Título: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: marcao_cfh em 23 de Dezembro de 2019, as 14:13:10 Gostaria de saber, em um amplificador valvulado, qual a distância mínima recomendada entre o capacitor da fonte (do tipo duplo fixado no chassis) e as válvulas, principalmente a retificadora. Já vi alguns exemplos em que o capacitor fica bem próximo à válvula retificadora mas afastado das demais válvulas, e já vi casos onde o capacitor fica bem afastado de todas as válvulas. Há um mínimo recomendado para que o capacitor não seja danificado pelo calor das válvulas, ou ele pode ser colocado próximo a elas sem problemas (desde que não esteja encostado nelas, claro :D)?
Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: xformer em 23 de Dezembro de 2019, as 18:01:19 Acho que uma variável tem um peso nessa questão: qual a temperatura de trabalho do capacitor eletrolítico (tem os marcados de 85°C, 105°C, 125°C). Então a distância pode ser dependente disso também. Além disso, contam também a ventilação do sistema, cor do invólucro, posição da montagem das placas (vertical, horizontal), a potência e calor emitido pelas válvulas.
Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: Questão em 24 de Dezembro de 2019, as 03:00:09 Capacitores eletrolíticos tem uma durabilidade baixa, e um dos motivos é que o líquido eletrolítico evapora. Quanto menos calor mais tempo ele vai durar. Então, na medida do possível, você deve sim deixar eles afastados. Mas sem muita preocupação também, quando ele tiver ruim é só ir lá e trocar.
Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: marcao_cfh em 26 de Dezembro de 2019, as 19:34:41 Ah entendi. Achei que existia uma "regra prática", mas a coisa é mais complexa. Não fiz nenhuma construção nem com válvula retificadora nem com capacitor montado no chassis - há uma nos planos, mas sem previsão -, então por enquanto foi mais pela curiosidade mesmo.
Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: A.Sim em 26 de Dezembro de 2019, as 19:54:14 Olá.
A seguinte questão caiu na 3a prova deste semestre. Tentem resolver : (https://i.postimg.cc/KcfWDBwk/Capturar.jpg) Esse é um caso real; o capacitor de 10 uF 50 V é o célebre capacitor C1042 da fonte do vídeo G-46. Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: Questão em 27 de Dezembro de 2019, as 10:52:14 Uai, deixou um videocassete ligado por 12 anos ininterruptamente?
Tô com preguiça de jogar os gráficos no paint pra pegar os valores certos, mas de olho dá uns 4 anos... Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: xformer em 27 de Dezembro de 2019, as 21:07:28 (https://i.ibb.co/4WXpSvr/Capturar.jpg)
Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: marcao_cfh em 27 de Dezembro de 2019, as 21:38:27 Com as imagens postadas pelo xformer, vi que a solução é simples. Embora pareceu um exercício bastante complicado na primeira leitura :D.
A temperatura de trabalho é de 60 ºC. Encontrando esse valor no eixo x, observa-se que ele é cruzado por duas curvas para o capacitor de 85 ºC e três curvas para o capacitor de 105 ºC. O eixo y consiste em Iac/Iacr, então basta dividir a corrente ac (35mA) pelas correntes de referência de cada capacitor, localizar esse ponto aproximado no gráfico e ver qual das curvas é a correta. Aliás, não precisa nem dividir. Como Iacr > Iac, o resultado dará menor que 1, e há apenas uma possibilidade nessa região. Aliás, quanta diferença na vida útil do capacitor hein! Título: Re: distância mínima entre capacitor da fonte e válvulas? Enviado por: xformer em 28 de Dezembro de 2019, as 16:41:25 ... Aliás, não precisa nem dividir. Como Iacr > Iac, o resultado dará menor que 1, e há apenas uma possibilidade nessa região. Da mesma forma que a razão Iac/Iacr não é um número redondo e que não tem linha horizontal na escala vertical do gráfico e portanto teve que ser traçada aproximadamente, lembre-se que existem infinitas curvas de horas de vida útil no gráfico e que plotadas estão apenas alguns valores. Se não fizer a conta Iac/Iacr não haverá certeza de que a intersecção da linha do 60°C e a do valor Iacr/Iacr se encontra sobre a curva de 25000h. Poderia ser 24000h ou 26000h (embora resultem em mesmo número inteiro de anos que mais de 2 anos, mas com 27000h já daria mais de 3 anos). |