Título: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 17 de Novembro de 2018, as 19:42:16 Pessoal boa noite! Há algum tempo afastado, mas devagar e na atividade. Meu último projeto foi o booster do Evileudo e que se diga que pedal incrível, não sai do board de jeito nenhum, mas vamos lá sem rodeios.
Há algum tempo na banda venho usando dois amplificadores dividindo o som da guitarra para um e o som de órgão para outro, que sai do pedal B9(simulador do Hammond), a comutação que faço é via o Penta Switch da Predrone, até ai tudo bem consigo ficar com o som da guitarra ou ambos, porém, quando preciso deixar só o órgão mesmo desligando o pedal de drive o som da guitarra tá lá e incomoda, pensei, uso um pedal de volume e resolvo, fomos para a pratica vimos que para algumas musícas fica meio complicando, pois tenho que sapatear. Moral da história, peguei um circuito na internet que tivesse uma amplificação e um balance, montei no protoboard e funcionou lindamente dividindo o sinal da forma a qual pensei, com o movimento do potenciômetro do balance eu consegui jogar o sinal para o canal A ou B e com ele no meio ficou para ambos verifiquei no ociloscópio que maravilha, fui ligar a guitarra o som ficou muito ruim, parecia que tinha perdido todo o brilho. Comprei a carcaça de um pedal de volume da ONNER e pretendo colocar dois circuitos de boost do Evileudo dentro e usar um para cada canal, o problema é que não consegui dividir o sinal da mesma forma e estou sem norte. Segue o link do esquema que montei e funcionou https://www.4shared.com/photo/h1Nvl0wMgm/headphones.html. Acho que acabei me alongando muito, precisava explicar os porquês, caso alguém possa me dar um norte por onde começar, fico muito agradecido, desculpe qualquer coisa. Grande abraço. Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: raphaelCoelho em 17 de Novembro de 2018, as 23:20:25 Amigo, supondo o potenciometro sendo usado como balance, neste seu pedal de volume, o potenciometro vai de um extremo ao outro no giro? Para um balance, não seria necessário?
Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 18 de Novembro de 2018, as 09:35:37 Sim, as configurações que encontrei na net são usando potenciômetro em todo seu curso, sendo o pino central equivalente ao 0 e as suas extremidades a entrada de cada canal.
Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Doug em 18 de Novembro de 2018, as 10:30:36 Que tal mexer naquele filtro da saída do mixer, o capacitor de 2200u e resistor de 2k2. E talvez diminuir um pouco o capacitor da entrada
Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Matec em 18 de Novembro de 2018, as 13:30:56 Aeromodelista
Em termos de guitarra, esse circuito tem impedância muito baixa na entrada. Então você tem duas saídas: Ou inserir nesse circuito um Buffer para aumentar a impedância de cada entrada, ou utilizar um pedal entre a guitarra e esse circuito. :) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 18 de Novembro de 2018, as 19:51:12 Aeromodelista Rapaz na verdade a idéia atual não é usar este circuito, só o início dele antes da amplificação, quero tentar jogar ele na entrada do boost, pois este não altera em nada o timbre, ou é muito imperceptível, mas valeu, se não der certo vou tentar o que sugeriu ou o colega Doug. ObrigadoEm termos de guitarra, esse circuito tem impedância muito baixa na entrada. Então você tem duas saídas: Ou inserir nesse circuito um Buffer para aumentar a impedância de cada entrada, ou utilizar um pedal entre a guitarra e esse circuito. :) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Doug em 18 de Novembro de 2018, as 22:10:28 você precisa de 3 posições?
A, B, A+B ou precisa também das transições entre elas tipo A, B, A+b, a+B (os dois sinais somados mas com volumes diferentes)? estava pensando aqui e, uma coisa que você pode fazer é montar dois circuitos de pedal de volume ativo e usar um potenciômetro duplo controlando ambos. num canal o circuito iria ligado nos pinos 1, 2, 3 de uma metade do potenciômetro, no outro canal ligado no 3, 2, 1 da outra metade dele, assim, quando girar para um lado, um aumenta e o outro diminui, e vice-versa. no Tonepad tem um projeto de pedal de volume ativo (usa o CA3080), mas não é dificil conseguir outros mais simples. Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Matec em 19 de Novembro de 2018, as 07:56:14 Rapaz na verdade a idéia atual não é usar este circuito, só o início dele antes da amplificação, quero tentar jogar ele na entrada do boost, pois este não altera em nada o timbre, ou é muito imperceptível, mas valeu, se não der certo vou tentar o que sugeriu ou o colega Doug. Obrigado O circuito com os transístores não é exatamente o problema, e sim, o início dele antes da amplificação. :o :) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 19 de Novembro de 2018, as 16:30:24 Agora dano tudo então, achei que pudesse funcionar, agora a curiosidade, qual seria o problema dele? E se colocasse ele na saída do boost?
Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Doug em 19 de Novembro de 2018, as 21:21:38 Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Matec em 19 de Novembro de 2018, as 21:59:55 Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro? Sim, já seria o suficiente. Melhor ainda se fosse com um JFet. :) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 20 de Novembro de 2018, as 10:14:15 você precisa de 3 posições? Oi Doug, a ideia seria essa mesmo ( A, B, A+b, a+B ) com o potenciômetro de balance ele me proporcionaria exatamente isso, a sua ideia de dois volumes no mesmo pedal é bacana mas, usando o pot. duplo eu não atenderia as quatro condições A, B, A+b, a+B por exemplo, quando eu estivesse com o pedal no meio do curso que me daria A+B eu estaria com os dois volumes "mais baixos" por favor me corrija se estiver errado.A, B, A+B ou precisa também das transições entre elas tipo A, B, A+b, a+B (os dois sinais somados mas com volumes diferentes)? estava pensando aqui e, uma coisa que você pode fazer é montar dois circuitos de pedal de volume ativo e usar um potenciômetro duplo controlando ambos. num canal o circuito iria ligado nos pinos 1, 2, 3 de uma metade do potenciômetro, no outro canal ligado no 3, 2, 1 da outra metade dele, assim, quando girar para um lado, um aumenta e o outro diminui, e vice-versa. no Tonepad tem um projeto de pedal de volume ativo (usa o CA3080), mas não é dificil conseguir outros mais simples. ----- Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro? Sim, já seria o suficiente. Melhor ainda se fosse com um JFet. :) De antemão agradeço pela grande ajuda. Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Matec em 20 de Novembro de 2018, as 10:43:34 Pessoal, mas usando esse buffer pra fazer esse casamento de impedância, aquela sombra que ficou no sinal da guitarra que alterou totalmente o timbre seria corrigida? De antemão agradeço pela grande ajuda. Sim. A baixa impedância costuma deixar o sinal sem brilho e sem graves também. Antes de mais nada faça um teste colocando um pedal entre a guitarra e o circuito para ver se o problema persiste. (Um pedal que sirva como Buffer, é claro. Um com True-Bypass não resolve.) :) Título: Re: Construção de "pedal de balance" Enviado por: Aeromodelista em 20 de Novembro de 2018, as 10:46:24 Jóia! vou testar aqui...
Obrigado :tup ----- Pessoal boa noite! montei os circuitos e fiz um teste em bancada. Resolvi montar primeiro o boost do Evileudo, foram dois circuitos recebendo uma onda senoidal com mais ou menos 1Khz. Link do vídeo do resultado no ocilóscopio. https://www.youtube.com/watch?v=SB1rf6x5CWU Os circuitos foram montados jogando o sinal de saída direto dos dois boost's no potenciômetro de 50K, (montagem identica ao circuito do headphone )no vídeo vocês vão ver exatamente o resultado de dois canais independentes sendo que, hora tenho sinal do canal A hora tenho do B e, deixando o pot próximo ao meio, tenho os dois ou um ou outro canal com o sinal levemente mais alto. Liguei o circuito direto no ampli com a guitarra e por incrível que pareça não houve aquela perda do brilho (aproveitei a ideia de vocês). Vou fazer a placa e depois posto o resultado da montagem e teste do som, quero ver se não vai dar distorção ou embolar o som, manterei vocês informados. Novamente muito obrigado. Grande abraço. |