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Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: marcao_cfh em 17 de Dezembro de 2018, as 14:15:42



Título: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 17 de Dezembro de 2018, as 14:15:42
Depois de ter feito um Iall 10.5 que acabou sendo desmontado a um bom tempo atrás, resolvi remontá-lo como projeto de férias. Dessa vez, o pré escolhido foi o do Trainwreck Express. Segue o progresso até agora.

Layout das placas do pré e do power. São layouts próprios, feitos em estilo "PTP adaptado para PCB".
(https://i.postimg.cc/zVdJ4ndw/pre-layout.png) (https://postimg.cc/zVdJ4ndw)(https://i.postimg.cc/21VzYVJs/power-layout.png) (https://postimg.cc/21VzYVJs)

Placas montadas. Os bornes de 2 fios são a saída do pré/entrada do power. O borne de 3 fios é a conexão com o secundário de alta tensão.
(https://i.postimg.cc/y3jV197H/placa-pr.jpg) (https://postimg.cc/y3jV197H)(https://i.postimg.cc/FdZRRwx8/placa-power.jpg) (https://postimg.cc/FdZRRwx8)

Rascunho rápido de um possível posicionamento dos componentes.
(https://i.postimg.cc/hhszPQyv/rascunho-posi-es.jpg) (https://postimg.cc/hhszPQyv)

Chassis feito em inox. Não me lembro a espessura agora, acredito ser 0,7 mm ou 0,8 mm. As dimensões são aproximadas às de uma folha de papel A4.
(https://i.postimg.cc/XBG83KfZ/chassis.jpg) (https://postimg.cc/XBG83KfZ)

Provável posicionamento dos transformadores (Schatz) e válvulas. Há problema em deixá-las tão próximas?
(https://i.postimg.cc/K3FV8HYK/chassis-transformadores.jpg) (https://postimg.cc/K3FV8HYK)

Dei início a um rascunho em tamanho real. Foi aí que vi a burrada causada por falta de planejamento )>|. Os fios de alta tensão farão todo o caminho traçado que, além de longo, passa perto dos fios dos potenciômetro, o que com certeza induzirá ruídos. Uma alternativa é rotacionar a placa em 90 graus, deixando a conexão de alta tensão do lado esquerdo do desenho. Aí os fios de alimentação do pré passarão próximos aos fios que conectam o sinal do pré ao power, mas esses fios do sinal serão blindados e a alimentação já será retificada, o que acredito que evitará a indução de ruídos. Ou estou errado?
(https://i.postimg.cc/Z0Rryh9J/rascunho-a4.jpg) (https://postimg.cc/Z0Rryh9J)

Uma opção é refazer a placa dessa maneira. Qual das opções acham melhor?
(https://i.postimg.cc/G9BMYDN7/novo-layout-power.png) (https://postimg.cc/G9BMYDN7)


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: A.Sim em 19 de Dezembro de 2018, as 08:38:50
Olá.

Esses transformadores são legendários! Em 2014 nossos transformadores não tinham pintura. Quem sabe, damos um acabamento mais moderno a eles ? Agora, na fábrica nova, todos os transformadores saem com pintura; envia esses para cá que eu refaço o acabamento deles sem custo.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 20 de Dezembro de 2018, as 18:00:45
Alexandre, realmente adquiri eles em 2014 (o que agora me deixou em dúvida se o enrolamento dos filamentos dos meus aguenta 2A ou 2,5A. Sei que você já ofereceu nas duas correntes). A falta de pintura foi opção na época, eu planejava montar um amplificador todo "de metal", com grades estilo a de grelha protegendo as válvulas e transformadores, sem madeira. Hoje ainda gosto do visual sem pintura, mas vou dar uma pensada a respeito da sua proposta. Obrigado pela oferta, coisas desse tipo só reforçam ainda mais a atenção que você tem com os clientes.

Continuando, decidi por modificar o layout do power. A trilha de alta tensão passeia um pouquinho pela placa mas, como está retificada, acredito que não terei problemas. Ou terei menos que com os fios em tensão alternada próximos aos fios de sinal. Vou ver se faço a transferência hoje.
(https://i.postimg.cc/WDyt0c8t/power-layout.png) (https://postimg.cc/WDyt0c8t)


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Questão em 20 de Dezembro de 2018, as 20:32:21
Porque não coloca a alimentação do lado de cá da placa? Ou pelo menos passa o capacitor de filtro pra lá.

Essa trilha é bem pior que a de ca. Enquanto a outra tem só os 60Hz essa tem uma infinidade de harmônicos...


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: xformer em 20 de Dezembro de 2018, as 20:46:45
Ah não vale a pena ficar enviando transformadores  pra lá e pra cá só para pintá-los.  Com o valor do frete dos correios vale mais a pena pagar ä Schatz o envio de novas canecas já pintadas e você trocar as canecas em casa.  Aí é só um frete e de peças bem mais leves.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 20 de Dezembro de 2018, as 22:26:21
Porque não coloca a alimentação do lado de cá da placa? Ou pelo menos passa o capacitor de filtro pra lá.

Essa trilha é bem pior que a de ca. Enquanto a outra tem só os 60Hz essa tem uma infinidade de harmônicos...
Eu tinha deixado a alimentação do outro lado da placa. Mas, como mostra meu rascunho na primeira postagem, os fios de alta tensão seriam longos e passariam perto demais dos potenciômetros. Ainda não refiz a placa, mas provavelmente a melhor opção seja ficar com a placa do jeito que está e rotacioná-la em 90 graus, mas aí os fios da alimentação do pré passarão próximos dos fios que levam o sinal do pré ao power (blindados). Bom, vou testar do jeito que está, antes de qualquer coisa.

Ah não vale a pena ficar enviando transformadores  pra lá e pra cá só para pintá-los.  Com o valor do frete dos correios vale mais a pena pagar ä Schatz o envio de novas canecas já pintadas e você trocar as canecas em casa.  Aí é só um frete e de peças bem mais leves.
Não tinha pensado por esse lado. Com o preço dos correios, pode valer mais a pena comprar transformadores novos do que pagar dois fretes :D

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Um rascunho mais completo de como ficaria a minha primeira ideia. A proximidade dos fios de alta tensão do transformador e or potenciômetros (todos com fio blindado) pode ser problema?
(https://i.postimg.cc/7JrWsFRP/rascunho.png) (https://postimg.cc/7JrWsFRP)


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 02 de Janeiro de 2019, as 16:26:23
Retomando o projeto, decidi fazer uma montagem de testes numa caixa de papelão, para ver como serão os ruídos. Ainda bem que fiz isso, pois tive que fazer algumas modificações na posição dos componentes. Fiz o teste do posicionamento dos transformadores usando fone de ouvido e percebi que teria ruídos na posição que tinha escolhido inicialmente, então reajustei a posição dos transformadores até encontrar um ponto sem ruídos e, a partir da posição deles, mudei a posição das válvulas.

Ficou assim. Os mais atentos notarão que eu esqueci de fazer os furos por onde passarão os fios dos transformadores )>|.
(https://i.postimg.cc/ygRcHgZr/caixafora.jpg) (https://postimg.cc/ygRcHgZr)

Por dentro, com as placas no lugar:
(https://i.postimg.cc/RqnXSqmm/caixadentro.jpg) (https://postimg.cc/RqnXSqmm)

Comecei a soldar os fios, e percebi que era uma ideia melhor rotacionar o soquete das válvulas em 180 graus em relação à posição que eu havia colocado. Mas, pelo que pude perceber de acordo com os fios que soldei, a chance de eu ter que refazer o layout da placa do iall é grande, pois vários fios estão se cruzando. Não prestei atenção nesse detalhe quando fiz o layout )>|. Enfim, posto novamente assim que o projeto tiver mais andamento.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Thomas_h em 03 de Janeiro de 2019, as 07:04:25
No layout oficial do Iall já tinha uma orientação dos soquetes que evitava ficar cruzando os cabos. Eu lembro de ter feito em PTP e usar a mesma disposição das peças.

Se ele ficar ruidoso na caixa de papelão experimenta aterrar a carcaça dos potenciômetros e o chassi dos transformadores. Numa das montagens que fiz os transformadores ficaram fora do chassis e aterrar ajudou.

Uma vantagem do chassi metálico é que todas essas peças ficam aterradas e a emissão e captação de ruído é diminuída pela proximidade com o terra, quando os cabos estão bem próximos ao chassi.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 03 de Janeiro de 2019, as 18:48:44
Pelo contrário, Thomas. Há dois layouts no pdf oficial, o do Big Louis (soquetes na placa) e o do Jorge (soquetes soldados com fios). Esse do Jorge cruza tanto que nas fotos da montagem com ele os fios das ECL82 estão todos enrolados juntos! Foi isso que me motivou a continuar a montagem e testar, mesmo com os fios cruzando.

Mas como estão os meus? Bem, assim:
(https://i.postimg.cc/jW5NFwjf/fios.jpg) (https://postimg.cc/jW5NFwjf)

Cruzou bastante. Mas mesmo assim, segui com o teste. Usei como "pré" um Boss SD-1, já que o meu pré ainda não está montado (me faltam alguns potenciômetros, só hoje que fui perceber que o vendedor da loja que compro me mandou valores errados >;().

Ao ligar, esperava ruídos devido aos fios cruzados e montagem na caixa de papelão. As válvulas esquentaram e veio aquele leve barulho com alguma frequência "múltipla da nota B" (é assim que eu chamo os ruídos em 60Hz e 120Hz :D)... Mas não era ruído, e sim o sizão da minha 7 cordas soando! Peguei a guitarra na mão, abafei as cordas e silêncio quase total! Quase porque teve aquele leve ruído típico de um drive da Boss (ou outras marcas). E isso porque não há aterramento, e tanto o amplificador quanto a fonte do pedal estão ligadas na mesma tomada que o computador, que permaneceu ligado durante os testes.

Foto por fora de como está até agora:
(https://i.postimg.cc/N5cXwPMB/powerpapelao.jpg) (https://postimg.cc/N5cXwPMB)

Agora comprar os potenciômetros e montar o pré. Esse sim vai dar ruído :D. O pré trainwreck express é conhecido por ser bem ruidoso, exigindo até jack totalmente isolado em algumas montagens. Com certeza na caixa de papelão vou ter ruídos. Mas já sei que o power está silencioso, então se os ruídos forem excessivos e irremediáveis devido a alguns fatores da montagem, qualquer coisa eu mudo o pré para algo mais básico e talvez até mais limpo. Testarei primeiro.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Thomas_h em 03 de Janeiro de 2019, as 20:10:10
O trainwreck é bem instável e tende a oscilar, pode ser que sem o chassi ele apite.
Mas isso faz parte do amplificador e da falta de redução de ganho entre estágios.
Eu testei esse pré, mas achei a distorção um pouco ríspida/harsh demais


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 04 de Janeiro de 2019, as 17:40:14
Sim, li que ele é bastante instável mesmo. Escolhi ele porque eu tenho curiosidade a respeito dele, além de querer fugir de prés mais "comuns" como o do jcm, mas não é exatamente aquela coisa que eu faço questão. Um pouco de ruído é esperado devido à falta de chassi, mas se fizer ruído demais, mudo o pré sem problemas. E o secundário do transformador de saída está passando perto demais de onde vai ficar a placa do pré, então pode dar problema.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 20 de Janeiro de 2019, as 22:31:15
Atualizando, hoje finalizei a ligação do pré e fiz um teste inicial.
(https://i.postimg.cc/V0nmmLpH/valvulaspre.jpg) (https://postimg.cc/V0nmmLpH)(https://i.postimg.cc/G4Q34t2W/fios.jpg) (https://postimg.cc/G4Q34t2W)

Testei somente o pré. Foram diversos minutos tentando perceber por que não tinha som e nem alta tensão retificada, até que notei que as válvulas de pré estavam no soquete do IALL )>|. Retirei as válvulas, medi a resistência do transformador de saída com medo de tê-lo danificado - não danificou. Testei as válvulas em outro circuito, tudo funcionando. Retornei as válvulas para o pré, liguei novamente e dessa vez tive som...

... com bastante ruído, sem qualidade, sem volume, sem ganho :(. Vou conferir amanhã com calma.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 30 de Janeiro de 2019, as 21:03:41
Mais uma atualização. Não consegui fazer o pré funcionar de jeito nenhum. Como eu tinha uma placa de um Ampeg F2B (bem similar ao pré Fender), resolvi fazer a substituição e partir para um pré limpo. O pré possui um capacitor para filtrar a alimentação.

A montagem ficou assim (já explico esse fio vermelho com garras jacaré):
(https://i.postimg.cc/vcbPsZjX/ampeg.jpg) (https://postimg.cc/vcbPsZjX)

Inicialmente, retirei a alimentação do pré direto do Iall, logo após a retificação. Pois bem, os resultados são:
- usando somente o Iall com o Boss SD-1 como pré, há um hum baixo. Levando em conta que o volume do hum é bem baixo, a tomada não está aterrada, ele está ligado na mesma tomada que o computador e que não há gaiola de faraday no amplificador, acredito que a montagem definitiva resolverá esse hum.
- testando somente o pré (removi as válvulas do Iall, claro), funcionou bem silencioso. Como esperado desse circuito, com todos os potenciômetros do tone stack no mínimo, ele fica silencioso.
- testando os dois juntos, veio aquele hum alto. Acredito que a causa seja a proximidade entre o fio que liga a placa do pré ao power e os fios do secundário do transformador de saída. Eles praticamente se cruzam. Acredito que um reposicionamento do transformador de saída, colocando-o alinhado à placa do Iall, resolva o problema. Aquele fio vermelho com garras jacaré foi para fazer um teste relacionado à alimentação do pré, pois li aqui no fórum que é recomendado retirar a alimentação do pré Fender do ponto onde os dois resistores de 10K do Iall se conectam. Retirando a alimentação para o pré desse ponto, os ruídos diminuíram. Encostando na guitarra, os ruídos também diminuíram (aquele típico probleminha de aterramento).

Detalhe: não testei os circuitos com a entrada aterrada. O que fiz foi conectar a entrada do pré ao mesmo Boss SD-1, deixar tudo no mínimo no SD-1 e acioná-lo, deixando-o como um "pedal de mute".

Agora o mais estranho: com o pré e power ligados, eu tenho sinal de guitarra na minha caixa mesmo com todos os potenciômetros no mínimo! Isso não deveria acontecer pois tanto o tone stack quanto o volume se conectam ao terra quando estão no mínimo. O sinal está "escapando" por algum lugar. Só não sei por onde, pois verifiquei as ligações diversas vezes. Vou olhar com calma de novo amanhã, mas se alguém tiver alguma ideia, agradeço a sugestão.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Matec em 30 de Janeiro de 2019, as 22:48:30
Tenho sérias dúvidas quanto às montagens de valvulados sem um bom chassis de ferro.

E parece que isso se comprova nessa montagem.

 :-)



Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: A.Sim em 31 de Janeiro de 2019, as 10:46:11
Olá.

Um aluno fez uma exxxcelente montagem, certa vez, usando placa de fenolite para fazer um chassis. Deixou o cobre por dentro e soldou as arestas. O resultado final ficou muito bonito e eletricamente irrepreensível. O amplificador era pequeno e os transformadores também, assim, a fenolite proporcionou uma rigidez adequada. Mas para projetos com transformadores mais pesados, seria uma boa ideia usar placa de fibra e, ainda, reforçar por dentro com chapa metálica.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 31 de Janeiro de 2019, as 10:56:54
O amplificador será montado num chassis de inox. Usei o papelão como montagem protótipo, para ver como seriam os ruídos em relação às posições dos transformadores e válvulas no "chassi", e já levando em consideração que ocorrerão ruídos devido à falta da gaiola. Assim que resolvidos os problemas de ruídos maiores, vou começar a montagem definitiva (provavelmente semana que vem).

Acredito que o problema do hum no pré vai ser facilmente resolvido reposicionando o transformador de saída para que os fios do secundário não cruzem o fio que leva o sinal do pré ao power. Hoje vou fazer o teste, passarei os fios do secundário do transformador de saída entre as duas válvulas.

O meu "problema" maior é justamente essa fuga de sinal. Não consigo compreender como o sinal está "escapando" do terra e aparecendo na saída, mesmo com todos os potenciômetros no mínimo. Aparece baixo, mas aparece. De onde vem, não sei :D


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Ramsay em 31 de Janeiro de 2019, as 16:37:18
Citar
O meu "problema" maior é justamente essa fuga de sinal. Não consigo compreender como o sinal está "escapando" do terra e aparecendo na saída, mesmo com todos os potenciômetros no mínimo. Aparece baixo, mas aparece. De onde vem, não sei
Isso acontece devido aos potenciômetros de baixíssimo custo que você está usando, em muitos dos quais, quando se põe no mínimo o contato do cursor com o pino extremo não é perfeito e a resistência não fica em zero ohms.
Se essa resistência tiver poucos ohms, já é o suficiente pra deixar o sinal passar, principalmente se o circuito estiver com muito ganho.
Por isso, pelo menos para o volume, o ideal é utilizar um potenciômetro de melhor qualidade, tipo Alpha, etc.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 31 de Janeiro de 2019, as 18:15:15
Medi aqui, e realmente com todos os potenciômetros no mínimo há uma resistência pequena, mas não nula. Achei estranho pois quando testei somente o pré o sinal não apareceu. E testei o pré ligado em outro pré, então houve a amplificação de um sinal já amplificado, deveria ter aparecido esse sinal. Mas obrigado pela explicação.

Como na minha cidade não vendem potenciômetros de qualidade (só vende esses, e são carinhos ainda por cima) e não preciso encomendar nada pela internet, por enquanto vai ficar assim :D.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Ramsay em 01 de Fevereiro de 2019, as 20:24:46
Citar
Como na minha cidade não vendem potenciômetros de qualidade (só vende esses, e são carinhos ainda por cima) e não preciso encomendar nada pela internet, por enquanto vai ficar assim
Pois é, eu também utilizei esses potenciômetros de baixa qualidade em diversos circuitos, não sei aí, mas, aqui no Rio, eles custam cerca de R$3,00 cada.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 06 de Março de 2019, as 15:52:37
Aproveitando o feriado de carnaval, mais um pouquinho do progresso. Montei no chassi de inox, e os ruídos diminuíram consideravelmente. Ainda há um leve hum (mas a "gaiola" está aberta na parte de baixo, e o amplificador está ligado em uma tomada sem aterramento junto com o computador), e uma oscilação de alta frequência dependendo da posição dos potenciômetros. Mas acredito que essa oscilação seja fácil de resolver, só não tentei mexer na posição dos fios devido à falta de tempo.

Por fora:
(https://i.postimg.cc/tZ8rmbGH/fora.jpg) (https://postimg.cc/tZ8rmbGH)

Iall. Os fios ficaram bem bagunçados :D. Tomei o máximo de cuidado possível para cruzá-los em 90 graus.
(https://i.postimg.cc/06nR3bV1/power.jpg) (https://postimg.cc/06nR3bV1)

Pré. Montei com o Alembic mesmo, mudando a ideia inicial :D. Um pré limpo vai ser mais útil e versátil. Esse é bastante limpo, com agudos lindos. Acredito ser muito similar ao pré Fender que muitos já usaram, já que o projeto é quase o mesmo.
(https://i.postimg.cc/qh6wKFhD/pre.jpg) (https://postimg.cc/qh6wKFhD)

Visão geral por dentro:
(https://i.postimg.cc/zykcD4Kn/dentro.jpg) (https://postimg.cc/zykcD4Kn)
Esses fios bagunçados são, na parte de baixo (amarelo, vermelho, branco e preto), os fios do primário do transformador, esqueci de furar o chassis para colocar a chave seletora de tensão )>|. Já os fios amarelo, preto e cinza próximos à válvula "de baixo" são do secundário do transformador de saída, optei por soldar o jack nos fios e procurar a melhor posição para fazer a furação de acordo com possíveis ruídos. Estava em dúvida se seria melhor colocá-lo entre as duas ECL82 ou mais próximo ao conector de alimentação, mas em um teste rápido vi que a posição dos fios não fez diferença.

O projeto está atrasado, mas progredindo lentamente. Assim que der um tempinho, dou continuidade.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: bossman em 06 de Março de 2019, as 21:48:15
Santa macarronada Bátima!  :D


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 07 de Março de 2019, as 18:23:19
E o mais incrível é que a macarronada funciona, e melhor que minha primeira montagem do Iall 10.5 em placa de circuito impresso :D


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 16 de Junho de 2019, as 13:36:48
Nossa, 3 meses sem progresso nesse amplificador! )>| As coisas foram tensas nos últimos meses, mas devagar tudo vai se ajeitando.

Enfim, brinquei um pouco mais com ele nesse fim de semana, e resolvi boa parte dos "problemas" que ele tinha. Os ruídos se foram, e descobri que a oscilação que estava aparecendo de vez em quando é captada pelos captadores da minha guitarra.

Ainda estou com algo para resolver. Usei esse esquema (http://www.geofex.com/FX_images/alembpre.gif), sem a chave de brilho e sem potenciômetro de volume master. Testei desse jeito em outra etapa de potência e gostei bastante do som dele assim, então deixei de fora ambas as coisas. Não usei a tensão original (que acredito ser da ordem de 300V), mas sim a tensão usada nas construções da combinação Iall + pré estilo Fender Twin (se tratam de circuitos muito similares). O meu "problema" é que, como quem já fez esse pré sabe, a saída dele é gigantesca! Em boa parte do potenciômetro de volume/ganho, tenho um som bem bacana, mas acima de certa parte a saturação está bem feia. Acredito que o sinal está forte para a entrada do Iall. Vi no pré estilo Fender um resistor de 220K na saída do pré, vou tentar essa abordagem depois. Alguma outra sugestão?


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: bossman em 16 de Junho de 2019, as 14:21:03
Sugiro postar uns sons pra ouvirmos !  :D


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 16 de Junho de 2019, as 20:34:42
Claro, mas com algumas condições:
- desconsidere o guitarrista ruim e a guitarra desafinada.
- pode-se ouvir um hum, uma oscilação de alta frequência e até uma rádio em alguns momentos. Como foi uma gravação "jogo rápido", estava quase encostado no amplificador (como comentei, a oscilação é captada pelos captadores da guitarra e a posição em relação ao amp, provavelmente está relacionada aos transformadores), sem a tampa de baixo do chassi (gaiola de Faraday aberta) e, para piorar tudo, o amp estava ligado na mesma tomada que o computador, colocado do lado do gabinete. Impossível não ter barulho desse jeito :D. Mas tudo se resolve com a tampa e afastando a guitarra do amplificador.
- está um pouco tarde e moro em prédio. E ele fala muito alto! Então não pude realmente "descer o braço" na guitarra.
- a saturação "feia" que comentei está no final do áudio, onde toco a corda mi solta. Por conta do horário e amplitude do som, não deu para gravar bem essa saturação. Mas acho que dá pra ter uma ideia. Aquela queda de volume no final trata-se do microfone do celular não aguentando o alto volume do amp, mas o som "rachado" que está junto com assa saturação vem do amp. Pode ser que o resistor de 220K resolva o problema, testarei depois.

Dito isso, aqui vai. Não sangrem pelos ouvidos :D
https://soundcloud.com/marcao_cfh/iall-alembic/s-6SNfS (https://soundcloud.com/marcao_cfh/iall-alembic/s-6SNfS)


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: bossman em 16 de Junho de 2019, as 21:08:13
Com tantas ressalvas dá até medo de clicar no link ! :D


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Matec em 16 de Junho de 2019, as 21:30:22
Talvez a oscilação seja aumentada nos captadores, mas tem oscilação aí que deve ser causada dentro do próprio amplificador. O ideal seria descobrir qual o ponto exato onde isso acontece. Outros amplificadores com maior ganho não oscilam assim.

 :)


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 16 de Junho de 2019, as 22:42:03
Com tantas ressalvas dá até medo de clicar no link ! :D
Eu também ficaria :D

Talvez a oscilação seja aumentada nos captadores, mas tem oscilação aí que deve ser causada dentro do próprio amplificador. O ideal seria descobrir qual o ponto exato onde isso acontece. Outros amplificadores com maior ganho não oscilam assim.

 :)

Já testei somente o pré, com fios bem maiores, porém blindados. Sem oscilação. Somente o Iall, com fios longos também e usando um boss sd-1 como "pré" para ter algo amplificando o sial da guitarra. Também sem oscilação. A coisa diminui drasticamente com a gaiola fechada e a guitarra um pouco afastada do amp. Depois vou testar novamente, e tentar medir a frequência da oscilação, pode dar uma luz.

Ao alterar o ajuste do tone stack, há pontos em que a oscilação some. Uma possível ideia é identificar a frequência, inserir no pré um filtro de passa baixa e ver o que acontece com o timbre. Potenciômetros de baixa qualidade poderiam causar esse problema?

Editado: hoje, vindo para o trabalho, me ocorreu o seguinte. Como a oscilação varia com o ajuste do tone stack, ela deve estar sendo gerada antes dele. Eu testei o pré separado e não havia oscilação. Entretanto, quando fiz esse teste, o Iall não estava "ligado", ou seja, sem válvulas de saída, assim o transformador de saída não estava "funcionando". Suspeito se tratar de oscilação induzida na válvula do pré pelo campo magnético do transformador de saída. Vou improvisar uma blindagem com papel alumínio e ver o que acontece. Ou trocar a 6N2P por outra válvula.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: bossman em 17 de Junho de 2019, as 08:57:06
Mas eu gostei bastante dos sons produzidos !


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 17 de Junho de 2019, as 09:22:52
marcao_cfh,

Olhando as fotos, em especial a primeira, os transformadores de Força e de Saída estão no mesmo sentido?
Não seria ideal colocar os mesmos defasados em 90o para que não haja interferência entre os campos magnéticos?
É apenas uma observação!
Parabéns pelo novo Amplificador!

Antonio


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 17 de Junho de 2019, as 20:28:51
Mas eu gostei bastante dos sons produzidos !
Também gostei! Só achei um pouquinho feia a saturação com o volume no máximo e, mesmo sabendo que provavelmente não vou chegar a tanto, quero resolver isso. Acredito que o resistor entre o pré e power já resolve. Testei uma 6CG7 no pré, no lugar da 6N2P. A saturação feia praticamente sumiu, mas o som de drive que mais gostei (perto de 1:20 no áudio) também foi alterado. Não digo que pra melhor ou pior, mas diferente, mais "limpo", menos "rock n roll" e mais "blues". Ainda não me decidi qual vou deixar.

marcao_cfh,

Olhando as fotos, em especial a primeira, os transformadores de Força e de Saída estão no mesmo sentido?
Não seria ideal colocar os mesmos defasados em 90o para que não haja interferência entre os campos magnéticos?
É apenas uma observação!
Parabéns pelo novo Amplificador!

Antonio
Antônio, obrigado pelos comentários. Apesar de aparentarem estar em paralelo, os transformadores estão defasados em 90 graus. Um deles está "em pé", e o outro "deitado". Acredito que olhando essa imagem (https://www.mercurymagnetics.com/2018/wp-content/uploads/2018/04/Mercury_HomePage_04d_15.png) fique mais fácil de entender do que seguindo minha descrição :D. O transformador de saída possui orientação igual ao vermelho, enquanto o de força possui orientação igual ao acima dele. Claro que rotacionar um deles em 90 graus em torno de si mesmo é uma ideia boa, mas não fiz isso porque fiz o teste com fone de ouvido e não tive problema com eles nessa posição. Mas vou considerar rotacionar um deles em 90 graus por precaução.

Sobre a oscilação, não precisou muito para descobrir o problema. Quando fui testar com a 6CG7, a oscilação estava presente e diminuía conforme eu mudava a posição da guitarra. Aí eu diminuí o volume da guitarra para o mínimo, e a oscilação continuou! Ou seja, não era o captador. Então sobrou outra possibilidade de algo que muda a posição conforme a guitarra também muda a posição: o cabo. Mantive a guitarra no colo, volume no mínimo, e fui mudando a posição do cabo.

Resultado: descobri que a oscilação é produzida pelo meu computador e captada pelo cabo ao se aproximar dele! Também notei que, elevando um pouco o cabo, apareceu uma estação de rádio, e muito bem sintonizada, por sinal :D. Ou seja, meu problema não é oscilação no amplificador, mas sim cabo ruim :D.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: bossman em 18 de Junho de 2019, as 12:15:38
Resultado: descobri que a oscilação é produzida pelo meu computador e captada pelo cabo ao se aproximar dele! Também notei que, elevando um pouco o cabo, apareceu uma estação de rádio, e muito bem sintonizada, por sinal :D. Ou seja, meu problema não é oscilação no amplificador, mas sim cabo ruim :D.

Eu ri lendo essa parte !  :D Computadores, lâmpadas econômicas e equipamentos digitais são uma "praga" quando falamos em amplificação de áudio.. todo cuidado pode ser pouco


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 18 de Junho de 2019, as 12:40:06
Eu também dei muita risada quando descobri isso :D. Agora testar os resultados com o resistor entre o pré e power, decidir qual válvula usar e partir para a finalização do amplificador.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 26 de Junho de 2019, as 22:00:22
Resistor de 220K adicionado entre o pré e o power. A distorção feia sumiu. E que timbre! O drive desse amplificador ficou maravilhoso, não achava que um pré mais limpo estilo fender pudesse distorcer tanto, e tão bem. Só testei com a 6CG7, quero ver se amanhã testo com a 6N2P para ver como ela se sai.

Além disso, usei cabos bons dessa vez >>(:. Resultado: sem os ruídos apresentados anteriormente e sem rádio tocando Leandro e Leonardo sintonizada através do cabo :D. O que sobrou de ruído foi um hum bem de leve que não chega a incomodar (tomada sem aterramento e amplificador ligado junto com o computador) e um "hiss" de alta frequência ao aumentar o volume no máximo (depois tento solucionar. Alguma dica por onde começar?)

E, falando em volume no máximo, ele continua fazendo um ruído no decaimento das notas graves quando o volume está alto. Lembra um pouco o famoso barulho de "falante rachando". Testei em duas caixas diferentes, sei que o problema não são os falantes. Mas o amplificador continua ligado na lâmpada em série (que está servindo de extensão para a única tomada que tenho disponível no quarto no momento), e notei que ela acende um pouco quando eu toco com volume alto. Então presumo o ruído ser resultado da lâmpada interferindo no funcionamento do amplificador quando ele exige uma corrente um pouquinho maior.  Uma gravação do ruído (https://soundcloud.com/marcao_cfh/iall-ruido/s-X3PJH).

Amanhã farei mais testes com a 6N2P e sem a lâmpada em série. Por enquanto, digo que estou gostando demais do timbre desse amplificador.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: tcholopi em 27 de Junho de 2019, as 11:24:26
Rapaz, que som bacana produzido com um amplificador simples. Deu até vontade de testar esse pré no Iall que tenho parado aqui. Algumas sugestões são reduzir o valor dos resistores da placa do Iall de 220k para 100k, e remover o capacitor do catodo para tentar diminuir o ganho. 


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 27 de Junho de 2019, as 21:32:37
Hoje fiz o teste sem a lâmpada em série e com a 6N2P. Ela distorce bem mais que a 6CG7, a diferença é enorme! Entretanto, o ruído no decaimento das notas graves aparece mais que com a 6CG7... Alguma ideia?

Tcholopi, vale a pena o teste. Tenho um pré desses montado em uma lata de sardinha, dá um som maravilhoso tanto com guitarra quanto com baixo. Suas sugestões foram em relação à distorção "feia" que comentei ou ao ruído no decaimento das notas graves?


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: tcholopi em 28 de Junho de 2019, as 09:28:20
Ao que parece, você está com problema no pré amplificador, já que trocando as válvulas a distorção diminui. A 6CG7 trabalha com uma faixa maior de tensão na grade, já a 6N2P tem tensões de grade próximas da 12AX7. Isso faz a válvula ser mais "sensível" ao sinal de entrada da grade e consequentemente "clipar" o sinal com um valor de grade (Vgk) relativamente baixo. É o famoso "headroom". Acredito que alterando o ponto de operação da válvula, mais para o meio da reta de carga, resolva seu problema. Se possível, poste os valores das tensões nos resistores do catodo (pino 3 e 8 da válvula). Outro detalhe é que os pinos 6 e 8 do diagrama que você postou nesse link http://www.geofex.com/FX_images/alembpre.gif (ftp://http://www.geofex.com/FX_images/alembpre.gif) estão trocados. Você os ligou da forma como está no diagrama? 


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 28 de Junho de 2019, as 12:48:53
A quantidade de distorção acredito estar ligada ao mu de cada válvula. Essa diferença é bacana pois dá possibilidade de timbres diferentes, embora não me decidi por qual deixar. O meu problema mesmo é o ruído no decaimento das notas graves,  aqui uma gravação do ruído (https://soundcloud.com/marcao_cfh/iall-ruido/s-X3PJH).

Sobre o esquema, acabei esquecendo de comentar, mas eu fiz a ligação dos pinos 6 e 8 corretamente. Sabia que eles estão errados no esquema, postei o link e não comentei que fiz a correção.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: tcholopi em 28 de Junho de 2019, as 22:57:36
De fato, o ganho delas são bem distintos. Tenta testar esse pré com um power diferente e vê se a distorção permanece. Ou atenuar o sinal na entrada do Iall.


Título: Re: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express
Enviado por: marcao_cfh em 29 de Junho de 2019, as 12:52:39
Já testei ele em outras situações, inclusive na frente de outro pré. A entrada do Iall está atenuada com um resistor de 220K. Vou tentar atenuar um pouco mais.


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