto amplificador com transformador da Schatz. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: A.Sim em 22 de Junho de 2020, as 20:20:27 Olá.
Dificilmente o transformador estará em curto. Dependendo dos transistores usados na saída, a impedância de 150 ohms é essa mesmo. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: marcao_cfh em 22 de Junho de 2020, as 21:55:19 De fato, fiz uma busca por circuitos de rádio antigos, e achei transformadores com impedância bem baixa, do tipo 100r/12r (push pull) e 70r/1r (single ended). O que achei completamente diferente foi o transformador de driver. Enquanto o que estava nesse rádio é aproximadamente 1:1 (medi diversas vezes), os esquemas que encontrei por aí usam algo do tipo 10K/2K, ou 20K/10K.
De qualquer forma, a situação ficou interessante. Sabendo que o transformador de saída está funcionando, vou dar uma pesquisada e ver se posso aproveitá-los em um amplificadorzinho transistorizado. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: xformer em 22 de Junho de 2020, as 22:55:48 Provavelmente esse amplificador tem esta topologia aqui, que é a mesma do Deacy:
(https://i.ibb.co/3kV7JZF/deacy-handbook.jpg) Aí, só precisa pegar dois transistores bem descasados pra colocar na saída e você vai tocar como Brian May. :D Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: marcao_cfh em 23 de Junho de 2020, as 20:50:27 Pelo que pesquisei, os circuitos de rádio com acoplamento por transformador e saída push pull são basicamente todos assim. Inicialmente pensei que a dificuldade seria achar os transistores adequados, mas pensando melhor, acho que posso usar praticamente qualquer coisa e não me preocupar muito com o casamento de transistores e impedância no transformador de saída, já que não se trata de um amplificador sério mas sim uma "gambiarra" de baixa fidelidade (Brian May discordaria de mim :D). O que preciso confirmar é se o transformador de driver que tenho funcionará, pois nesse a impedância é realmente totalmente diferente de todos os circuitos que eu vi.
Continuarei com a pesquisa por informações úteis, enquanto finalizo alguns projetos que já estão em andamento (e eu estou enrolando). Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: xformer em 23 de Junho de 2020, as 21:13:02 Amplificadores automotivos mais em conta (os chamados "boosters") são feitos dessa forma também, pois eles não precisam de conversores DC-DC para aumentar o nível de saída, o transformador faz esse papel. Mas como os transformadores são bem ruins, a qualidade sonora é horrível também, mas para tocar determinadas músicas horríveis que o pessoal ouve no carro, tanto faz ... :D
Veja esse artigo do Newton C. Braga: https://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/13538-booster-de-audio-art1588 (https://newtoncbraga.com.br/images/stories/artigos2017/art1588_0002.jpg) R1 e R2 fazem a polarização das bases dos transistores: 12V x 330/(330+4700) = 0,78V e no driver vem o sinal de saída para os alto-falantes do autorádio com uma potência média (insuficiente pra tocar música em volume alto mas suficiente para excitar os transistores). Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: A.Sim em 23 de Junho de 2020, as 21:20:48 Newton C. Braga dando uma de Newton C. Braga: o que é aquele transformador de força invertido T1 aumentando a impedância da fonte de sinal para as bases dos transistores ? ? ?
Depois, quando o pessoal monta e não funciona, a culpa é do montador. Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: xformer em 23 de Junho de 2020, as 21:30:53 A ligação do alto-falante no T2 também está errada.
Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: A.Sim em 23 de Junho de 2020, as 21:41:28 Por incrível que pareça, a ligação de T2 faz sentido. Ele está sendo usado como auto-transformador, permitindo aplicar o sinal dos dois coletores ao alto-falante.
E a polarização dos transistores é uma piada: com 6 V os transistores estão no corte, em 15 V estarão pegando fogo. E sem qualquer estabilização térmica. E esse é um projeto publicado pelo maior escritor técnico de Eletrônica do Brasil ! Título: Re: transformador de rádio valvulado antigo Enviado por: xformer em 23 de Junho de 2020, as 22:31:10 E a polarização dos transistores é uma piada: com 6 V os transistores estão no corte, em 15 V estarão pegando fogo. E sem qualquer estabilização térmica. Em 6V de alimentação, vai haver distorção de crossover. Mas como a tensão nos carros é 12V (e perto dos 15V quando o alternador está funcionando), a tensão pro circuito é essa. Como ele não especificou o T1 (é mais um circuito ilustrativo do que um projeto para montagem), talvez ele considere que a resistência do enrolamento de 220V de T1 seja razoável. No CT pode ter 15V x 330/(5030) = 0,984V (sem considerar as resistências do enrolamento e as junções BE em paralelo com 330 ohms, o que diminuiria a tensão no CT). Menos 0,7V, sobraria 0,284V pra recair em cada metade do enrolamento de 220V. E o resistor de 4700 ohms limita a corrente vindo da fonte de 15V em pouco mais de 3mA. No fim, como eu escrevi lá em cima, é um circuito ruim, que usa componentes ruins, pra ouvir música horrível. |