Handmades

Fórum Geral => Amplificadores => Tópico iniciado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 00:25:58



Título: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)
Enviado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 00:25:58
Pessoal, achei onde escuto os estalos. Depois de muito tempo, resolvi pegar o transformador de áudio e isolar, colocar fios até ele e ver se o estalo era dele (um amigo aqui perto que sugeriu). Dito e feito! O transformador tem pequenos estalos nele. Porque isso acontece? Transformador ruim, inadequado, corrente alta, tensão d+ ou d-, capacitor da fonte que não aguenta (troquei o de 80 por um de 120uf e depois juntei os dois para ter 200 e continuou do mesmo jeito).

Alguém sabe dizer o que pode ser?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 29 de Agosto de 2010, as 07:59:27
Olá Designermx2

Se a cabeça doi, trocar o sapato é de pouca ajuda! Se você identificou o problema no transformador de saída, capacitor de fonte só vai forçar o retificador.

Pelo jeito ele tem um curto circuito interno. Troque o transformador.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 09:51:45
Comprei um outro. Tem como saber se ele tá mal e em que parte está? Estava pensando em reenrolar, mas como aqui onde moro não vende esse material , se fosse enrolar só uma das "fases" me baratearia. Pois queria aprender a enrolar meus próprios transformadores, principalmente os de saída já que são "em partes", mais simples, ou seja, menos "estágios e voltas" e relativamente caros quando se compra de fora.... já que ainda tem o frete (nem que isto levasse um mês enrolando para ficar certinho... 100 voltas/dia).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 29 de Agosto de 2010, as 13:51:50
Comprei um outro. Tem como saber se ele tá mal e em que parte está? Estava pensando em reenrolar, mas como aqui onde moro não vende esse material , se fosse enrolar só uma das "fases" me baratearia. Pois queria aprender a enrolar meus próprios transformadores, principalmente os de saída já que são "em partes", mais simples, ou seja, menos "estágios e voltas" e relativamente caros quando se compra de fora.... já que ainda tem o frete (nem que isto levasse um mês enrolando para ficar certinho... 100 voltas/dia).

Claro que é na parte do enrolamento... agora se é no primário ou secundário só desenrolando mesmo. Isso pode ser centelhamento devido má isolação, já aconteceu algo parecido comigo. E vc se engana quando diz que os transformadores de saída são mais fáceis de se enrolar.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 29 de Agosto de 2010, as 15:35:07
. E vc se engana quando diz que os transformadores de saída são mais fáceis de se enrolar.

Egana-se e muito! Transformador de saída é enrolado com seccionamento por camadas, intercalando primario com secundário e cada um dos tramos do push-pull é intercalado também. Ou você achou que fossem tão caros por capricho?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 15:40:24
Não quis dizer fácil no processo, mas no custo. Acho que usa menos fio, papel e etc. Até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) os de força tem um monte de etapas também. O de áudio pelo que vi, é um processo similar do começo ao fim. Me expressei mal. Relativamente falando o de audio é até mais barato (a depender do tipo) que o de força (também dependendo do tipo), mas o que é lasca pra mim é o frete que muitas vezes por PAC sai quase a metade do preço do próprio produto. Se eu comprasse vários, valeria a pena, mas um ou outro a cada 6 meses vai complicar, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quero fazer um de 18w pp e depois um de 50 a 100watts pp tmb, isso quando tiver conhecimento suficiente. Será que dá para eu desenrolar este transformador e reenrolar isolando a parte que possa estar com problema? pode ser o verniz ou o papel, correto ?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 29 de Agosto de 2010, as 16:24:42
Cara dá pra fazer sim! Agora entenda que: dá pra fazer é bem diferente de vai ficar bom. Isso porque vc vai precisar emendar o fio e emendas nesse tipo de aplicação nunca ficam boas, porque vai ficar sem a proteção do verniz que já vem com o fio e pode vir a centelhar de novo.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 16:29:37
Hummm quer dizer que ele pode ter rompido? eu pensei apenas que tinha derretido o verniz, ai eu ia reaplicar o verniz apenas. Então se ele partiu o melhor vai ser reenrolar completamente, correto? Vou aproveitar para tirar uma dúvida aqui que nos fóruns sempre vejo o povo falando (metade diz que sim e metade que não) mas n vejo explicando o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum). Se usar dois transformadores iguais SE, ligados em série, fica eficiente a ponto de se usar como PP ou fica uma porcaria e não vale a pena? Não vou fazer isto, apenas fiquei curioso de saber como funciona, e p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem gente fazendo isto, se é mais espaçoso e pela pouca teoria que tenho sobre transformadores, principalmente de áudio, acho que não tem muita eficiência (só não tenho certeza do motivo).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 29 de Agosto de 2010, as 17:03:39
Olá designermx2

Existem motores de 2 tempos e modores de 4 tempos. Ligar dois motores de 2 tempos em série não faz um motor de quatro tempos.

SE é uma coisa e PP é outra. Dois SE em série são dois SE em série. Funcionam como dois SE ligados em série e ponto final! Não é um PP pela prória definição da coisa.

Se você quer saber se funciona, sim, funciona! Vai sair som no auto falante, mas não é PP.

Quanto a enrolar os tranformadores, é até legal fazer um por brincadeira, mas você tem que escolher entre custo e qualidade. Ou você se dedica a montagem do amp ou a enrolar transformadores. As duas atividades requerem conhecimento e habilidades bem específicas. Tenho um amigo que enrola transformadores. Ele enrolou os transformadores do meu home-theater e eu montei o home-theater dele. Ele não monta e eu não enrolo. Dei muita cabeçada para pegar todas as manhas de motar amplificadores e ele deu as dele para enrolar.

Tem muita gente na internet que acha que pode medir distorção com uma régua e potência com uma balança de cozinha. Fazer um amplifcador valvulado é fácil. Fazer um que funcione é mais complicado. Fazer um que funcione bem dá bastante trabalho.

Teve um cara que certa vez se perdeu no Atlântico e descobriu a América. Todos contam a história dele. Houve outros milhares que se perderam no Atlântico e morreram de fome, sede, insolação... Niguém conta a história deles! Cuidado com o que você lê na internet! As vezes um sortudo consegue um bom resultado sem ter muito conhecimento e sai por aí gritando aos 4 ventos que a coisa é simples.

Estudo, meu amigo! O segredo é estudo!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 29 de Agosto de 2010, as 17:41:27
Gostei da sua forma de explicar, inclusive de dizer que se for na doida morre! _ Mas com relação aos estudos, estou sim fazendo. O que não encontro é alguém disposto a desperdiçar um pouco de tempo para explicar dúvidas relativamente simples que não sei onde achar como a relação das coisas... valvulado é muiiiito diferente de transistorizado. Mas falo muito mesmo. Exemplo: Eu vi que reduzindo a resistência de anodo, o valor inserido no anodo e corrente aumentam, até ai blza. Mas automaticamente as placas enxergam uma volgatem menor (fiz um monte de testes com válvulas que eu n iria usar como a 6k6gt, 6l6 e 6v6gt que comprei num lote para estudos) , a voltagem de cathodo aumenta, junto com a corrente e logo o amp fornece/dispensa mais potência(NÃO FALO DE WATTS DE SAÍDA NO FALANTE). Não gosto de trabalhar no limite, mas por exemplo, outra coisa que vi. Pela manhã as placas estavam enxergando 330v (n vou entrar em detalhe de todos os valores), mas a tarde e a noite elas enxergam 312 (sem nem mexer em nada) e depois de um tempo tocando chegou a 306 de placa. Perguntas: será que eu devo construir baseado no pico, ou no que normalmente vou usar (vou tocar a noite sempre) tirar a música que pode chegar a um dia ou outro pela manhã, mas a grande maioria será a noite, ensaios, shows e etc.... Isso não vemos nos livros, pois as coisas são muito teóricas e longe da realidade, pois não são perfeitas na vida real, ou seja, nos livros a voltagem é fixa, o dia todo temos 127v ou 220v saídas sem variação, capacitores e resistores realizando 100% do que seus valores mostram, etc. Outra coisa é por exemplo... o projeto original o cara usa 14watts de dissipassão nas 6v6gt com 41ma. Optei por colocar um pouco a menos... estou trabalhando com 11watts e 35ma. Sei que isto muda totalmente o timbre, quanto menor a voltagem, maior o consumo e etc. Mas foi uma escolha proposital , tanto para manter a vida das válvulas, como para trabalhar num ponto abaixo da curva (não está estupidamente abaixo, já que seria em 306 de placa em classe A de 37 a 41.1ma com diferentes resultados.

Vejo que coisas como uma explicação de um sistema digestivo agente não acha como você faz. Aquele lance da dor de cabeça mexer nos sapatos é o tipo de explicação que funciona... tipo... a gasolina sai do tanque que é sugada pela bomba de combustível a 3 bar , passa por um filtro..... isso eu considero importante, até para ter menos erros nos cálculos. Vi muita gente me orientando a ir fazendo até chegar a um ponto de adivinhação com experiência, mas gostaria de ser mais preciso. Tipo: quero que a placa enxergue 315v , a 38ma e cathodo de 19v para um par de 6v6 em paralelo e pra isso eu preciso colocar a resistência de anodo Xk e de catodo de YR ou algo em torno disto ou daquilo. No transistorizado isso é mais fácil p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a variação não é tanta em tantos pontos (e olhe que nem entrei com os transformadores). Falo de relação das coisas... não sei se fui claro no meu desabafo. Tou lendo os livros indicados aqui e vi que aqui é o forum mais sério que os outros que andei lendo (onde tive a impressão que o povo chega a conclusões em casos pessoais), sendo que aqui vejo que vocês vão na veia da coisa.

Antes de continuar , até gostaria de agradecer a todos vocês, não só por criarem este forum, mas por manterem, ajudarem ao próximo e pela paciência que vocês tem, coisa que é uma virtude de poucos. Dispensar um pouco do próprio tempo em pro do próximo não é uma coisa comum em mais de 20 séculos de existência.

Mas pergunto: onde eu vejo o funcionamento passo a passo da válvula, tipo... o que preciso fazer para isto acontecer sem mexer muito naquilo.



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 30 de Agosto de 2010, as 11:16:25
Olá Designermx2

Acredito que aqui não falta gente com dúvidas nem gente com paciência de explicar. As dúvidas que você tem não são assim tão simples. Envolvem conceitos difíceis de passar em poucas linhas.

Bem vindo ao mundo real! As coisas não são tão determinísticas assim. A rede de força padrão no Brasil é 127/220V. Pelas normas da AANEL a tensão pode variar em uma faixa que vai de +5% a -10% (era assim no meu tempo de faculdade, mas este dado já tem bem idade). Então você pode achar valores entre 114V e 133V numa tomada comum da sua casa. Quando trabalhamos com transistores, existem algumas benesses. Na grande maioria dos casos a fonte é chaveada, ou ao menos regulada. A rede pode fazer a maior zona que o chaveador/regulador deixa tudo certinho.

No caso das válvulas, o carro chefe são fontes lineares. Têm alguns poucos circuitos com reguladores. Giannini usou isso na década de 1970 para garantir a estabilidade de funcionamento de seus aparelhos.

Quando trabalhamos com fontes lineares, o erro da rede tem que ser incorporado no projeto. Em geral essas oscilações não são muito preocupantes, mas tem que considerar no projeto ou usar um regulador. A tensão de placa no pentodo de saída não é crítica. Pentodos são bem míopes a variação da tensão de placa, mas a tensão na grade auxiliar deve ser mantida estável.

O que você tem que fazer é ter em mente que existe esta variação da rede e projetar dentro de uma margem de segurança. Os resistores e capacitores que usamos têm tolerância de 5% ou 10%! O procedimento mais acertado e olhar a ficha técnica da válvula e ver quais são os valores limites. Ficando longe deles em todas as situações normais de trabalho, você terá um bom projeto.

Os cálculos envolvidos em um projeto são um ponto secundário. O importante é entender os conceitos por traz da coisa toda. Einstein dizia que gênio não é quem sabe fazer as contas, mas quem sabe que contas fazer!

Quando alguém está aprendendo a dirigir, passa por um treinamento em um circuito fechado e sem transito. Só quando a pessoa consegue andar bem por aquele percurso, o instrutor a leva para uma rua de verdade. Com o tempo essa pessoa pode se tornar um bom motorista! Agora, quem vai querer aprender a dirigir em Interlagos com os carros de Fórmula 1 em volta?

Eletrônica valvulada é cara! Não torre seu dinheiro sem ter certeza do que está fazendo! Antes de você querer dar vôos muito altos, tente montar algo simples. Mas não essas coisas “catadas” no site de sabe Deus lá quem! Pegue um projeto consagrado, como o Champ 5F1 ou 5E3, Vox AC4, etc! São aparelhos simples e com um som fantástico! Quando você conseguir montar um desses e tocar legal, então parta para modificações e experimentos. Nesta situação você terá uma referência sólida de onde partir e um porto seguro para onde voltar! Se a modificação não ficar legal, é só desfazer!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 30 de Agosto de 2010, as 14:01:19
Eheh... aprendi que  a eletrônica valvulada é cara na prática... mas valeu os aprendizados e estudos. Graças a Deus não me custou coisas tão caras como válvulas de power e transformadores, até porquê usei umas coisas que poderia queimar para saber, mas entendi o que quis dizer... aprender a desenhar as letras para depois escrever as frases. Quanto ao projeto, quis apenas juntar o útero ao agradável (efeito vagina eheh). vou ficar com ele pra tocar.

Mas entrando no lance do transformador de saída, porque os transformadores estragam? seria algum erro na impedância escolhida ou de construção? Sei que ítens como idade, potência acima do limite, queda , etc... estragam, mas teria algum outro motivo?

Outra coisa, gostaria de um atenuador da saída de power para virar um line out. Isto estraga a etapa de saída (incluindo o transformador), já que "aumentei a resistência" no final da etapa?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 30 de Agosto de 2010, as 14:08:42
Não teria como dizer melhor que o Eduardo.

Mas vc não está dando ouvidos a conselhos relevantes. Se for olhar lá no seu tópico do Super Angela, verá que já tinha te falado que depois de decidir qual o amplificador, uma fonte regulada mata a charada das flutuações de tensão (se vc quiser ser preciosista). Mas a verdade é que todos os amplificadores emblemáticos vivem e viveram muito bem sem nada disso e com flutuações de tensão muito piores que as de hoje.

Não quero reprimir a sua sede de fazer diferente e admiro a disposição de aprender, que poucos têm e pra mim vale muito. Existem poucas arquiteturas para valvulado por alguma razão, e não é por falta de criatividade dos projetistas. Não se preocupe em ser muito original, afinal a Marshall começou copiando a Fender.

E finalmente, cuidado com os mitos. Não acredite em tudo que ouve nem propague. Um valvulado não é nenhuma Ferrari em termos de tecnologia e complexidade. Pelo contrário, é uma roda de carroça, extremamente primitivo, mas gostamos dele pelo som que tira, não pela tecnica que envolve. Dirigir um kart que anda a 70 km/h é bem mais emocionante que dirigir um Audi a 70km/h.

Tirar o line out do power não estraga nada mas não é a melhor opção. Prefira uma saída tirada do pré que já sai no nível e impedância adequados.
 


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 30 de Agosto de 2010, as 15:10:23
..... Um valvulado não é nenhuma Ferrari em termos de tecnologia e complexidade. Pelo contrário, é uma roda de carroça, extremamente primitivo, mas gostamos dele pelo som que tira, não pela tecnica que envolve.

E o que eu tenho percebido na minha prática é que quanto menos componentes uso, melhor o som fica! Recentemente fiz um upgrade num amplificador que eu havia contruido. Mudei o circuito, o ganho aumentou, o som melhorou e sobraram peças!

É uma roda que quanto mais bruta, mais bela!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 30 de Agosto de 2010, as 17:12:48
 :) Não é que eu não tenha dado ouvidos, mas é que muitas coisas estão interligadas, tipo: Já tinha alguns componentes, não achava outros para fazer ela regulada, ai decidi fazer convencional. O que eu não havia identificado era a origem dos estalos e um amigo meu que conversando (falar é até melhor), pelos testes que eu fiz, ele disse: Pela experiência que eu já tive com valvulados (hoje ele conserta placa de notebook) isso só pode ser no transformador de saída! Ai eu separei ele do chassis... liguei fios até longe e realmente ouvi que era nele. Quanto as fontes, eu só queria saber se era pra fazer pensando no pico ou ignorando, sendo que o Eduardo (mais uma vez elogiado aqui), explicou muito bem que devo projetar pensando nele.

Acredite que eu não ignoro nada do que vocês falam aqui, principalmente você maioli, já que antes de entrar num forum, começo a ler quase tudo que tem no mesmo para ver o tipo de gente que tem dentro. Hoje sou frequentador assíduo do HM, com visitas diárias, e só propago as coisas que tenho conhecimento (atualmente o lance de design e impressão). Fora isso, eu apenas comento que li, mas logo em seguida afirmo que li em algum lugar e não sei se é o certo.

Mas voltando ao lance do transformador, a voltagem e corrernte não seriam capazes de estragar um transformador de audio, correto? Posso colocar um novo no lugar sem problema, correto?

Estou pegando um com 15W e 5000 ohms no primário e secundários de 4 , 8 , 12 e 16. Peguei estes secundários para testar as respostas de acordo com uma resistência de 8Ohms em cada uma delas (variação de 2k5 a 10k)

O próximo que vou montar para estudar vai ser o 5f1 (gosto muito do fender) e depois vou partir para um pushpull para ver se o que eu aprendi vai rolar. Quando vocês afirmam as coisas e fazem sentido (explicam o porque) eu aprendo e nunca mais esqueço e quando fica em qualquer forum um falando e outro desmentindo, eu só tento pegar a lógica mais aceitável e venho tirar a dúvida aqui. Acredite que caso tenha parecido que eu esteja ignorando algo, peço desculpas , mas certamente não estou!

Mensagem Mesclada
Quanto a saída de linha, só terminando que esqueci de falar, se fosse para puxar do pré eu deveria ter montado apenas um pré, mas gosto do som do power (opção minha). Só gostaria de saber se tinha como fazer para nem estragar o meu, nem estragar o equipamento de som e muito menos perder qualidade no timbre (sei que não existe nada 100%,mas algo perto eu já ficaria feliz). Atualmente eu tou construindo um valvetlizer com um pré imbutido para ser complemento no meu projeto (quero um pedal como pré e não ele no amp), mas isso foi opção minha mesmo, só o lance do line out que fiquei encucado, já que vou perder qualidade... tem algo que seja mais funcional?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 30 de Agosto de 2010, as 17:56:53
designermx2

Vamos falar pouco e ir ao básico. Você conferiu a dissipação de anodo? Muitos amps com BIAS incorretos "avermelham" o anodo. Nesta condição, você escuta uns estalos aleatórios decorrentes da dissipação de anodo elevada e incorreta.

Antes de tudo, meça as tensões no circuito sem entrada e calcule a dissipação de anodo.

Mensagem Mesclada
Neste tópico há algumas considerações sobre o assunto:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=975.0

(devia ter ouvido o maioli e fazer um artigo sobre isso)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 30 de Agosto de 2010, as 20:00:19
Os estalos são regulares, mas vou colocar aqui os dados.

Tensão de rede: 127v
Tensão do transformador secundário A: 300v 150ma sem center tap
Voltagem após retificação: 265v na ponte de diodo
Voltagem com filtragem: 374v
Tensão do secundário B: 3,15 - 0 - 3,15 6A
Valor do pino 3  (pino 3 até o terra), sendo que no projeto original eles falam que forçam a barra com 369v, eu optei por usar um valor reduzido.
Valor de catodo após resistência de 250 ohms: 18,15 (pino 8 ao terra)
Valor nos plates da válvula de pré: 100v (´pino 6 e 1 da ecc85)
Valor enxergado pelas placas 6v6 (pino 3 e 8 ): 310v

Segundo o site do welber bias calculator, colocando os valores que eles dão, fica com 14w de dissipassão e o meu fica com 11w (mas eu preferi que fosse mais folgado mesmo, já que no datasheet das 6v6gt recomendam usar 12 e suporta 14, mas isso é no limite.


Acho que são essas as medidas.

Mas os estalos não deveriam aparecer, já que agora o projeto está totalmente em cima do que foi sugerido no site deles, ou seja... apenas um 5f2 com duas 6v6 em paralelo e sem voltagem no limite (como eles mesmos recomendam de retirar uma das 5y3 para reduzir a voltagem em uns 20v aproximadamente).

Será que eles erraram nos valores lá? Teoricamente 337va a 150ma, e 300va a 150ma , acho que não seria o motivo para tal problema, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) já fiz um teste antes de colocar aquele tópico anterior dos sintomas estranhos (tanto aumentando como reduzindo a resistência de anodo) e deu na mesma...

Mas vejam ai para ver se tem mais alguma coisa com falha e ai agente decide.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 30 de Agosto de 2010, as 21:41:14
O melhor line out que eu conheço é um microfone na frente do falante! Quem grava a sério faz assim.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 30 de Agosto de 2010, as 21:51:33
Olha este datasheed da 6V6GT

http://boozhoundlabs.com/howto/pdf/6V6GT.pdf

Na linha Plate dissipation: 12 Watts.

Se você usa em classe A, este é o valor. Em classe B usam 80% deste valor, ou seja 9.6 Watts. Qual é o seu caso? (se for o segundo você achou o problema)

Olhe para as válvulas, quem tem que ficar vermelho (ou laranja) é o filamento, não a "casca" externa (o anodo) da válvula.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 31 de Agosto de 2010, as 00:31:16
meu amp é classe A, já que é baseado no 5f2, mas quanto ao vermelho ou laranja... olhando para dentro das válvulas, elas ficam só laranja (mesmo assim só o filamento fica com cor) o resto fica normal. (dá pra ver umas grades dentro e não acendem...


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 31 de Agosto de 2010, as 00:41:03
meu amp é classe A, já que é baseado no 5f2, mas quanto ao vermelho ou laranja... olhando para dentro das válvulas, elas ficam só laranja (mesmo assim só o filamento fica com cor) o resto fica normal. (dá pra ver umas grades dentro e não acendem...

É, não é problema de dissipação. Que tal trocar o transformador?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 31 de Agosto de 2010, as 00:48:51
Estou esperando chegar um novo, dessa vez com 15w (o outro tinha 12) e com mais secundários.

Só para conhecimento.... este transformador que ele usa, é de audio ou não? quais seriam as especificações. Achei uma saída de linha interessante, se melhor construído (com atenuador em T e capacitores). Será que não seria uma boa pensar em um novo projeto aqui para saída de linha com o uso de válvulas de power como resposta final? Acho que o pré em sí não é o interesse da galera, mas o conjunto final que daria a sonoridade do amp, correto?

Tá ai o link (rodei um pouquinho pra encontrar.

http://diy-fever.com/misc/zog-zog/

Mas Eduardo, será que este amp dando no máximo 12Watts RMS (sendo que no palco eu teria que colocar em no máximo 7 watts, ele aguentaria? Não seria necessariamente meu retorno, mas sim o seu timbre que eu estava afim de puxar. Sei que com a atenuação modifica o timbre (até mesmo o volume faz isso), mas acho que um esquema deste que usa um transformador com atenuador, vai ajudar, pois a saída de linha vai direto para a mesa e eu vou escutar pelos retornos o som dele. Essa lâmpada que eles colocam, onde será que vende (aqui no centro da cidade não acho dessas, apenas de carro onde a amperagem é bem diferente).

Também tinha escutado um zumbido junto com os estalos no transformador de saída (depois de desligar o alto falante) mas será que tinha como reduzir isto? no transformador de saída fica parecendo aqueles transformadores de rua (como quem a tensão e a corrente são altas pra burro e estão lá)
Agora vou deixar aqui para que as pessoas entendam um pouco mais sobre transformador de áudio, um artigo que considerei muito importante (desde o reconhecimento, até a crítica para escolha)
http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Conheca%20o%20trasnformador%20de%20saida%20para%20Hi%20Fi.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Conheca%20o%20trasnformador%20de%20saida%20para%20Hi%20Fi.pdf)
http://www.yojikonda.com/cisak/Impedancia/Impedancia.htm (http://www.yojikonda.com/cisak/Impedancia/Impedancia.htm)

Mensagem Mesclada
Achei alguns outros PDF´s interessantes, a quem tiver interesse de se aprofundar muito no assunto (eu quero apenas entender para compreender todo o processo).
http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf)http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf)http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf)http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Um%20metodo%20simples%20para%20experimentar%20transformadores.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Um%20metodo%20simples%20para%20experimentar%20transformadores.pdf)http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/About%20output%20transformers%20Article%20by%20Norman%20Crowhurst.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/About%20output%20transformers%20Article%20by%20Norman%20Crowhurst.pdf)http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Construya%20su%20proprio%20transformador%20Revista%20Mecenica%20Popular%20Abril%201950.pdf (http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Construya%20su%20proprio%20transformador%20Revista%20Mecenica%20Popular%20Abril%201950.pdf)

Lendo isso tudo me surgiu uma pequena dúvida:

Se temos um amplificador com duas 6v6, por exemplo... se trabalharmos com 250v ela vai ter 5k de impedância e se for 315, ela vai ter 8k (meu caso)...

Se eu utilizar duas em paralelo, eu devo colocar a impedância de 4k (onde cada válvula enxergaria 4k e elas se somam por estar em paralelo) ou se tem que ser 8k para que seja visto 8 em cada uma.

A segunda coisa é: no projeto o cara diz que usa um transformador de 2k5 como experimental. Porquê experimental (a depender pode prejudicar o som modificando totalmente suas características)?

Estou querendo saber isso achando inicialmente que cada válvula enxerga o valor da impedância e elas se somam, já que ele fala que pode usar de 2k5 até 4k (imagino que as duas juntas vão de 5k a 8) ou superior (como ele recomenda o hamond que tem 10k. Será que isto usado de forma errada poderia prejudicar o amp, já que a conversão da impedância da válvula é uma relação X:y e a voltagem vai interferir na fiação (AWG não recomendada estragaria)

Mensagem Mesclada
Achei que não fosse tão complicado... Eduardo falou complicado mas é mais que complicado eheh...

http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-valvulas-em-SE-e-PP (http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-valvulas-em-SE-e-PP)

Foi só para manter o pessoal informado sobre transformador de áudio.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 31 de Agosto de 2010, as 11:41:46
"Também tinha escutado um zumbido junto com os estalos no transformador de saída (depois de desligar o alto falante) mas será que tinha como reduzir isto?"


Apertando os parafusos que prendem as chapas. Devem ter algumas chapas folgadas e vibrando se for isso basta reapertar .

Ah! E os links que vc postou ai são muitíssimo úteis Obrigado por ter postado . (brav)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 31 de Agosto de 2010, as 12:00:09
Não veja isso como uma afronta, não quero ofender vc não.

Eu realmente fico imaginando se vc sabe a diferença entre o som de um power valvulado e um SS, ambos tocados pelo mesmo preamp; o que para mim é requisito prévio para estabelecer "preferência". Com isso quero dizer se num teste cego vc seria capaz de distinguir um do outro e dizer qual é qual. Também fico imaginando o que significa "qualidade" no seu conceito e portando o que significa "perder qualidade".

E sim, vc está meio enganado. O conjunto influencia sim, um power valvulado é diferente de um SS sim, mas na soma dos resultados a diferença geralmente é indistinguível. O timbre característico de "amp valvulado" vem do pré e a contribuição do power é praticamente limitada a uma dinâmica diferente. Meus amigos acostumados a valvulados não desconfiam que o meu amp é um híbrido nem distinguem que um amp ordinário com um Maioli Booster na frente é um All SS.

e finalmente, o som do melhor sinal de linha valvulado não é melhor que o do pior transistorizado quando vc ligar na mesa. Qualquer um dos dois ficará totalmente descaracterizado em função dos pontos de corte da equalização da mesa.

Esquece esse negócio de tirar out do power. Mas isso é apenas uma sugestão.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 31 de Agosto de 2010, as 21:57:05
Uma vez eu peguei o marshell SS de um amigo meu e coloquei do lado do meu (só para ver, mesmo com estes estalos). Era perceptível sim a diferença, mas eu nunca testei usar a saída de pré para um line out (talvez até um pedal com pré funcionasse então, tipo... um pré que ficasse junto ao set).

Relaxa que não ofendeu e entendo a preocupação. Hoje chegou o transformador novo (zerado). Resultado... o mesmo problema!

Fiz um teste pensando no que hgamal falou... apaguei todas as áreas (todas mesmo) e vi apenas uma luz azulada na válvula e a laranja no centro.Nada mais, mas ao desligar, vi que as válvulas de power davam uns estalinhos como se estivesse folgando algo apertado (sabe quando folga alguns parafusos de carro e eles estalam?) era aquele som, só que ia desacelerando.

Outra coisa que fiz foi tirar o pré e arrochar o volume (resultado... nada de destalinhos em canto algum)... retirei o power.... nada de estalinho em lugar algum...
Será que só a corrente de anodo seria responsável por estes estalos? Onde posso mexer para reduzir a corrente (apenas como teste).?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 31 de Agosto de 2010, as 22:01:11
designermx2

Posta o esquema do seu amp com todas as mods e voltagens medidas. Vai ficar mais fácil!

Mensagem Mesclada
Aumentando a resistência do catodo do pentodo/tetrodo a corrente cai e dissipação também.  Maior tensão de anodo exigem maiores resistências de catodo e vice-versa.

Mensagem Mesclada
Uma dúvida, você está ligandio este amp com carga? Ou seja ligado a um alto falante?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 00:33:24
Esquema:http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx (http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx)

As antigas modificações foram tiradas daqui: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/superse_content.html (http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/superse_content.html) mas por recomendações aqui do forum, coloquei como no original.

MODS: Potenciômetro de 2M no volume
Removi a chave vox e twang (deixei como no 5f2 original)
Reduzi a voltagem do transformador de 337 para 300 (não vou usar retificadora, mas sim uma ponte de diodo).

O resto tá tudo igual.

Estou ligando ele com falante, só tirei o falante uma vez para escutar o transformador.

Meu cathodo tá com os 250R indicados, sendo que a voltagem está de 18.5 (com variação a depender da hora)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2010, as 07:38:50
Olá Designermx2

Mas que projeto ruim! Tem todas as soluções que a gente procura evitar! Pentodos em paralelo na saída, retificação em meia onda, chave para ligar e desligar eletrolíticos... Dá até frio na espinha!

Desiste dele. Compra um transformador PP e monta outro circuito.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 01 de Setembro de 2010, as 10:00:26
Designermx2

puxa fica difícil ajudar assim. Desenha um esquema de como ele está. Escreve o esquemas todas as tensões. "Escaneia" o esquema e posta aqui!

No meio tempo experimenta um resistor de catodo maior, como 270, 300, 330 ohms e verifica se o problema acaba.

Aprenda: NUNCA LIGUE UM AMP VALVULADO SEM CARGA, ele certamente vai estalar.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 10:31:38
a placa é essa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se_layout.gif (http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se_layout.gif)

Já a parte da montagem é essa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif (http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif)

Se for erro no projeto,tem algum projeto SE que chegue a uns 12 watts de saída (já acabei de comprar um transformador de 15w) :-[ e usasse uma fonte (tenho uma de 175 - 0 - 175 e n sei a amperagem, mas foi de um duovox 120b) e tenho o que mandei fazer pra este que é de 0- 290 - 300 a 150ma)

Ai eu reconstruiria ele sem perder o material.

Quanto a resistência, vou tentar pra ver.

O resistor de cathodo eu coloquei 250, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nesse esquema o próprio cara disse que tava errado e no esquema da angela diz 250 também, mas usei 10W

transformador - 300va
Pino 3 - 338V
Pino 4- 311
Pino 3 ao 8 - 330v
Pino 8 18,43
 


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 01 de Setembro de 2010, as 10:57:43
Indo um pouco além do que o Hgamal disse. Se vc ligar um valvulado sem carga, em vez da impedância prevista para o primário, que no seu caso deve ser de 4.25k, vc tem apenas a resistência DC do enrolamento do primário, que é irrisória, talvez nem 100R. Isso vai fritar as válvulas e o transformador, vai derreter o verniz e vai centelhar se vc tiver sorte. Se for pelo padrão, vai inutilizar toda a etapa de saída (pense apenas na diferença de corrente pela lei de Ohm).

Se a datasheet da válvula diz 8.5k, vc usa 8.5k. Para 8.5k, 315V, e não 337 nem 300. Nada de experimentar de 2,5k a 10k. É como vc comprar um carro a gasolina e experimentar ele com diesel, querosene, álcool, óleo de cozinha e qualquer outra coisa que não seja gasolina. Pode até funcionar, mas vai dar m@#$ em seguida.

Duas válvulas de 8.5K, em paralelo, fazem 4.25K. A impedância do primário do transformador tem que ser um match, ou seja, casar com a das válvulas. Isso não é dinâmico e não vale a pena ser mexido.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2010, as 11:47:29
Oi Pessoal

Bom, vamos do começo:

Ligar amplificador sem carga é algo que não se faz. Para válvulas é ruim e para transistores é fatal. Se quiser ouvir o transformador, ligue com uma carga resistiva. Tem um tópico inteiro no fórum sobre cargas fantasmas. Leia!

Single end com mais que 5 ou 6 watts é coisa de quem não tem muita idéia do que está fazendo. A dissipação desse tipo de circuito é absurda, o circuito é ineficiente e tem uma rejeição de ruído de fonte péssima. Está tudo indo contra as boas práticas. Lembra quando eu falei sobre pegar projeto de sabe Deus lá quem?!?!?!

Este projeto tem falhas conceituais sérias. Primeiro usa um retificador de meia onda com duas 5Y3. Uma já seria suficiente. A 5Y3 dá bem conta de um par de 6V6. Duas para que? Se o projetista quer mais corrente, ou quer menos queda de tensão, deveria usar uma GZ34. A 5U4 é um canhão! Eu uso no meu home theater! Segundo, é um retificador de meia onda. Por quê? Retificador em meia onda é mais difícil de filtrar! Faz mais ruído! A 5Y3 é uma válvula de onda completa! Se quer usar meia onda para ser mais barato, usa uma 6DE4 que é mais em conta que uma 5Y3 e dá mais corrente também. Fonte nota zero!!!

Daí vai para o estágio de potência que só piora. O SE tem baixa rejeição a ruído de fonte. Se a escolha da fonte foi ruim, aqui o projetista está querendo atirar no próprio pé! Pentodos em paralelo tem o péssimo costume de entrar em oscilação. E não tem resistor stopper nas grades auxiliares!

A 12AX7 não é equivalente da 6SL7. Assim como a 12AU7 não é equivalente da 6SN7 ao contrário do que muita gente prega. Elas funcionam no lugar uma da outra, mas de novo é o carro funcionando com tudo que aparece na frente, menos gasolina.

Meu caro Designermx2, ponha de lado este amplificador. Pare de gastar dinheiro com ele. Você comprou outro transformador? Paciência! Venda no mercado livre ou coisa assim. Guarde no armário como recordação! Sei lá.... Tem um lugar na Bíblia que diz algo como “não use pano novo para remendar roupa velha nem ponha vinho novo em barris velhos”. Insistir neste projeto é arriscar estragar componentes bons num projeto ruim.

Monte um projeto consagrado! Algo que tenha nome! Quando digo algo que tenha nome, não é coisa que falam em fórum que é bom ou ruim. Você não sabe qual é o gosto pessoal dessa gente. Pode ser que sintam algum prazer macabro com o zumbido de 60Hz da rede e não ligam para um retificador pobre!

Procure algo que você sabe que vai ser bom. Duvido que os Beetles usassem um Super Ângela para ensaiar. Se não me engano usavam um VOX AC15, que é um projeto muito bom!

Novamente insisto que eletrônica valvulada é cara. Fazer um amplificador bom custa muito. Fazer um ruim custa o dobro! Custa dinheiro, tempo, frustração, mais dinheiro, mais tempo, mais frustração.....
Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 01 de Setembro de 2010, as 13:19:07

...Fiz um teste pensando no que hgamal falou... apaguei todas as áreas (todas mesmo) e vi apenas uma luz azulada na válvula e a laranja no centro.Nada mais, mas ao desligar, vi que as válvulas de power davam uns estalinhos como se estivesse folgando algo apertado (sabe quando folga alguns parafusos de carro e eles estalam?) era aquele som, só que ia desacelerando.


Cara acho que isso não é problema. O meu amp. aqui faz esse barulhinho também... quando estou tocando já a bastante tempo e aciono a chave de stand by as válvulas vão esfriando e acontecendo esses estalinhos, pra mi oque oque faz isso acontecer é que na hora que a válvula tá a todo vapor os elementos de metal dela se dilatam e quando desliga ou põe em stand by eles vão esfriando e "encolhendo" entende?

Mas tem uma diferença no meu amp as válvulas são militares ou seja tem um encapsulamento de metal por fora. Ai já não sei se em válvulas de vidro isso deveria ocorrer por que nunca as usei no setor de potência (tenho um estoque dessas de power militares).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2010, as 13:52:42
Ai já não sei se em válvulas de vidro isso deveria ocorrer por que nunca as usei no setor de potência (tenho um estoque dessas de power militares).

Olá Bossman

É normal sim. Toda válvula de potência faz um barulho de metal acomodando tanto quando liga quanto quando desliga. Faz parte da magia.  ;D

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 01 de Setembro de 2010, as 14:12:06
Ai já não sei se em válvulas de vidro isso deveria ocorrer por que nunca as usei no setor de potência (tenho um estoque dessas de power militares).

Olá Bossman

É normal sim. Toda válvula de potência faz um barulho de metal acomodando tanto quando liga quanto quando desliga. Faz parte da magia.  ;D

Abraços

Eduardo

Ufa!... Sabia que tinha algo a ver com isso mas, confesso que fiquei apreensivo haha. Abração ai Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 14:19:33
Quanto ao amplificador, estou pensando qual construir... não vou vender este de 15watts não... sou daqueles que são teimosos... estudam pracas pra ver se reaproveita para algo _ nem que seja para escultura  :anjo:

Mas vamos lá. Gostaria de um SE. Não tenho gabarito para montar um PP e quero fazer isso quando souber exatamente o que estou fazendo... se não sei montar a carroça, imagina um carro. Será que não tem no mercado nenhum SE com 10 ou 12W? Vou dar uma pesquisada, mas se alguem souber, estou de ouvidos abertos.

Eu até iria montar outro, mas o lance é que já estou com o material... ai prefiro terminar este para continuar.
Quanto a fonte, também vi esse lance e achei esquisito (tanto que eles mesmos falam em remover uma até para dar uma aliviada nas 6v6). Caindo 20v no final do processo, mas seguindo milhares de recomendações (que eu já vi inclusive aqui e salvo engano ou você ou maoli comentaram), melhor usar diodo que é mais seguro, já que queimando n estragam o resto... por isso fui para as pontes de diodo (até tive pensando se n poderia usar a retificadora e depois diodos para segurar uma eventual queima, mas isso é assunto para outro tópico sobre fontes, eu acho.

Quanto ao Paralelo de pentodos, eu não sabia que era realmente um problema, já que alguns amps PP tem 4 válvulas (sendo duas paralelas com duas paralelas)... por isso que não achei que fosse problema.

O que eu gostaria de saber... é o que está dando o estalo. Não só para ter o bixo funcionando, mas para saber se foi algum erro gritante e evitar no futuro, saca? Aprender mesmo! Dinheiro não estou mais gastando nesse... estou olhando uns amps pp para ver (acho que maoli ou vc que indicaram), mas enquanto crio coragem, quero usar esse como estudo inclusive, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) encontrei umas coisas interessantes na net e que me ajudaram bastante... esse tópico por si só está uma aula muito completa sobre várias etapas , só por um único problema (acredito que resolvendo podemos ajudar muitos por ai). Mas quero que saiba que não é cabeça dura e concordo com você eduardo. Não dá para colocar roda de carro em um avião e esperar que funcione, mas queria apenas saber o motivo do problema... se der para consertar, ótimo, mas se não der, pelo menos conhecer a fonte do problema.



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 01 de Setembro de 2010, as 15:38:41
designermx2

isso mesmo! insista. Vamos descobrir o que está havendo e depois você faz um PP de 100W. Já fez os testes com uma resistência de catodo maior?

Eduardo

O espírito da coisa é este mesmo, ou seja, tem que ser difícil, se não não tem graça. Este amp, com todos os seus "defeitos" é um clássico e merece ser montado. Se não é adequado a você, tudo bem, mas dai a insistir em "desiste, desiste e desiste" já acho um pouco demais. Vamos ajudar nosso companheiro - não nestes tempos de eleição, não uso esta palavra - corrigindo - nosso colega designermx2 a alcançar a gol! Afinal, pelo que parece você tem muito a contribuir!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 01 de Setembro de 2010, as 15:53:11

O que eu gostaria de saber... é o que está dando o estalo. Não só para ter o bixo funcionando, mas para saber se foi algum erro gritante e evitar no futuro,..



Se os estalos vem das válvulas vc já pode ler ai acima no post do Eduardo oque está acontecendo.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2010, as 17:07:29
Olá DesignerMX2

Bom, já que você quer continuar, então vamos em frente. Para por pentodos em paralelo, as grades auxiliares precisam estar desacopladas para que não ocorra oscilação. Oscilação ultra-sônica no estágio de potência danifica o transformador de saída com mais eficácia que ligar sem carga. O desacoplamento é feito apena ligando um resistor em série com cada grade. Um valor 820R a 1K2 seria suficiente. Mas no seu caso a tensão no pino 4 da 6V6 está muito alta. Deveria ser de apenas 225V para esta configuração. Por isso é melhor usar um resistor mais alto. Assim cada grade deve ser ligada ao ponto 3 através de um resistor de 39k por 1/2w. Você pode desacoplar este resistor ligando um capacitor de 10uF por 450V entre a grade e o terra. Tente primeiro sem o capacitor. Caso ache que está com pouca potência, tente desacoplar.

Também é bom desacoplar os catodos, assim cada uma se acerta para trabalhar no ponto que achar melhor. Tire o resistor de catodo que é comum para as duas válvulas e use um resistor de 390R para cada uma delas. Você deve usar um capacitor de desacoplamento para cada resistor. 470uF por 50V vão dar conta do serviço. Se quiser uma resposta melhor de graves, use 1000uF.

Esta é a forma adequada de colocar válvulas em paralelo. Como está, uma vai pegar mais carga que a outra. Desacoplando, cada uma pega o tanto que lhe basta.

Sobre o retificador, eu gosto de usar válvulas. O tempo que a retificadora leva para aquecer faz com que os eletrolíticos carreguem devagar. Com diodo eles carregam um único semi-ciclo e pode causar centelhas no choque de filtro. A saída honrosa no seu caso é usar uma ponte hibrida. Dois diodos de silício e uma 5Y3 formando uma ponte retificadora! Fica lindo!  ;D

Para proteger o circuito, existe um componente chamado fusível. Querer queimar o diodo proteger o circuito é perigoso. Se ele abrir tudo bem, mas e se entrar em curto por sobrecarga ou sobre tensão? Roleta Russa!

Boa sorte! (rckt

Eduardo


Mensagem Mesclada
Oi HGamal


Este amp, com todos os seus "defeitos" é um clássico e merece ser montado.

Concordo! O Princeton e o Champ são mesmo clássicos e devem ser mostrados, mas esta aberração de duas cabeças não é nem clássico nem bom. Nosso amigo DesignerMX2 caiu numa cilada. Foi com boa fé, acreditando no que leu no site do Angela Instruments e comprou a idéia inocentemente. O tal alemão também caiu na mesma conversa.

Neste momento eu tenho na bancada um amplificador SE estéreo que estou construindo com a EL84. Não há nada de errado com amplificadores SE, desde que sejam projetados com critério.

Pense assim, um fusca é um ótimo carro. Um clássico da indústria automobilistica (tenho um 1972 ;) ). É um carro que deve ser mostrado e venerado. Agora, instalar um motor V8 num fusca e querer correr a 200km/h nele....


Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 18:09:41
Entendo o que Eduardo quis dizer... mas é aquela coisa... o leite derramou já, mas ainda ficou um pouco na caixinha... vou tentar tomar a vitamina que puder dele.

Mas depois deste, vou fazer os projetos mais consagrados de acordo como que estudar.

Hagmal está certo também, vou seguir em frente... sei que com um V8 no fusca, o certo era mexer na estrutura toda para na primeira acelerada, não estourar e empenar o carro todo, por isso... estou indo a 40km e prestando muita atenção no trânsito e no carro para nem forçar e nem deixar de chegar ao destino para realizar os ajustes e lembrar do caminho percorrido como me falaram aqui (tão importante quanto a chegada é o caminho percorrido).

Agora a noite vou fazer estes testes (iniciarei com o lance dos resistores de catodo) , já havia testado com 470 e não mudou nada, mas vou colocar maiores hoje para ver (vou chegar a 1k no máximo, progressivamente e sempre medindo para não forçar as estruturas do fusca). Caso não dê certo, vou fazer o que nosso amigo Eduardo que apesar de novo, já mostrou que também sabe o que fala (assim como todos os outros que estão aqui me ajudando). Nem que eu durma tarde hoje, mas vou testar isto e posto aqui os resultados.

Vou até imprimir para não precisar ficar indo ao computador toda hora.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 01 de Setembro de 2010, as 19:22:51
Nem que eu durma tarde hoje, mas vou testar isto e posto aqui os resultados.


Se acostume nessa vida de handmaker dormir tarde é uma constante  ;D


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2010, as 21:13:25
Olá DesignerMX2

Acredito que mudar o resistor de catodo não vai melhorar nada no amplificador. Deve na verdade piorar, a medida que você vai saindo da classe A e entrando na AB. Num SE isso trará grande distorção e o som vai "rachar". O que você deve tentar é baixar a tensão na grade auxiliar. Vai ser de maior proveito para sua madrugada.

Quando você baixar a tensão na grade auxiliar, não vai mais precisar de um resistor de catodo tão grande e terá mais folga na dissipação de placa.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 21:28:04
Vamos aos acontecimentos:

Separei os resistores de catodo (um para cada valvula), mas coloquei 47uf / 50v (não achei tenho aqui de 470uf nem 1000uf, mas posso providenciar esta semana).
O som ficou outro... menos ruídos e um som mais brando, mas os estalos ainda estavam lá... resultado: Fui para a outra fase da missão...

Coloquei 4 resistores 68k / 1/4w (dois em paralelos ligados em séries com dois em paralelo \// ) nisso eu teria dois de 36 a 1/2w ligados do pino 4 e 5 para o pino 3 (o som parou de estalar, mas o amp tava distorcendo e senti um cheiro diferente.... resolvi desligar imediatamente a chave mudando para standby e topar nos componentes para ver o que era (não achei nada quente, nem o transformador, nem os resistores instalados nem os cathodos... mas liguei olhando para as válvulas e elas n avermelharam.

Bom, parou o estalo, mas distorceu o som... deve ser algo relacionado ao que o Eduardo falou, mas não sei se fiz errado (só tinha esses resistores aqui) e não sei se entendi o resto.... quanto ao capacitor para desacoplar, não entendi direito.

Mensagem Mesclada
Quanto ao cathodo, aumentando não ajuda mesmo... mas em 390 eu n tinha como testar, logo , deixei 470 de 5w que era o que eu tinha em mãos aqui. as voltagems ficaram em 17.9 e 16.9v . Gostei da limpeza que deu no som... ficou outra coisa. Só os estalos que ainda incomodam.

Quando acabar de fazer o case, vou abrir um tutorial aqui de como fazer o cabeçote de acrílico . tou fazendo com acrílico 15mm... e vou colocar a marca HM (se alguem tiver em vetor pode mandar que aceito)... vou colocar como homenagem e agradecimento a vocês (é o mínimo que posso fazer por enquanto).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 01 de Setembro de 2010, as 21:54:18
1) Você podia gravar os estalos para a gente entender melhor.

2) Cuidado, se você colocar um resistor para cada catodo, os valores dos resistores tem que mudar. A corrente de cada catodo está sendo compartilhada na configuração atual. Provavelmente, teriam que começar em 500 ohms em cada. Ao testar novos resistores, eu não alteraria o circuito.

Lembre-se o método científico determina que apenas uma variável seja alterada por vez. Do contrário, fica difícil avaliar os resultados.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 01 de Setembro de 2010, as 22:22:33
Então, ai eu coloquei 470 (até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tinha aqui em casa só os de 250 a 5watts e 470 5watts...) ai pensei... se colocar mais próximo de 390, só que maior, deve ser mais seguro (já que eu poderia colocar 3 em paralelo ligados em série com mais 1 de 250 para testar, mas depois iria atrás do de 390). Mas enfim, funcionou acho que de forma correta... eu digitei errado acima... era 18.9v e 18.2v fui medir novamente.

Ah, mais uma coisa.... a voltagem do pino 3 ao 8 estava em 333, e a do pino 4 ao terra foi para 351 depois que separei os catodos.

Bem, deixa ver uma coisa... A gravação ficou em AMR e não da para escutar muito bem os estalos quando gravados no celular ... :-[

o pino 4 está dando 350 agora , mas ele é a screen assim como o pino 5, correto?

É isso mesmo, tenho que baixar? só não entendi esse lance do resistor em série (com quem, com o pino 3 ou em série com a outra grade)? se for com a outra grade, é da mesma válvula ou de outra?

Outra coisa... quando fiz a ligação que citei acima (não sei se correta) o amplificador baixou bastante o volume). Tem como vc dar aquela aulinha direta para mim neste caso? entendi o que você quer fazer, mas não entendi como deve ser feito, saca? :-)

Site com diversos layouts e esquemas (tudo junto).  Muito legal a biblioteca para quem precisar (principalmente vocês que consertam acho que pode ter algum que não acharam com facilidade). http://www.schematics.ca/ (http://www.schematics.ca/)

Mensagem Mesclada
Olá DesignerMX2

Bom, já que você quer continuar, então vamos em frente. Para por pentodos em paralelo, as grades auxiliares precisam estar desacopladas para que não ocorra oscilação. Oscilação ultra-sônica no estágio de potência danifica o transformador de saída com mais eficácia que ligar sem carga. O desacoplamento é feito apena ligando um resistor em série com cada grade. Um valor 820R a 1K2 seria suficiente. Mas no seu caso a tensão no pino 4 da 6V6 está muito alta. Deveria ser de apenas 225V para esta configuração. Por isso é melhor usar um resistor mais alto. Assim cada grade deve ser ligada ao ponto 3 através de um resistor de 39k por 1/2w. Você pode desacoplar este resistor ligando um capacitor de 10uF por 450V entre a grade e o terra. Tente primeiro sem o capacitor. Caso ache que está com pouca potência, tente desacoplar.

Não entendi muito bem como fazer isto. Mas estudando pela net (não achei nada da forma que vi aqui) vi que existem Stoppers com 1k5 e 1/2w do pino 5(grade 1, ou seja, pino 5 para o pino 6 que não vi nada nos datasheets sobre o que são os pinos 1 e 6), Sendo que o que está alto e é limitado aos 250v é o pino 4. Se for esta a ligação agora fiquei meio confuso de o que um tem haver com o outro.
Também é bom desacoplar os catodos, assim cada uma se acerta para trabalhar no ponto que achar melhor. Tire o resistor de catodo que é comum para as duas válvulas e use um resistor de 390R para cada uma delas. Você deve usar um capacitor de desacoplamento para cada resistor. 470uF por 50V vão dar conta do serviço. Se quiser uma resposta melhor de graves, use 1000uF.
Vou depender do entendimento da de cima, já que fiz e reduziu o ruído, mas os estalos continuam.

Sobre o retificador, eu gosto de usar válvulas. O tempo que a retificadora leva para aquecer faz com que os eletrolíticos carreguem devagar. Com diodo eles carregam um único semi-ciclo e pode causar centelhas no choque de filtro. A saída honrosa no seu caso é usar uma ponte hibrida. Dois diodos de silício e uma 5Y3 formando uma ponte retificadora! Fica lindo!  ;D

Para proteger o circuito, existe um componente chamado fusível. Querer queimar o diodo proteger o circuito é perigoso. Se ele abrir tudo bem, mas e se entrar em curto por sobrecarga ou sobre tensão? Roleta Russa!
Eu tenho aqui uma 5u4 (comprei num lote e veio novinha na caixa, mas quando fui usar, estava dando uma faísca pequena no topo da válvula e parei de usar). Supondo que eu pegue uma 5y3 em futuros projetos, como seria essa ligação? A válvula retificaria normalmente e o positivo estaria indo para um fusível e no soket eu colocaria os diodos para um ponto neutro da válvula com o lado negativo? Passaria também por um fusível?

Eu usei assim com a 5u4, sem fusível e o ruído era menor...

Eu uso fusível, mas apenas da rede para o transformador de entrada neste projeto.




Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 02 de Setembro de 2010, as 20:02:10
Olá DesignerMX2

Estou preparando um post para deixar bem claro. Volte mais tarde.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 02 de Setembro de 2010, as 20:33:25
Designer, puxa eu te pedi uma coisa bem simples, imprime o ESQUEMA com todos os MODs e anota todas as tensões do circuito. E coloca aqui! Mede todas as tensões em relação ao Terra, com a melhor precisão possível. Escaneia o resuldao e posta aqui!



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 02 de Setembro de 2010, as 21:20:16
Hgamal:

Coloquei aqui as voltagens e os links do circuito (esquema) e layout. Acho que foi na página 2 o último post. Mas já tenho novidades e novos valores logo abaixo com a mensagem para Eduardo... Acho que o lance era o valor de Screen mesmo, talvez a voltagem e a corrente alta também.

Eduardo:

Fiz hoje uma coisa baseada no que eu entendi por testes, mas gostaria até que você me explicasse o que aconteceu p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) resolver não é só meu objetivo, mas sim entender, compreender e no futuro reaplicar conscientemente.... Vamos ao que fiz e os resultados, ok?

Aumentei o valor que ia logo após o transformador, ou seja, coloquei no lugar de 10k , um resistor de 25k. Entrava então 289v na válvula.

Não mexi em mais nada, ou seja, temos um resistor de 470 ohms de catodo e 25k  para o pino 4 (primeiro resistor da placa). A tensão nele agora medindo ao terra está bem mais baixa... vamos aos valores:

P1= -10
P3 ao terra = 345v
P4 ao terra = 219v
P5 ao terra = -10v (ligado ao pino um por um resistor de 1k5)
P6 ao terra = nada
P8 tube A = 12.5v
P8 B = 11.9v
p3 ao p8 = 338.5

Resultado... o estalinho ficou muito, mas muito baixo mesmo. Talvez tocando não dê para ouvir, mas num som grande ou gravando com certeza vai se ouvir.

Seria agora o bias? Reduzindo os resistores eu sei que ele vai diminuir a voltagem de cathodo e provavelmente aumentar a grade... qual seria o ponto (não está avermelhada), mas o som ficou bem grave e no volume máximo o alto falante fica como o povo fala "som de peido" não sei o termo correto e por isto falei com este termo.... lembrando que o falante tem 100w RMS


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 02 de Setembro de 2010, as 21:24:24
Olá DesignerMX2

Você fez uma parte certa e outra errada. A parte dos catodos está perfeita. A tensão deveria ser de 13V, mas como a tensão na grade auxiliar (pino 4) está muito alta, ocorre uma distorção para 18V. Você achou tensões diferentes em cada catodo, o que significa que cada uma das válvulas está operando em seu ponto de equilíbrio. Como estava antes, uma forçava a outra a trabalhar fora do ponto. Estamos indo na direção certa.

O capacitor que você usou para desacoplar o catodo está muito pequeno. Pode aumentar isso. O resistor de catodo está muito grande, mas deixe 470R até você conseguir acertar a tensão no pino 4.

Na parte da grade você fez uma salada. Não é para ligar no pino 3 da válvula!! É para ligar no PONTO 3 da placa da fonte!!!! Então o que você tem que fazer é usar dois resistores de 39K. Você tem duas válvulas A e B. Você liga um resistor do pino 4 de A ao ponto 3 do esquema que você tinha postado e outro resistor do pino 4 de B até o mesmo ponto 3. Atualmente você está ligando os pinos 4 com fio ao ponto 3. Deve ligar cada um com um resistor separado. A tensão no pino 4 de cada válvula tem que ser algo perto dos 225V.

Capacitores de desacoplamento são aqueles que ligam um terminal a terra. Então o capacitor de desacoplamento da grade auxiliar deve ligar um terminal na terra e outro no pino 4 da válvula. Acho que não vai precisar, mas não custa tentar.

Os pinos 1 e 6 da 6V6 não são conectados internamente. Muita gente então usa esses pinos no soquete para apoiar componentes. Eu acho que é uma prática a ser evitada. No caso do seu projeto, o resistor que vai do pino 6 ao 5 é o stopper da grade de controle. Quando se colocam pentodos em paralelo, as grades auxiliares vão precisar de stoppers também.

O retificador híbrido consiste em usar a válvula como os diodos positivos da ponte retificadora e dois diodos de silício como retificadores negativos. O fusível você liga em série com a chave de standby. Se houver algum problema, o fusível abre e desconecta o terra.

Espero que tenha ficado mais claro!

Abraços

Eduardo


Mensagem Mesclada
DesignerMX2, o esquema que você tinha postado sumiu! Tem com postar novamente? Fica difícil sem ele!

Eu acho que sei de onde vem seus estalos, mas antes quero ver o esquema. Vou te pedir para fazer um teste!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 02 de Setembro de 2010, as 22:36:59
Vou remover como link e deixar como texto.. Esquema:

http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

Layout de placa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif

Você viu que mexi no resistor de 10k para 25k? Deu uma boa melhorada no som... boa mesmo , mas ainda temos estalinhos (acho que 30% do volume que estavam) e os ruídos caíram acho que 80%!

Mas verificando bem... acho que entendi o que estaria acontecendo... nas válvulas estariam indo 39k (para cada, mas para isto eu teria que separar os fios do pino 4, até ai blza) mas seria 39k + 10 que estariam em série, ou seja 49k, sendo que colocando os 25k, eu estou reduzindo tudo na placa e desta forma seria apenas o screen da válvula, dissipando cada uma da forma que for necessária (como foram com os cathodos), correto? Se for isto, acho que estou entendendo agora o que aconteceu...

Mensagem Mesclada
No caso dos stopers, o meu está do 5 ao 1... acho que deve ser a mesma coisa... correto? Se não é conectado a nada, para que usa-se isto? Quanto ao teste, mesmo que o lance da resistencia de 39k funcione, acho que seria uma boa agente colocar aqui os resultados, pois o que pode não servir para mim, vai servir para um monte de outras pessoas que podem ter estalos e não seria a tensão e/ou corrente... mas foi só uma sugestão. Vou ver se amanhã consigo comprar 4 capacitores ( 2 de 470uf e 2 de 1000uf a 50v) e dois resistores de 39k a 1/2w. Quando substituir coloco o resultado aqui e dá uma olhada no que coloquei... o som ficou grave e tal mas já tá melhor... acho que você acertou na lata, eu que não fiz certo ainda, mas vou fazer. Quanto ao teste, se quiser faço antes de colocar estas resistências, assim agente entende algumas coisas (lembrando que este amp é também um meio de estudo meu e vale o investimento).

Mensagem Mesclada
Não resisti. Pedi sanduiche e fui passar o tempo, adivinha fazendo oq? eheh... Bem, fiz como você disse... separei e coloquei resistores (dois de 68 em paralello) para cada válvula e tirei o de 25k e coloquei de volta o de 4k7 (já que está acompanhando o layout do alemão). Os estalos ficaram quase que com a mesma intensidade que a hora que coloquei 25k no lugar do de 10k, mas os valores mudaram:

Pino 3 = 345v
Pino 4 tube A = 245v
Pino 4 tube B =  233v
Pino 8 tube A = 15.7v
Pino 8 tube B = 13.2v
Pino 3 ao 8 = 359v (mais alto que antes que era 338.5 com 25k e 311 se n me engano com 10k)

Agora vejo que elas estão se ajustando sozinhas, acho que isso vai mudar drasticamente o som (distorções, frequência , etc... não dá para testar pela hora, mas amanhã lasco a guitarra)

Agora vou na opção do teste  :-) é só dizer que é boca de forno!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 03 de Setembro de 2010, as 06:31:59
Olá DesignerMX2

Que bom que agora estamos nos entendendo! Você quer saber se o som vai mudar? Com certeza vai. E vai mudar para melhor!

As tensões já estão bem próximas das ideais em cada pino das 6V6. Quando tivermos este estágio funcionando com as tensões e correntes adequadas, então vai dar para investigar outras coisas. Antes disso não adianta. Temos que eliminar um suspeito por vez. Não dá para culpar ninguém quando está todo mundo fora do ponto de trabalho.

Você está começando a entender o processo. Eu havia calculado o resistor de 39k supondo o de 4k7 na fonte. Quando você passou para 25k na fonte, acertou a tensão de grade na mesma hora. Se for usar 25K na fonte, então os stoppers das grades auxiliares passam para 1k cada!

É normal que a tensão na placa aumente (pino 3 da 6V6) Como estava antes, a válvula estava forçada. Puxando mais corrente. Agora que estão equilibradas, a corrente cai e conseqüentemente a tensão sobe.

Como o catodo não está devidamente desacoplado pelos capacitores de 47uf, o som ainda está amarrado. Quando você colocar os capacitores de 470uF ele vai abrir. Provavelmente seus estalos vão aumentar também, mas não se preocupe com isso agora.

Recomendo que você veja a ficha técnica da 6V6:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/6/6V6GT.pdf

Nela tem todos os dados da 6V6 e vários pontos de trabalho para SE ou PP assim como os máximos admissíveis. Agora que você está pegando o jeito de como ele funciona, pode ver como o projeto original estava fora de propósito. Quem desenhou não tem a menor noção do que estava fazendo!

Veja que não existe nada ligado no pino 1 e 6! Então por que você ligou no pino 1? É apenas para dar apoio mecânico para o resistor de 1k5 que é stopper das grades de controle (pino 5). Não precisa ligar lá! Ele está usando o pino 1 como um turret apenas!

Quando você tiver com tudo no lugar, stoppers nas grades auxiliares e desacoplamento nos catodos e grades auxiliares, quero que ligue e teste o amplificador. Depois quero que você conecte as grades de controle de cada 6V6, pino 5, ao terra. Isso vai cortar o sinal que chega nelas. Ligue e ouça. Não vai tocar nada, só vai reproduzir os ruídos naturais das 6V6. Se os estalos pararem, então eles estão vindo do pré. Se continuarem, então são das 6V6 ou da fonte.

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 03 de Setembro de 2010, as 08:41:30
Opa Eduardo, tou começando a compreender mais o processo e vi que a coisa estava realmente muito feita ali. O cara não só colocou motor V8, mas colocou as estruturas só de alumínio pela beleza e esqueceu que em vez de deixar levar pela" beleza", tinha que ter pensado em reforçar o fusca para suportar da melhor maneira o novo motor mais forte...
Como vi que você estava usando como referência o layout da placa(que está um pouco diferente do esquema), coloquei de volta o resistor de 4k7 e coloquei os resistores independentes para o pino 4 (estou deixando igual a do alemão).

Ainda assim, devo colocar capacitores de desacoplamento nas grades? Se devo, qual o tipo e valor? eletrolílico,poliester, cerâmico, sinal (papel e óleo)...?

Logo, a configuração atual da minha placa estã assim:

Primeiro resistor 4k7/5w , dele saem dois resistores de 68k-1/4w em paralelo paar uma válvula e mais dois de 68k-1/4w para outra válvula também no pino 4 (amanhã que não trabalho vou ao centro comprar os de 39k e 1/2w ou algo próximo disto), sendo que elas foram desacopladas pelo fio que unia os pinos 4 de cada uma. Agora estão independentes com os valores acima. Os catodos também estão, mas não tenho capacitores maiores agora, mas vou trocar.




Mensagem Mesclada
"EDUARDO: Veja que não existe nada ligado no pino 1 e 6! Então por que você ligou no pino 1? É apenas para dar apoio mecânico para o resistor de 1k5 que é stopper das grades de controle (pino 5). Não precisa ligar lá! Ele está usando o pino 1 como um turret apenas!"

Correto, só não entendi o porque eu ligo o resistor até o pino um e o fio sai do cinco, para a placa e do outro lado não tem nada ligado, ou seja... o valor de 1k5 recebe o fio da placa e joga para o nada o resultado depois da resistência e o pino 5 leva o que vem da placa... pelo que eu imaginava, se é um turret, deveria ir do pino 1 até a placa e depois de passar pelo resistor, ele reduziria o que precisava e iria até o pino 5 com o valor alterado. (depois até gostaria de entender melhor estes stoppers, blza?)

Próximo passo meu ,acho que vai ser:

- Colocar os resistores de valor correto;
- Colocar capacitores maiores (470uf) para desacoplar (que estou entendendo como deixar mais água para matar a sede de cada válvula o quanto precisarem);
- colocar resistores de 1k no pino 5 de cada válvula para o pino 1 (confere? acho que 1k eu tenho lá);

Teria algo que esqueci?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 03 de Setembro de 2010, as 09:00:58
Olá DesignerMX2

Você vai ouvir maravilhas sobre capacitores a óleo na internet. São de fato muito lineares e quando funcionam o som fica mesmo muito bom. Mas voltando a nossa analogia, é como usar nitroglicerina como aditivo para gasolina. O motor roda bem mais, queima melhor o combustível... Fantástico! Mas você quer andar com nitroglicerina por aí?

Capacitor de óleo tem o péssimo costume de dar fuga ou entrar em curto. Fuja dessa bomba! Não vale a pena o risco. Cansei de ver aparelhos com ruídos, roncos e todo tipo de defeito por conta de capacitores a óleo.

Você deve sim desacoplar as grades auxiliares com capacitores eletrolíticos. Pode ser de 10uF por 450V.

E tem mais um detalhe importante. Mantendo as válvulas desacopladas, se uma pifar, a outra não percebe. Você pode até tirar uma e ligar sem medo, cuidando de ligar a carga agora na tomada de 4R e não na de 8R. Como estava antes, se uma desse problema, arrastava a outra junto. Pentodos em paralelo precisam ser desacoplados sempre. Triodos podem ser ligados em paralelo sem maiores preocupações por causa da resistência de placa ser bem mais baixa.

Avisa quando tiver feito as modificações para a gente ir para o ruído.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 03 de Setembro de 2010, as 09:23:32
Só mais uma coisinha.... a grade auxiliar é a G1 ou G2 (pino 4 ou 5), tipo... não sei qual a grade e qual a auxiliar... é a que tem maior tensão? Eu acho que é o pino 5, já que o 4 já foi reajustado... mas só confirma para não fazer bobagem aqui eheh... quanto ao capacitor 10uf/450 é do pino 4 ao terra... correto?

Hoje agilizarei isto.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 03 de Setembro de 2010, as 12:29:58
Olá DesignerMX2

No pentodo existem 3 grades. No caso da 6V6 a grade de controle, G1, é ligada ao pino 5. A grade auxiliar, G2, é ligada ao pino 5 e a grade supressora, G3, é ligada internamente ao pino 8 junto com o catodo. Existem pentodos, como a EL34, em que a grade supressora pode ser acessada para conexão externa. No caso da EL34 a G3 é ligada ao pino 1 da válvula.

O capacitor que lhe falei é para desacoplar a grade auxiliar. Você vai liga-lo com o positivo no pino 4 e o negativo no terra. A tensão em corrente contínua não vai mudar, mas a componente em corrente alternada, responsável por oscilações espúrias, será cancelada pelo capacitor.

Antes que alguém venha dizer que a 6V6 não tem grade supressora, deixe-me dizer: Eu sei disso. A 6V6 é o que se chama de tetrodo de feixe dirigido. O pentodo e o tetrodo de feixe dirigido tem propriedades muito semelhantes, então costuma-se por tudo no mesmo saco. Esta diferença no entanto dá um timbre diferente no som. A 6L6, por exemplo, é um tetrodo de feixe dirigido. Nos amplificadores que aceitam tanto a 6L6 quanto a EL34, dá para perceber nitidamente a diferença de timbre.

Abraços

Eduardo

 


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 03 de Setembro de 2010, as 13:54:29
Hummm... agora tou sacando melhor como ela é por dentro... principalmente agora que você falou em corrente alternada (provavelmente gerada por ela para o sinal de saída que é AC)... se não for, fique à vontade para me corrigir.

Caso eu não consiga o capacitor de 10uf, apenas de 80 ou 25 (como foi meu caso), como posso fazer?

Falar a verdade, agora meio dia liguei para umas lojas e eles falaram que só tem de 80uf/450v, 100uf/450v e de 400v/120uf e 400v/10uf e outras que prefiro nem colocar aqui. A cidade é uma das mais bonitas do Brasil, mas em termos de componentes eletrônicos... perdida, mas eu tenho 1 de 120uf/400v e  2 de 25uf/450v já na fonte... talvez pudesse remanejar, não?

Tipo fazer o seguinte: Os últimos capacitores do sistema de fonte (25uf/450v que são grandes) coloco no G1 de cada uma, mas devem ser menores por questões específicas (sei que antigamente colocavam valores menores p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eram muito caros e usavam choque para reduzir o ripple), mas os da frente sempre eram menores que os da extremidade.

 Ai se eu não achar, posso colocar os de 400v/120uf na fonte em todas as estapas e os de 25uf/450 que existem lá na G1 de cada válvula, ou posso deixar como está a etapa da fonte e colocar os de 400v/10uf (que achei aqui no mercado) ou 120uf/400v  na G1. Digo isso porque aqui tá f**a de achar e sei que todo componente precisa trabalhar fora de seu limite.



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 03 de Setembro de 2010, as 15:51:52
Hummm... agora tou sacando melhor como ela é por dentro... principalmente agora que você falou em corrente alternada (provavelmente gerada por ela para o sinal de saída que é AC)... se não for, fique à vontade para me corrigir.

Isso mesmo!

Caso eu não consiga o capacitor de 10uf, apenas de 80 ou 25 (como foi meu caso), como posso fazer?

Na verdade 10uF é um valor mínimo, mas por maior não ajuda.

Ai se eu não achar, posso colocar os de 400v/120uf na fonte em todas as estapas e os de 25uf/450 que existem lá na G1 de cada válvula, ou posso deixar como está a etapa da fonte e colocar os de 400v/10uf (que achei aqui no mercado) ou 120uf/400v  na G1. Digo isso porque aqui tá f**a de achar e sei que todo componente precisa trabalhar fora de seu limite.

G2!!!!! Grade auxiliar!!!! Não mexe na G1!!  Você vai ligar no pino 4!!!! Pode usar de 10uF por 400V. Se a retificação fosse com válvula, poderia usar até de 350V, pois a tensão não teria tempo de subir. Com ponte de estado sólido a conversa muda. A tensão vai lá no alto de cara e não convem bobear.

A fonte está boa como está. Vamos mexer nela depois. Melhor deixar sem o capacitor que despir um santo para vestir outro.

No livro do Morgan Jonnes ele fala bastante sobre o funcionamento de pentodos e é o único que explica direito o ruído de partição. Dá uma lida no PDF que você baixou!

Abraços

Eduardo



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 03 de Setembro de 2010, as 22:54:51
Meu velho, fiz como você me orientou, tanto com G1, como G2 e catodos. Coloquei os capacitores do pino 4 ao terra e não pararam os estalos. Coloquei catodos de 470uf (a primeira válvula a voltagem subiu para 15.4 e o pino 4 foi para 260) a segunda ficou normal com 12v e 227.

Quando liguei o pino 5 das válvulas ligado ao terra, parece que desliguei o amp(imagino que posso usar até um controle de ganho substituindo o resistor de 220k da placa e o line out a partir do pino 5, confere?) . Nem o som de 60hz se escutava mais. Parece que liguei o standby novamente. É assim mesmo? O power é tão limpo assim? O pré que tem a responsabilidade de levar os 60Hz nas costas ou não era para acontecer isto?
Os capacitores de desacoplamento no pino 4, depois que adicionei, quando acionava o standby deu uns apitinhos fracos no final. Então removi os capacitores (Não mexeu em nada nos valores, apenas o catodo que mexeu muito).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 04 de Setembro de 2010, as 10:36:17
Olá DesignerMX2

Olhando para os valores que você relatou na mensagem de 02/09/2010, a adição dos capacitores não alterou significativamente nenhum valor de tensão. Os capacitores de desacoplamento das grades auxiliares podem ser omitidos! O apito fraco quando abre o standby é devido a alguma oscilação parasita quando os capacitores da fonte descarregam. Não é danoso. O importante é que fique estável em funcionamento normal.

Já dá para ver que você tem um par de 6V6 muito descasada. A válvula A está puxando muito mais corrente que a B.

O que você pode controlar no pino 5 das 6V6 é volume! Controle de ganho é outra coisa, mas você está pegando a idéia!

Você já matou a charada! O responsável pelos seus estalos é o pré! O power está limpo! Vamos ver esse pré mais tarde. Ainda tem uma modificação importante para ser feita. O projeto original pedia um retificador a válvula e você colocou uma ponte de estado sólido. Isso gera ruído no circuito, que chega até as válvulas pelos filamentos. O ruído dos diodos não passa pelo filtro da fonte, mas reflete de volta no transformador e entra nas válvulas de pré pelos filamentos. Uma ECC85 vai sofrer muito com isso, já que é uma válvula para RF. Válvlulas de áudio tem uma construção especial de filamento para evitar ruídos de 60Hz. As de RF não precisam pois os 60Hz não passam pelos circuitos RF sintonisados em vários kHz. Por isso que não usamos válvulas de RF em áudio!  ;D

Bom, vamos melhorar sua fonte. Você tem 360V nas placas das 6V6. Deveria ser 315V, portanto tempos 45V para queimar. A corrente que você está consumindo está por volta de 60mA. Pela lei de Ohm você precisa de um resistor 750R, mas isso não é valor comercial, então vamos usar 680R ou 820R ou dois de 1K5 em paralelo. Use o que estiver mais a mão. A potência é de 45*.06=2,7W. Vai ter que ser de 5W.

Então você deve ligar um resistor de 820R (ou coisa assim) entre o positivo da ponte e o primeiro capacitor. Apenas desconecta o positivo e liga através do redistor. Isso deve acertar as tensões nos pontos corretos e melhorar um pouco os estalos. Talvez você precise pensar nos resistores de 390R nos catodos depois desta modificação!

Aguardo seu post com os resultados.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 04 de Setembro de 2010, as 11:35:53
Seria 680 / 820 a quantos Watts? 5w esquenta. Como vai estar antes do transformador, acho que isso vai ser meio puxado para ele, não? Quanto ao ganho, foi isso que eu quis dizer... tipo colocar um master... é que eu tou mal acostumado com o povo de palco dizendo: abra o volume... preciso de mais ganho! eheh. foi mal nesta. Quanto a válvula, vou providenciar uma, mas não gostaria de usar a 12ax7 (já tenho um pedal com ela aqui o behringer mic 200) e achei que ela tem um ganho alto. Quando troquei a 12ax7 pela 12at7 achei o som mais bonito e limpo, mas como tenho filho pequeno, a válvula queimou e agora tenho apenas essa ecc85, mas vou adquirir outra. Só queria saber se poderia ser a 12at7, já que gostei do som e queria um pouco menos de drive no pré (se possível nenhum, mas sei que não dá).

Quanto a fonte, vou fazer da próxima, só não sei o valor do fusível.

Coloquei 250R 5w em série com 500R 5w (esquentou muito) e acho que foi por causa do transformador de saída. Não seria o mesmo resultado se aumentasse mais a resistência que era de 4k7 para Mais não? Acho que entendi o processo... depois da filtragem a voltagem vai se elevar 41,42% , e você queria reduzir diretamente na filtragem, mas se a voltagem para o transformador influenciar, então deverá ir assim mesmo, caso contrário só se for outras coisas que influenciariam. Será que colocando o choque esse resistor aquece menos? Eu tinha tirado o choque por sugestões aqui do forum de aumentar o primeiro capacitor e remover ele.
Bem, os valores:

Resistência medida pelo multímetro do que fiz: 690R
Pin 3-8 : 218 (acho que agora baixou muito, talvez dois de 500R e 5w em série - 250R 10w)
Pin 8 A: 11.5v
Pin 8 B: 12.9
P4 A= 146
P4 B = 164

O som voltou a ficar mais grave um pouco e o estalinho ficou menos claro (mais abafado também e acho que isso deu a impressão de ter diminuído).

Mensagem Mesclada
Agora coloquei o choque de volta, mas ainda não testei se a resistência esquenta (vou esperar você me dar um feedback) do que é mais seguro.

Pelo que eu tou vendo este projeto não tava muito ruim, mas ele estava era péssimo . Erro nas 3 etapas (fonte , pré e power) e se brincar, até a idéia em  si. Escolhi este pensando que ia ser um pouquinho mais que o básico para aprender e vejo que errei na escolha (o bom é que tou aprendendo coisas prakas só com um). Quanto ao livro, ainda estou  na página 23, mas rodei ele e vi que ele começa a falar um pouco de fonte na página 52. Quero chegar lá entendendo tudo desde o começo. Mesmo já tendo montado o meu da forma correta, ainda estou lendo o que ele fala. Tem cálculos que não sei nem para onde vai, mas estou pesquisando para entender melhor.

Bem, agora no fim da tarde testei o bicho. O transformador principal começou a ficar morno (nada absurdo, apenas como uma pessoa em estado febril e antes ficava frio e o choque também. Já os resistores, o primeiro da série ficou quente (relativamente no limite) e o segundo morninho.

Mensagem Mesclada
Se os valores estiverem normais e se for normal o resistor esquentar, vou ver se entendi o lance... Me corrija se eu estiver errado, mas pela lógica (que a minha ainda não deve ser considerada muito correta), como o pré é um duplo triôdo, o lance seria identificar qual deles está causando os estalos, é isso? tipo: Anula o primeiro stagio e se continuar é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era o segundo e se parar, era o primeiro ou eu estou equivocado com tudo?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 05 de Setembro de 2010, as 00:26:26
Se for usar válvulas retificadora cuidado com a capacitância total da fonte... não pode ultrapassar oque diz no datasheet da válvula.

Caras esse amplificador ai já deixou a muito de ser um SUPER ANGELA, podemos rebatiza-lo hein... e outra esse tópico é uma aula completa sobre valvulados em geral muito bom!  (brav)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 09:15:07
Concordo 101% Bossman. Tanto que estou pensando em colocar no final o redesenho do layout e junto o agradecimento a colaboração de vocês todos, principalmente Eduardo pela paciência e pelas aulas (que tem coisas que nem imaginava que existia).

Falo que estou pensando p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) se eu soubesse que este problema tinha estes erros, com certeza não começaria por ele (o lado bom foi o aprendizado) o ruim foi o tempo utilizado além do custo.

Como vi muita gente na net querendo montar ele (o 5f2 mais "potente") Pode ser que agente possa evitar que outros comecem com erros que cometi. O que acham?

Mais uma vez obrigado a todos.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 09:34:34
Olá DesignerMX2

Pelo que eu tou vendo este projeto não tava muito ruim, mas ele estava era péssimo . Erro nas 3 etapas (fonte , pré e power) e se brincar, até a idéia em  si.

Pois é! Agora você está percebendo porque eu disse para largar desse e pegar outro. O trabalho que vai dar para acertar esse projeto, cuja idéia em si já é descabida, será quase o mesmo de costruir outro do zero. Mas vamos em frente pois estamos chegando em algum lugar.

Cometi um erro. O resistor que vai entre o retificador e o primeiro capacitor não pode ser calculado com a lei de Ohm. Naquele ponto não existe componente contínua, só uma alternada com um fator de potência horroroso. Me toquei disso ontem a tarde, mas como passei o dia fora e cheguei a noite, só pude ver isso direito hoje cedo.

Neste caso o cálculo fica bem mais complicado, por isso rodei sua fonte num simulador. O valor que equilibra a tensão é de 220R entre a saída do retificador e o primeiro capacitor. Esse resistor vai esquentar mesmo. Vai dissipar algo perto de 3W e é o suficiente para queimar seu dedo. A função dele é queimar a parte que a 5Y3 estaria comendo e também suavisar os transientes da fonte. Retificação valvulada te dá algumas vantagens de brinde: tem transientes mais suáves, tem um retardo natural de +B e limita a corrente de curto circuito, tudo junto num só componente!

O transformador de força deve aquecer um pouco. Isso é normal. Ele pode chegar até ums 70 graus em situação normal de trabalho. Uma forma boa de saber se está tudo certo e por sua mão espalmada sobre ele. Você precisa ser capaz de manter a mão nele por 10 segundos. Se não conseguir é porque tem algo errado.

Se você tem um choque, use! Em valvulados é a melhor forma de filtragem que há! O problema é que um choque custa ums R$50,00 e um resistor de fio custa R$1,00. A grande maioria dos aparelhos no mercado vão usar o resistor por questão de custo.

como o pré é um duplo triôdo, o lance seria identificar qual deles está causando os estalos, é isso? tipo: Anula o primeiro stagio e se continuar é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era o segundo e se parar, era o primeiro ou eu estou equivocado com tudo?

É isso mesmo! O procedimento para identificar a causa de ruído em um amplificador é ir cortando um estágio por vez e matando os problemas um a um. No caso do pré não vai ser de grande utilidade saber qual unidade está dando o ruído. Vai ter que trocar a válvula toda e será difícil achar uma ECC85 que seja imune a ruído de filamento.

Quando tivermos a fonte e o power funcionando 100%, vamos ver esse seu pré. Tem um monte de válvulas duplo triodo no mercado. Mas cada uma precisa de um projeto específico.

Se for usar válvulas retificadora cuidado com a capacitância total da fonte... não pode ultrapassar oque diz no datasheet da válvula.

O valor deste capacitor pode ser calculado também, como todo o resto. O valor máximo dado na folha de dados da válvula vale para aquela situação em particular. Se você diminui a tensão ou a demanda de corrente, pode aumentar o capacitor! Tenho fontes com a 5Y3 usando capacitores de 45uF!!!

Caras esse amplificador ai já deixou a muito de ser um SUPER ANGELA, podemos rebatiza-lo hein...

Ao contrário! O que está no site é que nunca foi. Este está caminhando para se tornar algo Super! Mas vai ficar bem longe do Angela!  ;)

Como vi muita gente na net querendo montar ele (o 5f2 mais "potente") Pode ser que agente possa evitar que outros comecem com erros que cometi. O que acham?

Ótima idéia! Assim podemos alertar aqueles que querem "Fuscas com esteroides"! Fusca é Fusca! Quer um carro mais rápido, compre outro modelo preparado para tal!

DesignerMX2, por favor perdoe-me pelo deslise e mude o resistor para 220R 5W. Quando tiver isso feito, poste novamente as tensões nos terminais das 6V6.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 09:51:52
Eduardo, ontem coloquei dois de 500R 5w em paralelo (gosto de saber que ele vai estar mais frio. Resultado: 250R + 80R do choque que ficamos com 330R (ainda alto pelo que você falou)

Neste caso as tensões ficaram:

Grades em média 160v e 166v
Placa a 240v

Catodos entre 9 e 12v

Mensagem Mesclada
Quanto ao capacitor, o primeiro capacitor do estágio da fonte eu coloquei de 400v e 120uf

Quanto ao valor do resistor, na hora que testei vi que baixou um valor razoável, mas tinha testado sem choque. Pela lei de ohm estava achando valores estranhos e altos, então comecei a usar a básica regra de 3. Vi que precisava reduzir pelo menos 1/3 do valor de queda de tensão e reapliquei isto na resistência.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 10:02:58
Olá DesignerMX2

Esquece o choque neste momento. Ele não entra nesta conta. O que precisamos e fazer a tensão na placa chegar em algo entre 310 a 320V. O valor que eu determinei com o simulador para um capacitor de entrada de 22uF é de 220R. Se ainda assim a tensão ficar abaixo, troque por outro menor até chegar no ponto certo. Como eu não tenho todos os dados exatos do seu circuto, chutei alguns valores no simulador. Como você já entendeu a idéia, pode tomar suas decisões do que fazer.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 10:04:30
Mas lembrando que eu uso 300v de fonte (e tenho uma derivação de 290v caso queira que eu use ) pedi a derivação pensando nisto inclusive... para ajustar o bias


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 10:12:26
Deixa nos 300V mesmo. Esse resistor vai acertar a tensão e melhorar o transiente da fonte. Se baixar para a outra derivação vamos perder a referência e também a eficácia do resistor.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 10:29:51
Acabei de fazer umas contas e agora vi. 250R é o valor mais próximo e tem que remover o choque. Ficou com 316.5 do pino 8 ao 3 e agora aqui é horário que a tensão é mais alta. Logo, mais tarde ou a noite deve ficar em uns 308.

Mensagem Mesclada
Pinos 4 de cada válvula = 150 e 170v
Pino 8 de cada uma vai a 8.6v e 9.9v

Todas as medições aqui foram ao terra e do pino 3 ao 8 deu 316.55

Mensagem Mesclada
Suas contas estavam certas, mas o choque que tenho e a variação elétrica da cidade e horários acho que influenciam bastante (ontem a noite fui remedir e tava muito baixo, chegou a 228 nas placas).

Minha conta foi usando regra de 3, mas como o choque vem antes do consumo do transformador de áudio (nesse caso em série com o resistor), ele ficava com 254R+85R, ou seja 340R. Se tirar o choque ele fica com 254R (os resistores de 500R 5w em paralelo não são perfeitos, estou citando isto para que outros vejam o que aconteceu). logo.. para usar o choque de 85R eu teria que pegar 254R e subtrair dos 254R, dessa forma, terei que usar resistências de 175R (que não vou achar isso no mercado) ou usaria 3 de 500R em paralelo para chegar a 167R e subiria a tensão um pouco nesse horário mas no horário mais puxado (que é quando vou usar) ficaria normal. O bom dos 3 em paralelo é que vai parecer um freezer, já que teremos 15w. Meu raciocínio tá indo bem ou viajei d+?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 10:50:54
Oi DesignerMX2

Bom, a grade auxiliar (pino 4) está com a tensão muito baixa. Precisa subir para os 225V. Para isso você vai ter que diminuir os valores dos stoppers das auxiliares. O valor correto agora será de 18K. Quando você alterar esses stoppers, a tensão na placa vai cair, então o resistor de 250R será demais.

Fiz mais uns testes com o simulador e acho que o transfoador de força que enrolaram para você é do tipo "baratinho" com fio bem fino. Daí a resistência dele soma na conta do resistor. Por favor, meça a resistência em Ohms do primário e do secundário para eu poder ter dados mais extatos para a simulação. O resistor de entrada da fonte vai ter de ser diminuido do valor extra de ohms do secundário combinado com o primário.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 10:58:37
14.2 Ohms no primário
79.8 no secundário

Total: 94R

É ruim? Se for os próximos vou precisar saber de alguém que enrole pra mim, pois só fazia com esse cara ou especifico pra ele os fios que quero.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 11:38:32
Olá DesignerMX2

Até que não está mal. A resistência equivalente do secudário dá 160R. Eu estava computando com 30R. Mesmo assim na simulação o resistor não mudou muito. Pode colocar 220R na entrada e passar os Stoppers para 18K. Isso deve colocar as peças bem mais perto do ponto de trabalho. Não precisa ficar perfeito. Um erro de +-10% nos valores é tolerável. Você precisa chegar em 315V na placa e 225V nas G2 com 10% de erro.

Abraços

Eduardo



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 11:53:29
comecei a reduzir com o que tinha aqui. Coloquei 22R 5w em paralelo com o choque para ele cair e coloquei 17k (4x 68k em paralelo) nas grades... valores:

307v placas (a noite deve baixar um pouco)
235v e 232v em média nas grades auxiliares

Pelo que tou vendo, em relação à minha rede, tem uma diferença de aproximadamente 4%

qual o simulador que você usa?

12.9 e 12.4 nos cathodos (engraçado que elas parece descasar uma hora e depois passam a casar novamente...

Mensagem Mesclada
Os estalos diminuiram muito, mas com a 12ax7 também existiam. Acho que quando trocar da ecc85 para as 12ax7, eslas apenas reduzirão os 60hz... e pelo que tou percebendo... deve ser alguma coisa em relação à fonte aplicada ao pré pois está caindo a cada dia a "potência" dos estalos


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 12:12:19
Epa!!! 22R em paralelo com o choque??? Acho que não estamos nos entendendo.

O resistor de 220R fica entre a ponte e o primeiro capacitor. O choque fica entre o primeiro e o segundo capacitor. Se você usar o choque antes do primeiro capacitor a tensão cai muito. A resistência dele a corrente contínia pode ser de 80R, mas a reatância indutiva é monstruosa. Além disso esses choques não são construidos para 60mA. Por favor veja bem onde está ligando as coisas! Tire uma foto do chassis e poste aqui para podermos ver!

Parece que as tensões estão chegando nos lugares. Quando as válvulas operam em seus pontos de trabalho corretos, os descasamentos ficam minimizados. Antes elas estávam muuuiiiitttto fora do ponto. Pelo jeito o valor que vai equilibrar as grades é mesmo de 18K.

Eu acho que o que gera estalos no seu amplificador é o chaveamento dos diodos da ponte. Este chaveamento reflete de volta para o transformador e entra nas válvulas de pré por acoplamento capacitivo entre os catodos e o filamento. A solução é melhorar os transientes da ponte e para isso vamos usar o resistor antes do capacitor. Depois que a fonte estiver corrigida, a gente mata de vez os estalos.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 12:29:39
Tá correto. eu apenas liguei para ele cair um pouco. Antes de comprar peças, queria saber os valores. Tá ligado exatamente como no esquema, mas acho que a princípio o choque tá derrubando muito. Quando a mulher chegar de viagem eu pego a foto, pois ela foi a salvador e tá com a máquina.

Vou colocar aqui como está... tensão de rede... transformador ... ponte de diodo... chave standby... resistores em paralelo totalizando 254R e 5w... capacitor 120uf/400v ... choque... resistor 4k7... resistores (4 de 68k em paralelo para cada válvula) fazendo 17k... capacitor 25uf/450v ...resistor 22k... capacitor 25uf/450v... trimer ... resto da placa (começando com dois cathodos independentes com capacitores de 470uf/50).

Mensagem Mesclada
coloquei o resistor em paralelo do capacitor para o choque. Isso foi apenas para derrubar o choque, já que ele tá "comendo" toda a tensão. Como vi em alguns lugares o povo substituíndo choque por resistores a anos sem problemas evidentes ou citados, resolvi colocar só para testar tensões. Se os valores estiverem corretos, penso em reenrolar o choque (acho que é mais fácil que o transformador).

Mensagem Mesclada
Vou tentar montar o layout no meu outro computador... lá tenho illustrator. Vou desenhar inclusive a posição que cada peça tá. Só pra completar, minha fonte é 127/240 > 300 150ma sem center tap e 3.15-0-3.15 a 6A pode ser que te ajude ai com o simulador. Se puder, depois dá o nome. pode me ajudar nos estudos.

Mensagem Mesclada
Depois de reler seus últimos posts (sempre tenho esse vício) comecei a remontar o que eu havia feito. Resultado... não lembrava de ter ligado os fios do resistor ao capacitor e removido o choque e colocado ao contrário... resultado... realmente estava em série com o resistor "254R" antes do capacitor. Troquei agora e tá tudo funcionando... vou colocar aqui as medidas e peço mil desculpas por fazer você perder tempo. Perdão.

Tensão medida entre 3 e 8 (placas): 310v
terra à Grade A: 212 (acho que está num ponto razoável, já que teremos picos)
terra à Grade B: 240 (acho que está num ponto próximo do limite, já que teremos picos e o máximo é 250)
Terra ao 4 da valvula A: 12v (cravados)
Terra ao 4 da valvula B: 14v (cravados)

Agora sei porquê o choque aqueceu. Falta de atenção minha. Foi mal mesmo!

Mensagem Mesclada
Desculpem o desenho, mas foi feito no laptop com aquele mouse ótimo para trabalhar : touchpad...



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 15:35:25
Olá DesignerMX2

Está melhorando. Espero que sua ponte retificadora não esteja do jeito que você desenhou. Se estiver você está pondo o transformador em curto. COmo ele não queimou até agora, suponho que seja erro do desenho.

O choque está ligado errado. Você não deve passar a corrente das placas por ele como está fazendo. Ele tem que ser ligado "no lugar" do resistor de 4k7. Tira um e põem outro. Vai lá, faz essa alteração e vai ver como o som vai abrir! Como está ligado o som vai ficar baixo e grave mesmo!

Essa válvula B está estranha. As tensões dela estão muito altas, mas tudo bem. Não é nenhuma coisa alarmante. Ou a B está forte demais ou a A já está fraca. Você comprou novas?

Para simular fontes eu uso o simulador do Duncan's Amps. Eu costumava participar daquele forum, mas foi parando, parando e parou! Ninguém mais posta lá faz uns anos. Veja o link:

http://www.duncanamps.com/software.html

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 16:05:57
Acho que errei ai no desenho, o pino 2 meu é positivo e pino  6 o negativo. Eu peguei o soquete de uma válvula que não ia usar (de um lote que peguei como estudo) e fiz uma ponte. Usei o esquema aqui: http://www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqeb/ppesqebd7/tpeb7/eb7-18.jpg

Acho que eu deixei junto os alternados ai, mas eles entram no meu aqui em 4 e 8 (olhei agora)

Com relação a ela, eu fechei uma tampa e pintei, ai nem dá para conferir, mas como o transformador não tá vibrando e nem o fusível queimou (já passei uns 20minutos tocando), ele não queimou. Acho que tá certo.

Não entendi bem o lance do resistor 4k7. Na verdade desenhei isso colocando minha filha pra dormir e não tava olhando o amp, mas só adicionei as modificações de como estava antes (tanto que ficou o rastro da vetorização do anterior), o layout do link original tava correto? Se não tava, é para fazer como? Fica sem resistor?

Eu entendi que deve ser o contrário.... tipo, inverter. onde o resistor está será o choque e onde é o choque, será o resistor 4k7 e do final do resistor saem as placas. é isso?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 16:21:56
Olá Designer

No original está errado. Você liga o fio do transformador de saída no primeiro capacitor, junto com o choque e o resistor de 220R. O choque vai do primeiro para o segundo capacitor e o resistor de 4K7 vai do segundo para o terceiro.

Eu também não estava olhando o esquema e acabei me confundindo, mas o certo é como descrevi acima.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 16:32:47
Quanto às válvulas comprei no ebay como sendo novas e casadas. Ou danifiquei uma (acho que seriam as duas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era tudo junto), ou fui enrolado. :-[

Estou esperando o ferro esquentar para modificar aqui. Vou medir tudo novamente p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que vai alterar valores. Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 05 de Setembro de 2010, as 16:41:01
Quanto às válvulas comprei no ebay como sendo novas e casadas. Ou danifiquei uma (acho que seriam as duas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era tudo junto), ou fui enrolado. :-[

Estou esperando o ferro esquentar para modificar aqui. Vou medir tudo novamente p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que vai alterar valores. Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?

Todos os testes feitos e ainda por cima vc ter ligado sem carga podem ter avariado a válvula.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 16:55:54
deve ter sido... :-[ Bem , fui alterar tudo e medir... se ficar muito bom o som quando comprar umas 6l6 para o próximo, pego umas 6v6 (que são bem mais baratas no tubes and more).

Vamos aos valores:
pino 3 - 8: 305
pino 4 A: 15.1
pino 4 B : 12.7
Grade A: 261
Grade B: 230

Mensagem Mesclada
Bom, baseado no que eu havia entendido  (Eduardo ou Bossman fiquem à vontade para me corrigir) eu vi que as tensões de placa e grade são relacionadas de forma direta... logo, onde a válvula estava alterada, coloquei um resistor de 68k no lugar da que estava muito alta... resultado surpreendente:

Valor da placa (3-8):315.67
Tensão de catodo: as duas com 12.7 e 12.9
Tensões de grade (estas variaram): 234 e 219...

Pode deixar assim? Será que no datasheet o que devemos sempre observar são as tensões de placa e catodo (não ignorando as grades, mas não ficando muito longe e não passando do valor pode usar). No meu caso a variação deve ser 12.8% para baixo) pode deixar assim?

PS: Estou realmente de cara como um simples resistor em uma das válvulas alteram tudo no sistema inteiro. Sendo assim, vou refazer o layout (desta vez com um mouse de verdade) e colocar os valores igualados tendo como base válvulas perfeitas e deixar observações abaixo para as pessoas que forem montar esse "Super Handmakers SE". A angela que me perdoe, mas acho que esse amp já virou outro e com certeza ficará sem os erros gritantes que ela cometeu...Sinistro! 8) >:( (guitar_player

Mensagem Mesclada
Eduardo, esqueci de dizer... como não tenho o resistor de 220R, tou com 250R 10w como coloquei no desenho. Os valores estão parecendo corretos agora.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 17:18:05
Olá Pessoal

Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?

Que placas? Você vai ligar o terminal do transformador de saída no primeiro capacitor. Daí vem o choque até o segundo capacitor. Você tem 4 capacitores, certo?

Abraços

Eduardo

Mensagem Mesclada
Opa! Parece que agora ficou sintonizado! Pode deixar assim, mas tenha em mente que esta configuração só vale para as válvulas que você tem.

Sem dúvida todas as tensões precisam ser observadas. Os elementos das válvulas não são meros enfeites. Esta configuração em particular é uma das mais complicadas, pois a tensão na G2 é muito diferente da placa. Como não há uma proporcionalidade legal entre a corrente de G2 e os demais parâmetros, é sempre dificil de acertar.

Agora manda o layout da placa para a gente ver como está ligado. Se estiver tudo certo, partimos para o pré!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 17:31:09
Pra desenhar ta complicado... vou tentar explicar aqui, blza?

Errei qnd falei placa... quis dizer grade. Vamos nessa:

Standby> 250R> (CAPACITOR 120uf eTRAFO e CHOQUE juntos)>Capacitor 80uf >depois do choque tem as duas grades em resistores de 68k e 32k e Resistor 4k7> capacitor 25uf > Resistor 22k> Capacitor 25uf... é isso?

Mensagem Mesclada
Quanto aos 4 capacitores, alterei... coloquei como no esquema da angela p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o alemão disse que colocou dois de 22 que era o de 40 que a angela recomendava. No esquema do angela tinham 3 e como mandaram desfazer as modificações para depois ajudar, fiz como o original mandava. Mas já adicionei e agora os catodos estabilizaram em 13.1v  e 13.2v cada qual. Quanto aos valores dos resistores, eu sei que são BEM particulares, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) alguma válvula minha está errada/com problema. Não sei se a maior ou a menor... daqui a uns meses vou saber quando ela alterar novamente. Mas vou colocar a observação no layout final e explicar que temos que chegar aos valores x e y nesta etapa. Ai a pessoa vai ter que testar. Pergunta de leigo e talvez idiota, mas eu não sei... Poderiam haver trimpots nestas áreas (catodo e grades) para um ajuste fino sem precisar estar tirando e colocando resitores?  Isso facilitaria a montagem e regulagem do amp para as outras pessoas que tentam.

PS: Cada vez mais me surpreendo com a quantidade de erros nos estágios (e olhe que nem chegamos no final do processo)... imagine! Adicionando a questão da retificadora, com certeza já temos um outro amp!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 18:02:01
Olá DesignerMX2

Agora está muito bom mesmo!  ;D

Você comentou que tem um enrolamento 3,15+3,15 para os filamentos. Você aterrou o terminal central? Isso costuma reduzir muito o ruído.

Agora que está tudo no lugar certo, fala pra gente como está o som do brinquedo!?!?

Abraços

Edurado


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 18:03:51
Sim, está aterrado! Eu fiz isso com recomendação daqui não lembro de quem, mas foi daqui (acho até que você que me mostrou o vox que tinha o CT dos filamentos aterrando com a alta) ai eu fiz..
Ignorando os estalinhos, o som está muito bom (imagino que com as válvulas casadas isso possa mudar um pouco, pra melhor) mas não sei se sou capaz de distinguir... mas eu quase choro quando ouvi... estou aqui doido pra tirar esses estalinhos (estou evitando ficar usando direto p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esses estalos podem estragar o único pré que tenho na mão) e outro demora pra chegar (já tou contando as horas para marcar um ensaio com uns amigos! Vou ligar para um amigo meu para me ajudar a terminar o case de acrílico (fui cortar mas ele tem a mão mais certa que a minha ... o cara parece que tem régua nos olhos!) o meu ficam umas pequenas curvinhas e tem que lixar muito pra tirar... a caixa eu fiz mas o cabeçote quero mais perfeito! Acho que vou até trocar o adesivo. Só mais uma coisa Eduardo. Ficou uma modificação que eu tinha feito aqui... agora tenho um buraco no painel com o nome live e studio. Posso colocar o resistor de 220k nele para quando acionar o studio ele reduzir o valor de 220k que tem na placa para que o som caia mais, como fiz com relação ao teste dos estalos e o pré? Queria que studio fosse mais baixo (satura mais sem incomodar vizinhos) inclusive posso até treinar tarde da noite

Mensagem Mesclada
Quando ficar pronto vou ver se vou no studio de um amigo meu e peço pra ele gravar e mostrar aqui como ficou o timbre do menino! Se o bixo não fosse tão complicado, usaria 6l6 nele, mas deixa quieto. o toloquinho já ta secando e fedendo menos...mexer nisso só vai feder! até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) SE é "problemático" por si só pelas explicações que me deu e o que entendi!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 05 de Setembro de 2010, as 18:37:30
Olá DesignerMX2

... mas eu quase choro quando ouvi...

Eu sei bem como é esta sensação! Parabéns! Fico feliz por você! (aplaus)

Válvulas casadas não vão fazer a menor diferença neste amplificador. Só faz diferença quando é push-pull. Por isso que não existe válvula de pré casada, embora alguns audiófilos abestalhados insistam que tem. Em SE não se casa ninguém, pois cada válvula trabalha independente da outra. No PP elas trabalham em equipe, como se fosse uma única peça com polaridade dupla. Em transistor você tem NPN e PNP, mas válvula é só NPN. Por isso elas tem que ser casadas!

Ficou uma modificação que eu tinha feito aqui... agora tenho um buraco no painel com o nome live e studio. Posso colocar o resistor de 220k nele para quando acionar o studio ele reduzir o valor de 220k que tem na placa para que o som caia mais, como fiz com relação ao teste dos estalos e o pré?

Quase isso. O resistor de 220K é o resistor de G1 da 6V6 (você falou placa). Este valor não deve ser alterado. O que você pode fazer é colocar um outro entre com o capacitor de .02uF/600 e a conexão das G1. Daí a chave deve por este resistor em curto para Live e deixar no circuito para Studio. Acho que uns 680K vão dar um bom efeito, mas pode mudar um pouco o timbre por conta da capacitância de grade das 6V6. Como você tem duas em paralelo, a capacitância soma. Se fosse em PP elas dividiam. Válvula em paralelo é um saco.

Até dá para alterar para usar uma única 6L6. Pode ser que fique bom. Dei uma olhada na folha de dados da 6L6 e as tensões para SE não são muito diferentes da 6V6. Se você conseguir uma 6L6, pode tirar as duas 6V6 e por uma 6L6 direto no soquete e ligar sem medo. Deve funcionar. Você tem muita folga no transformador de força e de saída. Vai dar uns 11W sem dores de cabeça.

Agora podemos atacar o pré. Primeiro me diga se vai querer manter a ECC85 ou vamos mudar. Daí eu faço a calculeira aqui para determinar o ponto de trabalho.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 05 de Setembro de 2010, as 18:44:15
Tenho uma 6l6 aqui, mas vou preferir deixar ele funcionando 100% aqui. É tão diferente assim essas do pré? Sei que uma é RF e outra de áudio, mas os valores (tirando pinagem e heater) eram tão parecidos (por isso taquei no soquete). Cara, eu preferiria uma 12at7, mas acho que vou levar um mês para tê-las aqui. Tenho que receber salário, pagar contas e ver quanto me sobra... ai vou poder comprar. Se for pouca coisa a diferença no circuito e não te incomodar mais do que já estou fazendo (abusando da paciência) poderia dizer as duas e eu alteraria quando tivesse elas aqui (pretendo pegar duas para uma ficar no mic 200), mas se não for, vamos calcular para a e destino que será uma 12at7 (gostei do som) não sei se foi marca, impressão, condições da válvula, mas gostei dela. queria ter o máximo de clean possível (por isso no começo falei em 12au7) mas para não distanciar tanto do projeto principal, podemos trabalhar com a 12at7.

Boca de forno, tou aqui!

Mensagem Mesclada
Com relação à grade... acho que me acostumei a qualquer coisa nas carreiras jogar a culpa para as placas heeh.. tomara que sejam a prova de balas, mas era a grade mesmo. Tinha me enganado. Um valor de 220k daria diferença (diminuiria o volume) e manteria o timbre mais próximo do real (do que se fosse em 680k)? Se muda tanto o timbre, existe algum controle que o pessoal coloca nesta área?

Mensagem Mesclada
:o :-\ )>| Eduardo, como estou na  "secura" termo bem nordestino para viciado sem drogas, eu fui ligar o amp agora para tocar mais um pouco.... resultado, o zumbido de 60 Hz diminuiu, mas pelo dia fica maior (deve ser a rede da casa/ área que uso é a varanda). Não há um jeito de estabilizar isto? Sei que entramos em condições perfeitas e tal, aterramento e etc... mas num palco, nunca teremos um terceiro pino na tomada e se tiver, não será aterrado! Coloquei em um post aqui um "removerdor de 60hz" mas com certeza iso mexe no som! Será que não tem meios de minimizar, já que quando eu usava a 5u4g eu ouvia apenas 10% do que escuto com os diodos (pelo menos essa era a impressão). Falam por ai que diodos de silício são mais silenciosos e seguros... seguros blza, mas silenciosos não achei nem perto! (hdbngr


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 06 de Setembro de 2010, as 08:18:59
Olá DesignerMX2

Ruído é o segredo do amplificador bem projetado e construído. Você pode ter um amplificador com distorção de 3% sendo contado como Hi-Fi e um com distorção de 0,01% na categoria lixo. Tudo por causa do ruído. O ouvido humano normal (o pessoal do ouvido absoluto que me dê um tempo) não detecta sons fora da faixa dos 20Hz aos 20kHz nem percebe distorção menor que 5%. O meu ouvido pega de 40Hz a 17kHz. Já medi. Se cancelar ruído fosse fácil, todo mundo fazia Hi-Fi.

Em som não dá para sujar e depois limpar. Tem que manter limpo sempre. O segredo é detectar de onde o ruído vem e ir resolvendo até ficar limpo. Se com a 5U4 que você tem já ficava melhor, volte a válvula! É só tirar o resistor de entrada e construir a ponte mista. Se quizer tentar isso você deve ligar fios do transformador nos pinos 4 e 6 do soquete. Os pinos 2 e 8 são o filamento de 5V. Você tira o positivo pelo pino 8. Dai liga dois diodos de silício um do pino 5 ao 4 e outro do 5 ao 6. Você dira o negativo pelo pino 5. Fica muito bom! Diodos de silício são um lixo quando se trata de barulho. No livro do M Jonnes ele manda usar uns capacitores em paralelo com os diodos para cortar os transientes. Para ele adianta, pois ele retifica e regula a tensão no filamento das válvulas de pré. Daí mata qualquer transiente. Eu tentei os capacitores sem sucesso. O negócio é usar válvula ou regular a tensão no pré.

Para a 12AT7 não precisa calcular nada. Tem os valores tabelados no RC-30 da RCA. Você pode comprar uma cópia no Tubes and More ou baixar da Internet em PDF. Eu baixei, imprimi e encadernei em capa dura. Só depois que vi para vender!

Se for querer brincar um pouco mais com a ECC85, vai precisar calcular direito. É uma válvula com uma linearidade pobre para a aplicação. Talvez não valha o esforço.

Agora que seu amplificador está começando a te dar alegria em lugar de cabelos brnacos, Vamos ver este pré. Aterre as grades dos triodos, uma por vez para ver qual deles está gerando o ruído. Pode ser que os próprios potenciômetros estejam gerando ruído, mas só dá para saber testando. Você já conhece o procedimento. Pesquise e conte o que encontrou.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 06 de Setembro de 2010, as 09:12:46
Com relação ao amp, está me dando alegria sim (só agora), mas com relação ao ruído, acho que vou colocar a retificadora sim (eu nem percebia que tinha os 60Hz quando começava a tocar) só o maldito estalo, mas vou ter que procurar uma que funcione com 6,3, pois não tenho 5v saindo do transformador e pela lei de ohm o valor do resistor com certeza não vou achar aqui, nem tão baixo como vou precisar, nem tão potente, já que vai precisar de mais de 10w e aqui o máximo que achei a pau e pedra foi de 10w. Quanto ao pot de volume, comprei junto com as peças no Tubesandmore. Achei que importado seria melhor, mas não vi grandes diferenças... deve ser a mesma fábrica chinesa _. Ele não está fechando totalmente o circuito. Peguei um de 2M pensando em ter mais controle do volume, mas acho que foi errado isso. Vou desfazer ele hoje. Ou então tem algum erro no pré para não deixar zerar o volume (aposto mais no pot). O volume fica muito baixo, muito baixo mesmo! Mas não zera.

Vou correr atrás do material e procurar ver o lance da 12at7. Mas mesmo com a 12ax7, posso te assegurar que haviam estes estalinhos. Deve ser algo no pré mesmo. Nem retificando os heaters eu consegui eliminar.

Mensagem Mesclada
Só para ver se pensei correto... o primeiro estágio da válvula de pré, apenas excita o som que vem da guitarra, correto? não adianta eu aterrar o pino 7 logo então, o certo era eu aterrar o pino 2 primeiro e ver se o segundo estágio está amplificando ruiído. Se estiver, o problema pode ser o primeiro + o segundo... senão, é apenas o primeiro, sendo que se for o primeiro e o segundo, devo resolver qual primeiro o segundo que vai me mostrar se sumiu ou o primeiro que vai ser amplificado em seguida?

Mensagem Mesclada
Ah, o pino 6 ao terra está com 100v será que está alto? vejo por ai em média 85v

Mensagem Mesclada
Quanto aos estágios, acabo de testar. Anulando o primeiro... o estalo continua. Achei mais baixo o estalo. Será que a alimentação nas válvulas está dando estalo nos dois estágios? Os 60Hz tmb caíram uns 95% (agora deve ser a culpa do primeiro estágio-pinos um dois e 3).Correto?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 06 de Setembro de 2010, as 17:03:02
Olá DesignerMX2

Bom saber que agora seu projeto tornou-se fonte de alegria. Essa deveria ter sido a situação desde o começo, mas enfim...

O resistor para ligar a 5U4 nem é tão grande assim, mas não é possível fazer isso porque ela é de aquecimento direto. Como o enrolamento de 6,3V está aterrado, isso significa curto circuito dos bons!

Existem retificadoras para 6,3V, como a 6X5, EZ81, EZ90 e outras. Qualquer uma dessas pode dar conta do seu amplificador, mas tem um porem. Essas válvulas foram feitas para serem ligadas junto com as demais no enrolamento de 6,3V, mas eu já tive problemas com isso. É comum haver fuga de corrente no catodo dessas retificadoras, e daí o aparelho entra em curto circuito. Por isso é bom ter um enrolamento separado para elas. Sendo assim, sua melhor opção é comprar um pequeno transformador de 5V por 3A e ligar sua 5U4. Pode usar 6V 3A com um resistor de 0,33R em série. Ele vai dissipar apenas 3W.

Você não pode ir alterando os potenciômetros no palpite, da mesma forma que não pode chutar resistores. Esses componentes são calculados e para os de resistência mais alta, é comum que não fechem totalmente. Os potenciômetros importados, principalmente da Alps e da Alpha, são os melhores a se usar. Os baratinhos raspam, picam, falham e dão ruído.

Os estágios do amplificador são contados da entrada para a saída. Assim o primeiro estágio recebe o sinal da guitarra e manda para o equalizador. O segundo compensa a perda e manda para as 6V6. Ao fazer um reparo, você trabalha do fim para o começo sempre. Assim pode ver na saída o que está chegando. Por isso primeiro acertamos o Power. Depois acertamos a fonte. Se a fonte for ruim, não tem como o amplificador ser silencioso.

O que você deve fazer agora é anular o segundo estágio do pré. Aterrando o pino 7 da ECC85. É bom lembrar que o pino 9 é a blindagem interna da válvula e deve ser mantido aterrado. A ECC85 tem blindagem interna e se for deixada aberta, pode introduzir ruído.

Se aterrando os pinos 7 e 9 o ruído continuar, quero que você desconecte o filamento e aqueça a válvula com 4 pilhas grandes. Se o ruído parar, então saberemos que vem do filamento. Se não teremos que achar outra causa.

Você pode argumentar que já tentou retificar a tensão de filamento e não adiantou. Não adianta mesmo. Retificador de estado sólido é barulhento. Tem que retificar e regular! Por isso quero que use pilhar (novas).

Aguardo seu post com os resultados.

Abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 06 de Setembro de 2010, as 17:17:27
Como o Jack Stripador, vamos por partes aqui:

* Você falou em fulga da retificadora e prejudicando as outras válvulas (apenas para eu saber se estou indo bem no raciocínio). Não poderia usar neste caso uns diodos zenners n? Será que ainda assim prejudicaria (por alguma outra razão)? Essa é só por dúvida mesmo, mas pretendo colocar um outro transformador menor e mais barato inclusive.

* Quanto ao pino 9, ele já estava aterrado (eu modifiquei a fiação no soquete quando fui colocar fio blindade - muito caro por sinal... paguei 5 reais por metro eheh).
Vou fazer os testes, mas queria saber se n pode ser pilhas recarregáveis (1,2v) assim, posso colocar 5 para ter 6v ou apenas 4 da outra, para não passar muito o valor, correto? qual pilha você fala... aquela gigante parecendo cartucho de escopeta do filme os mercenários, onde a bala era explosiva e caberia em uma mão de adulto? ou apenas aquelas tipo AA, lembrando que é apenas uma válvula no pré, blza? Tem carregadores de celular que segundo diz a lenda (agora sei que vai dizer para não acreditar em tudo que me dizem eheh) que é muito estabilizada. Será que não poderia ser uma destas ou bateria de celular (que usaria menos espaço) e tem mais amperagem.

Voltando ao raciocínio da forma que vi ai... se for os filamentos, não seria o caso de testar eles inicialmente não, já que ainda fazem parte da fonte, ou o raciocínio não se aplica assim no caso do pré? (estou perguntando estas coisas para entender bem o processo e não cometer mais os mesmos erros).

Com relação ao amp, estou tão feliz com este pequenino que estou cuidadosamente estudando aquele livro e procurando um modelo de 50w legal para montar e fazendo orçamento de material para montagem. Vou montar o pré, power e fonte em placas separadas para estudar melhor.
Achei ele neste link : http://backfromthesixties.co.uk/Vox_AC50.aspx e bem detalhado (fica a dica para o pesoal ai)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 06 de Setembro de 2010, as 19:08:36
Olá DesignerMX2

* Você falou em fulga da retificadora e prejudicando as outras válvulas (apenas para eu saber se estou indo bem no raciocínio). Não poderia usar neste caso uns diodos zenners n? Será que ainda assim prejudicaria (por alguma outra razão)?

Não imagino como um zenner poderia evitar que a retificadora desse curto entre o catodo e o filamento. Como pode um guarda-chuva evitar que o pneu fure? Nada haver! Estou relatando um problema que eu tive com uma EZ90 e me custou um transformador de força. Depois disso sempre deixei o filamento da retificadora separado das outras.

Vou fazer os testes, mas queria saber se n pode ser pilhas recarregáveis (1,2v) assim, posso colocar 5 para ter 6v ou apenas 4 da outra, para não passar muito o valor, correto?

Compre quatro pilhas alcalinas grandes daquelas de farolete. Você não vai usar isso como alimentação permanente. É só para o teste. Depois você usa as pilhas numa lanterna ou dá para uma criança por no carrinho de brinquedo.

Eu quero separar as partes o maximo possível. Você vai deixar o segundo estágio com a grade aterrada e alimentar o filamento da ECC85 com pilhas. Se o ruído parar, então está no filamento. Se continuar, então está no circuito de placa. Este é o raciocínio! ;)

Se a placa estiver limpa, então é só retificar o filamento e regular com um 7806. Fica 100% limpo, mas não adianta investir num regulador se não tiver certeza de onde vem o ruído.

Belo projeto esse do Vox AC50! Gostei de ver o inversor em gangorra! Um circuito muito bom mesmo!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 06 de Setembro de 2010, as 19:28:33
Quanto ao zenner, eu pensei que a fulga tinha prejudicado as outras válvulas, não o transformador. Meu raciocínio foi que a valvula retificadora estava com sua voltagem "vazando" pelo filamento e que tinha ido para as outras válvulas. Por isso falei do zenner... p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) n iria para as outras válvulas, mas acho que entendi errado. Foi mal!
Neste caso acho que mesmo sozinha poderia estragar o transformador... não todo, mas estragaria, n? seria o melhor então ter um transformador de 5v e 3A separado sempre.

Quanto à bateria, imaginei que fosse para testar mesmo, mas não sabia que elas aguentariam o aquecimento das válvulas e ainda o teste que pode levar mais um tempinho.

Bom, eu testei aterrando o pino 7 e o ruído sumiu, mas apenas aterrando o 7, acho que meu raciocínio foi meio que de uma loira! se a etapa A amplifica (só exemplo)... 10% (valor em relação ao processo final) e passa para a B mais 10% em cima dos 10% da etapa A (ou seja, 100% de pré 10x10), mas apenas 20% do amp (sei que n é isso, mas é apenas para entender minha linha de raciocínio)...se eu anular o A, eu vou ter 10% indo em direção ao C que vai aumentar 80% do total... mas se eu cancelar o B, eu n estaria retirando totalmente os 20% ficando apenas com o power, já que o A sempre passa pelo B?

Bom, mesmo assim só queria entender como tá sendo feito o teste e funcionamento das etapas, mas fiz como você mandou... quando aterrei o primeiro, ele continuou com os estalos baixinhos, mas quando aterrei o segundo não tinha estalos, mas dava pra ouvir um pouco de zumbido (muito baixo mesmo e de 60Hz), tentando criar uma explicação lógica em minha cabecinha, se essa "amplificação" for do pré... então acho que a melhor maneira seria se uma parte da amplificação fosse para o estágio B e outra parte para o power (estágio C). Caso contrário fiquei meio confuso.... Será que consegui me expressar? :-[ :( )>|


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 06 de Setembro de 2010, as 20:25:23


Belo projeto esse do Vox AC50! Gostei de ver o inversor em gangorra! Um circuito muito bom mesmo! (2)



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 06 de Setembro de 2010, as 20:48:15
Depois do que estou aprendendo com vocês e com o livro que eduardo postou indicação, estou ficando mais seletivo. Ví vários projetos, mas achei este interessante e postei aqui. Queria saber se não há no forum um local para links interessantes ou biblioteca de informações... acho que os links que estamos colocando neste post estão agregando muito aos internautas que aqui procuram ajuda.

Mensagem Mesclada
Completando o  que escrevi (relendo acho que pode não ter ficado muito claro):

"mas quando aterrei o segundo não tinha estalos, mas dava pra ouvir um pouco de zumbido (muito baixo mesmo e de 60Hz), tentando criar uma explicação lógica em minha cabecinha, se essa "amplificação" for do pré... então acho que a melhor maneira seria se uma parte da amplificação fosse para o estágio B e outra parte para o power (estágio C). "

Quiz dizer que: Se eu escutava um zumbido extremamente baixo (nada parecido com o que testamos na etapa de power) então significa que o estágio A também fornece um pouco para o estágio C (o power), do contrário, se obrigatoriamente passasse pelo B todo o sinal, eu não ouviria nada (que foi o que aconteceu naquele teste do power). Ou seja... pelo que ouvi, meu raciocínio foi dizer que A está para B e C assim como B está para C... ou seja... a etapa A vai para a etapa B e para a C e a etapa B vai para a C


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 07 de Setembro de 2010, as 08:38:21
Olá DesignerMX2

Não entendi o que você postou. Primeiramente você precisa ater-se a uma nomenclatura única. Hora você chama de estágio A depois estagio 1 e o seu sinal fica fazendo ziguezague nessas etapas.

Sobre a retificadora, acho que você está confuso sobre a função de um diodo zenner, pois não faz sentido o que você está dizendo. Veja, estou falando de um caso específico de uma válvula retificadora EZ90 que tem filamento para 6,3V. Esta válvula apresentou um defeito que foi curto circuito entre o catodo e o filamento. Isso jamais aconteceria com uma 5U4, pois ela não liga em 6,3V e nem tem catodo! O que eu recomendo é que o filamento de uma retificadora seja ligado sempre em um enrolamento separado no mesmo transformador. Não precisa ser um transformador separado. Quando aquela válvula entrou em curto circuito, jogou o +B direto no filamento. Como o enrolamento dos filamentos de 6,3V fica aterrado, o transformador entrou em curto através da válvula. As outras válvulas nem ficaram sabendo do problema! O aparelho era um protótipo e eu não havia posto fusível! Com isso passei a fazer aparelhos mais robustos e imunes a defeitos na retificadora. Estou até com vontade de escrever um post apenas sobre válvulas retificadoras, pois acredito que o pessoal não saiba bem como elas funcionam nem como determinar capacitor máximo, etc.

O amplificador funciona como uma seqüência de pequenos amplificadores interligados. No seu caso são 3 estágios. O primeiro estágio é o primeiro triodo da ECC85 que fica nos pinos 1, 2 e 3. O segundo estágio é o que fica nos pinos 6, 7 e 8. O terceiro estágio é formado pelas duas 6V6. O sinal entra no estágio 1, é amplificado, passa pelo filtro equalizador que tem perdas, entra no estágio 2 e é novamente amplificado e então segue para o estágio 3 que entrega para o transformador de saída.

O que estamos fazendo é tentar descobrir qual estágio gera o ruído. Quando você aterrou a grade de controle das 6V6, cortou os estágios 1 e 2, deixando apenas o 3. Com isso descobrimos que o ruído não estava no estágio 3. Quando você aterrou o pino 7 da ECC88 cortou o estágio 1, deixando apenas 2 e 3. Ao que parece eles estão limpos.

Um pouco de 60Hz agora não é algo que me preocupe. Isso nós vamos atacar mais tarde. Primeiro vamos resolver o ruído maior.

Estou assumindo que você ainda não fez o teste com as pilhas. Veja que você só vai ligar a ECC88 nas pilhas. As 6V6 ficam na força mesmo. A ECC85 consome um pouco mais que uma lâmpada de lanterna. Quatro pilhas alcalinas grandes podem manter o aquecimento por tempo suficiente.

Por favor, procure descrever melhor o que faz no amplificador, reportando todos os detalhes. Coisas pequenas podem causar grandes dores de cabeça. Eu costumo escrever tudo no Word e depois colo no fórum, assim dá para ler e editar com calma. Você aterrou o pino 7 da ECC85 com os filamentos em AC e isso matou os estalos, certo?

Aguardo seu post para continuarmos.

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 07 de Setembro de 2010, as 10:10:17
"Estou até com vontade de escrever um post apenas sobre válvulas retificadoras, pois acredito que o pessoal não saiba bem como elas funcionam nem como determinar capacitor máximo, etc."

Acho que seria importante se fizesse sim, estou conhecendo válvulas agora e vejo que são de uma diferença enorme (não em resultados diretos, já que retificar vai sempre retificar), mas em como elas trabalham. Com certeza vou ler, assim como já li o de carga fantasma!

Com relação ao aterramento, foi feito isso sim. Os filamentos estão em AC e eu aterrei o pino 7 da ecc85 e os estalos sumiram! Vou comprar agora as pilhas para fazer o teste. Você quer que eu teste uma variável por vez ou desta vez serão os dois juntos? Tipo coloco as pilhas e ligo ele pra ver ou já aterro e ligo com ele aterrado?

Mensagem Mesclada
Bem, peguei aqui as piilhas de mercurio que vem nos brinquedos de minha filha e soldei em série para fazer o teste. A bixinha ficou olhando pra mim como quem tirou o doce dela ehe... mas compro outras depois (tá tudo fechado aqui).

Bem, as pilhas ficaram um pouco quentes, talvez p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu n tenha soldado (n brinco com mercúrio) e coloquei o fio e passei um durex de uma extremidade e de outra assim fiquei com as pilhas com fios e só liguei as 4 em série , mas deu para testar e para minha surpresa, os estalos também pararam. Mas não entendi o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) dois fatores distintos fizeram o mesmo problema parar (e testei um de cada vez). Os 60Hz ficaram longe desta vez. Ficou muito bom. Dava para perceber que existiam, mas muito pouco.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 07 de Setembro de 2010, as 10:32:29
Olá Designer MX2

O teste das pilhas é sem nenhum aterramento. Quero que você ligue como se fosse usa-lo. Mas antes das pilhas podemos fazer mais um teste. Quero que você aterre o terminal central do contole de tom. Ligue o amplificador e mova os controles. Se houver estalos, então a causa são os controles, se não o culpado é o triodo do primeiro estágio.

Deve ser cansativo para você ir soldando e dessoldando fios para aterrar os pontos. Eu tenho na oficina uma porção de fios com garras jacaré nas duas pontas justamente para fazer esses aterramentos de forma rápida.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 07 de Setembro de 2010, as 10:50:40
Aterrei e não tinha estalo e ficou super limpo o som! Primeiro estágio?

Mensagem Mesclada
Mas se fosse a válvula, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando aterrei o pino dois ficaram estalos bem fracos? Não seria algo no potenciômetro de tom não?

Mensagem Mesclada
Eu tenho garras aqui tmb... mas nas pilhas não rolava.... elas n seguram ou eu n sei um jeito de fazer isso _ Eu criei logo no início um monte de pares com jacarés vermelhos e pretos apenas para fazer esse tipo de coisa. Não sabia se iria funcionar e testava sempre com isso para não ficar prendendo resistores nos turrents e etc.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 07 de Setembro de 2010, as 10:59:20
Olá DesignerMX2

Parabéns! Você achou a causa dos seus estalos. Eles são causados pelo transiente dos diodos da fonte, que refletem de volta no transformador e entram pelo filamento da ECC85 no primeiro estágio do amplificador. A solução agora é clara. Você deve alimentar o filamento da ECC85 com uma fonte de força desacoplada. Você tem algumas opções para fazer isso. Vamos elencar suas opções de fontes desacopladas:

1-Pilhas! Você ja viu que funciona! Tente tocar um pouco com as pilhas para sentir o gosto!

2-Alimentar com um outro transformador de 6V regulado. Agora sim você pode ir atraz de um desses transformadores para celular ou similares, mas veja que tenha corrente de pelo menos 500mA.

3-Retificar e regular a tensão de filamento para a ECC85 a partir dos 6,3V que você já tem. Você pode manter as 6V6 em AC mesmo e usar DC apenas para a ECC85 e futura 12AT7. Assim o regulador fica mais fácil de construir.

Aterrar o pino 2 da válvula corta apenas o plug da guitarra! O triodo do primeiro estágio ainda está lá. Pode até tentar aterrar o pino central do controle de tom. Vai ficar limpo também! Lembre que quando você aterra um ponto corta o que está atraz!

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 07 de Setembro de 2010, as 11:20:40
Bem, deve ser isso mesmo... mas não sei bem o que são os transientes que você fala... teria como ajudar a entender mais o processo?

Mensagem Mesclada
Seriam picos de tensão? Bom, sei que já me mostrei grato (acredito que tenha dado para perceber), mas acho que a melhor coisa que existe em qualquer área que o ser humano atue, é no mínimo seu reconhecimento... Desta forma, estou agradecendo a todos vocês, especialmente ao Eduardo pelas explicações claras e pacientes e pela ajuda a resolver o problema. Financeiramente não tenho como reconhecer (torce para eu ganhar na sena que mando um presente bom), mas estarei colocando aqui como ficou o esquema final (após construir um regulador) e colocarei os agradecimentos dentro da imagem.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) a todos vocês!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 07 de Setembro de 2010, as 14:44:21
Bem, deve ser isso mesmo... mas não sei bem o que são os transientes que você fala... teria como ajudar a entender mais o processo?

Mensagem Mesclada
Seriam picos de tensão? Bom, sei que já me mostrei grato (acredito que tenha dado para perceber), mas acho que a melhor coisa que existe em qualquer área que o ser humano atue, é no mínimo seu reconhecimento... Desta forma, estou agradecendo a todos vocês, especialmente ao Eduardo pelas explicações claras e pacientes e pela ajuda a resolver o problema. Financeiramente não tenho como reconhecer (torce para eu ganhar na sena que mando um presente bom), mas estarei colocando aqui como ficou o esquema final (após construir um regulador) e colocarei os agradecimentos dentro da imagem.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) a todos vocês!

E trate de postar fotos e sons desse bicho ai! Se não vc será pego pela maldição das formigas do Administrador do site  :D


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 07 de Setembro de 2010, as 19:02:07
_ com certeza! vou ver um meio de gravar e esperar a mulher chegar para tirar as fotos!

O layout vou demorar um pouco para fazer (semana de trabalho complicada) mas prometo que colocarei aqui sim! (guitar_player agora é som na caixa!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 07 de Setembro de 2010, as 19:38:17
Olá Pessoal

Vou tentar explicar o que é transiente de uma forma curta. Transiente de tensão ou corrente é algo que ocorre sempre que o equilíbrio do circuito é perturbado. No caso dos diodos ele ocorre sempre que há o ligamento e desligamento da corrente pelo curto período de tempo que este estiver conduzindo. Quando a tensão no enrolamento do transformador estiver menor que a tensão no capacitor de entrada, não há corrente. Quando a tensão for maior o suficiente para promover o chaveamento do diodo, a corrente sobe praticamente para o valor máximo permitido pelo transformador, que vê o capacitor de entrada parcialmente descarregado como um curto circuito. Quando a tensão cai abaixo do valor de chaveamento, o diodo desliga e a corrente é zerada. Só haverá corrente novamente no próximo semiciclo e em um valor bem alto.

Então você tem curto circuitos ocorrendo na saída do transformador 120 vezes por segundo num retificador de onda completa e 60 vezes por segundo num retificador de meia onda. Cada vez que um desses picos ocorre no enrolamento de alta tensão, forma-se um vale na senoide do enrolamento de 6,3V. Como os dois enrolamentos compartilham o mesmo campo magnético, de potência finita, cada surto de corrente em um causa um vale no outro.

Por isso que retificar simplesmente a tensão no filamento não ajuda. Você vai gerar mais um transiente que vai somar com o que já existia. A saída é partir para uma fonte não lienar. Regulando a saída do retificador de filamentos você corta os transientes de forma eletrônica.

Seria uma boa idéia você conferir como está o estado da sua ponte retificadora a essa altura do campeonato. Só para garantir que todos os diodos estão bons e que a ligação está correta. Aquele desenho que você postou antes mostra ligações erradas. Não sei se está daquele jeito ou se você desenhou errado.

Não tem nada para agradecer. Quem teve paciência nessa história toda foi você! Está funcionando porque você foi persistente mesmo quando eu disse para desistir! Esta "aventura" deve ter matado um monte de mitos na sua cabeça. E nas palavras do grande Orson Wells: "Do not belive every thing you listen from the radio!" (Atualize rádio para internet!)

Grande abraço!

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 07 de Setembro de 2010, as 21:19:30
Agora vem uma dúvida meio cruel. Entendi como ocorre um estado transiente numa fonte, mas vi que alguns aparelhos de medição (e incrivelmente uma máquina de lavar pratos) tem uma blindagem feita com um fio e que é aterrada. Se usar esta blindagem no enrolamento do filamento, teoricamente essa situação se anularia, ou não teria nada haver e não daria resultado algum além de um transformador em média 15% mais caro que sem ele? Acho que agente poderia "aperfeiçoar" algumas coisas nesses valvulados . Vi num site (não lembro qual) que um cara criou uma placa e tinha uma rom com a programação em C#, sendo que ela ficava monitorando a temperatura das válvulas, armava o B+ sozinho por um relê 30 segundos após ligar a chave principal, avisava quando a válvula não tivesse dentro de uma faixa de rendimento, ou seja, hora de trocar... etc). A fonte vi que tem aqui no forum, mas o resto pode ser modificado... Acho que da pra fazer um super valvulado e que não sairia muito caro, não como se ele estivesse sendo fabricado e superfaturado!

Outra dúvida. É muito comum esses transientes ou eu que sou azarado e os dois transformadores que testei mostravam a mesma coisa?

Mensagem Mesclada
Quanto a minha retificadora, foi erro no desenho... vou dizer como ela está (estou com ela aqui na mão).

olhando pelos pinos (para você saber como está)

P1 = negativo
P2 = #
P3 = Entrada alternada
P4 = #
P5 = Positivo
P6 = #
P7 = Entrada Alternada
P 8 = sem pino

Esta é a visão do socket fêmia / olhando fundo da retificadora.

Na ponte temos dois diodos positivos no pino 5 , pino 7 - negativo e positivo, pino 1 dois negativos e pino 3 o positivo e negativo.

Com certeza eu desenhei errado! vou fechar a tampa da retificadora e colocar de volta.


Mensagem Mesclada
Outra coisa... eu tava pensando... o varistor não é responsável não só por filtrar esses picos (que agora que conheci como transientes), como para proteger o sistema? lembro que ele é uma função em relação a uma aplicação e evita inclusive que ru''idos se espalhem na mesma rede! Seria errado pensar dessa forma ou  não é errado e não adiantaria muito. Se funcionasse, onde entrariam os varistores (além de ser após o fusível da rede) onde teria outro? Fazer uma fonte regulada não era pra agora e não acho nenhuma pronta  >;(


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 08:12:13
Olá DesignerMX2

Não precisa de tudo isso! Eu tenho um home theater 100% valvulado que contruí usando apenas componentes que existiam em 1955. Não tem silício nele. A diferença entre ligado e desligado se nota apenas pela luz das válvulas. Totalmente silencioso ser ter que retificar filamento nem estabilizar fonte. É tudo uma questão de como você projeta e constroe.

Sim, todo retificador gera transientes. O problema é que seu transformador de força não é parrudo o suficiente para dar conta deles e por isso ele reflete do enrolamento de 6,3V. Eu tenho amplificadores com retificação por diodo de silício que não apresentam esses problemas. O seu ficou assim grave por uma sequência de escolhas infelizes. Primeiro o transformador de força. É descente, mas não deve ser dos melhores. Segundo você trocou a 5U4 por diodos sem se preocupar com mais nada. Terceiro, a ECC85 não tem filamento em espiral ou outra coisa para evitar que ruídos de filamento passem para o catodo. Quarto, provavelmente você não colocou um capacitor bom no catodo do primeiro estágio. Isso também ajuda a cortar ruído de filamento.

Não precisa coisas mirabolantes para que um valvulado fique silencioso. Basta fazer direito, com um projeto bom e componentes bons.

Varistores são uma boa idéia, se você conseguir achar no mercado um que se adeqüe ao seu progeto. Ele entra no lugar do resistor de 220R do retificador.

Você mandou fazer seu transformador sem blindagem eletrostática?!?! Isso é o que se chama de economia da porcaria! O que você acha de comprar um carro sem parachoques? Fica mais barato! Sem sinto de segurança fica mais barato também! Afinal de contas, não está nos seus planos sair por aí batendo o carro, não é mesmo! Se você não tem intenção de bater, para que essas coisas?

A blindagem eletrostática dos transformadores é uma segurança. Não blinda coisa alguma, mas se ouver um problema no primário, evira que a tensão da rede chegue ao secundário e te dê um belo choque. Aterramento é coisa séria! Quem corta o terceiro pino da tomada deveira também andar sem sinto de segurança e não tomar vacina alguma. Seria coerente ao menos.

De todos os amplificadores que eu montei e consertei nesses anos de prática, descobri que a grande fonte de ruído são as válvulas de pré. Acerte no pré e você terá começado bem.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 08 de Setembro de 2010, as 10:41:48
Que belo tópico. Tinha tudo para sofrer uma cortada lá no começo ou ser ignorado. Mas quem venceu foi o Designer, que provou que não queria uma receita de bolo e sim aprender o espírito da coisa. Isso eu admiro. É um exemplo de principiante. Já o Eduardo dá o exemplo de que nenhuma linha de explicação é "jogada fora" quando o ouvinte quer ouvir.

Parabéns a esses camaradas que enriquecem o fórum.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 08 de Setembro de 2010, as 12:07:18
Oi Eduardo, deixa eu explicar bem como foi. Com relação ao transformador, eu não sabia que precisava de blindagem (só perguntei depois ao cara se ele fazia e ele disse que sim e que ficaria 15% a mais) se eu soubesse antes eu tinha mandado ele colocar de certeza. ficaria apenas 15 reais a mais e não me mataria com certeza. Quanto ao capacitor do primeiro estágio, comprei uns importados http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/moreinfo@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?item=C-AUD022-600, um outro deste http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/moreinfo@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?item=C-MD022-630, e este http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/moreinfo@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?item=C-SA25-25

Foram estes os capacitores usados.

Mas as outras 3 coisas foi por pura ignorância no assunto (inclusive o transformador, já que o cara fazia só para valvulados, achei que ele ia mandar o ideal).

Mas agora sabendo que é complicado, vou pedir nos próximos para ele sempre fazer assim.

Com relação ao livro, eu fiquei curioso (confesso ) e fui para a etapa de pré. Logo no começo não entendi. Ele usa dois leds (um em cada triodo) e ainda diz que isso evita distorções. não entendi muito bem. Por que seria?

MAOLI:

Realmente o meu problema foi a falta do conhecimento. Se eu tivesse lido antes este livro, com certeza seria outra coisa ou nem seria o caso deste post. Até porquê nem esse projeto eu escolheria. Quando eu era pequeno era obrigado a decorar várias coisas mas logo depois de um tempo eu esquecia, até que um dia tive um  professor na escola que me fez gostar de matemática apenas pelo jeito que ele explicava... ele n me ensinava que 2 elevado a zero era igual a um, mas sim que isso é uma síntese de que são dois números de mesma base que se dividem, ou seja, dois elevado a um dividido por dois elevado a um é repetir a base e subtrair os expoentes. Ou seja, vai dar um! depois de ver coisas simples como estas me fazendo compreender o processo e não apenas entender que ele aconteceu. Isso me criou um novo conceito de vida e desde então insisto em saber o que houve para que não cometa o mesmo erro no futuro.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 15:20:26
Olá DesignerMX2

Eu me expressei mal. Quando disse “bons” capacitores quis dizer um capacitor de desacoplamento de catodo de valor grande. De fato 25uF para desacoplar aquele triodo está pequeno. Para uma 12AX7 que tem transcondutância de 1,25mA/V ele até passa, mas para a ECC85 com 6mA/V precisa pelo menos 150uF Eu poria logo uns 220uF para desacoplar o catodo. Isso deve diminuir a sensibilidade do catodo a ruídos de filamento. Talvez nem precise estabilizar!

A técnica do Morgan Jones é construir amplificadores híbridos. Ele usa bastante silício no projeto. Acertar o bias das válvulas de pré é uma coisa que requer certo cuidado. Um resistor dá conta do recado, mas apresenta a mesma resistência para a corrente contínua e alternada. Por isso é preciso colocar um capacitor em paralelo para deixar a componente alternada passar. Calcular o valor deste capacitor dá trabalho e existe uma crítica a se usar eletrolíticos no canal de áudio.

A postura de Morgan Jones é usar a queda de tensão de um LED para fazer o bias. O LED tem uma queda de 1,48V que varia muito pouco com a corrente. Com isso um pequeno capacitor de 0,1uF é suficiente para desacoplar. Eu testei esse circuito com o LED. Fica bom, mas precisa de um capacitor pois alguns LEDs são barulhentos. Você pode tentar esta solução no seu amplificador. Tire o resistor de catodo e substitua por um LED em paralelo com um capacitor de pelo menos 0,1uF.

Ele fala de usar LEDs de cores diferentes para obter outras tensões, mas os que eu testei aqui dão sempre 1,48V independentemente da cor.

Sobre enrolar transformadores, estamos enrolados. A maior parte das pessoas que enrolam transformadores e motores em nosso país têm pouco mais que a quarta série do primário. Aprendem a enrolar transformadores de força em algum curso rápido, ou na prática mesmo sem qualquer teoria, e saem por aí dizendo que sabem tudo.

Você pode pedir para esses profissionais para enrolar um transformador para algum aparelho bruto, mas para eletrônicos a história é outra. Você pediu um enrolamento de 300V por 150mA. Então seu fabricante fez a conta 300*.15=45VA! Ótimo! Seu enrolamento vai consumir 45VA do campo magnético do primário. Seria perfeito se a carga fosse resistiva.

Como você vai passar por um retificador, a tensão sobe depois do capacitor para 424V por 150mA. Então agora temos 424*0.15=63VA. E criou-se energia! Não existe mágica, senhores! O enrolamento que vai ser retificado precisa ser calculado com 41% mais VAs que um enrolamento normal para uso em AC. E isso vale para qualquer retificador que se use. A transformação de corrente contínua em alternada não pode criar energia.

Daí alguém ensina esses profissionais a converter impedância em tensão para poder calcular a relação de espira e preto! Magicamente nosso artesão passa a enrolar transformadores de saída para áudio!

Eu conheço duas empresas no Brasil que enrolam direito. A Líder em São Paulo é ótima para transformadores de força. Também fazem áudio, mas o forte é força. No Rio tem a Lynx que faz ótimos transformadores de áudio. Os de força deixam um pouco a desejar. Hoje eu estou pegando tudo a Líder, embora ache os de áudio da Lynx melhores. Faço isso por dois fatores. Primeiro que a Lynx demora muito para entregar. Segundo que o Serra criou essa coisa ridícula de substituição tributária e sempre que compro algo fora do estado tenho que recolher o ICMS devido. Esse Gênio das finanças criou uma barreira alfandegária entre os estados brasileiros! Enquanto a Europa cria o Euro para tirar as alfândegas do continente, os EUA tentam criar o NAFTA e a América Latina engatinha com o MERCOSUL, São Paulo quer erguer barreira alfandegária dentro do Brasil.

Mas enfim, a combinação melhor é transformadores de áudio da Lynx e de força da Líder.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 08 de Setembro de 2010, as 17:03:36
Pela primeira vez tive a certeza que moro longe do quinto dos infernos... quando coloquei um capacitor aqui (820uf por 25v - antes que reclamem,calma! era o único que tinha para testar) Na hora que liguei o amp, eu abri o sorriso maior que o gato de alice no país das maravilhas. Quase choro p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não tinha 60Hz (foi para o quinto dos infernos) e os estalos sumiram.... porém, depois de 10 min os estalos voltaram a aparecer (mesmo desligando o amp e ligando novamente). E o som ficou muito , mas muito mais baixo do que estava antes. Acho que perdi de 30 a 40% do volume total. Perguntas:

Por que o som baixou? (Se foi pelos capacitores que troquei, que em minha cabecinha só pode ser isso, estarei comprando os corretos , mas a voltagem continua sendo 25v , deverá ser maior ou menor?)

Por que o estalo sumiu por um bom tempo e depois voltou? (gostaria de compreender)

O datasheet da ecc85 (sei que não é para audio), mas os estalos não deveriam aparecer mesmo assim, já que antes era uma 12ax7 e tinham os estalos do mesmo jeito.

Acho que tem algo errado com os valores de componentes aqui tmb. Olhando o datasheet: http://www.drtube.com/datasheets/ecc85-philips1969.pdf Vi que devo ter 2.2v na grade e 250v de anodo, se eu medi os locais corretos (usei o terra como base) tive os valores 100v e 98v (pinos 1 e 6)e 2.6v (um mais baixo do que deveria e outro mais alto) no pino 6. Achei que estava errado (e os valores eram iguais aos da 12ax7 p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu havia medido). Como tudo depende da corrente, fiquei com receio de mexer, mas ai agora pergunto aos especialistas: tá correto ou o que deveria ser o problema?

Coloco o layout aqui novamente para não precisar caçar nas páginas anteriores http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif
O pré está exatamente igual a este, exceto pelos capacitores de 820uf que acabei de colocar.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 17:34:22
Você não ligou por acaso o capacitor com a polaridade invertida? Faria muito sentido pelos sintomas!

Se os estalos são criados no retificador, qualquer coisa que você coloque vai estar sujeita a eles. Pode ser 12AX7, 12AU7, ECC85... Do jeito que este transiente está forte, não vai ter Cristo que aguente!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 08 de Setembro de 2010, as 17:36:16
Vou conferir só por desencargo de consciência... Espera um pouco...

Mensagem Mesclada
A polaridade estava correta sim!

Mensagem Mesclada
Eu fiquei pensando... se com a troca dos capacitores o som melhorou drasticamente, mas baixou o volume e os estalos pararam por um tempo e voltaram... isso não pode ser a alimentação incorreta n?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 17:52:17
Acho que é mais provável que o capacitor esteja com problemas. Volta o velho e vê se o som retorna ao patamar anterior.

As tensões na ECC85 estão rasoáveis. O fato de não estarem em pontos ideais pode gerar distorção, mas não estão colocando em risco a integridade da válvula. Os dados que você viu na ficha técnica são para seguidor de catodo. Não é o seu caso.

Acho que seu capacitor de 820uF deve estar com um curto ou outro problema. Ele deveria aumentar o ganho e abrir mais o som.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 08 de Setembro de 2010, as 17:57:27
Eu tenho aqui uns de 470 por 16v ! Posso usar ou é muito baixo?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 18:00:10
Pode usar. A tensão naquele ponto dificilmente chega aos 3V.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 08 de Setembro de 2010, as 18:31:40
Coloquei e aconteceu a mesma coisa, mas dessa vez com menos tempo, ou seja:

Troquei e coloquei os antigos... voltou a ficar sem estalos. Ao desligar o standby e religar os estalos voltam! Pode ser conicidência, mas acho que tem algo errado em algum ponto da alimentação... Vou ao hospital agora pois n estou me sentindo bem e minha filha tmb está com febre (gripe é lasca). Quando voltar eu vejo as sugestões e faço os testes. Pode dar as dicas ai que quando chegar eu leio.

O volume voltou ao normal.



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 08 de Setembro de 2010, as 19:08:42
Olá DesignerMX2

Agora ficou estranho. Não deveria se comportar assim. Tira uma foto da tua montagem com bastante resolução e posta aqui. Quero ver o seu, não o do alemão.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 09 de Setembro de 2010, as 00:18:12
Vou tirar sim, mas antes me explica uma coisa...

"Como você vai passar por um retificador, a tensão sobe depois do capacitor para 424V por 150mA. Então agora temos 424*0.15=63VA. E criou-se energia! Não existe mágica, senhores! O enrolamento que vai ser retificado precisa ser calculado com 41% mais VAs que um enrolamento normal para uso em AC. E isso vale para qualquer retificador que se use. A transformação de corrente contínua em alternada não pode criar energia."

Isso significa que o cara tem que enrolar de forma diferente (tipo de fio, quantidade de ferro) ou que o processo é outro e entendi errado?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 09 de Setembro de 2010, as 07:38:32
Olá Designer

Sim, muda a bitola do fio e o tamanho do núcleo. Se você retifica um transformador que não foi enrolado pata tal, ele esquenta e pode queimar.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 09 de Setembro de 2010, as 12:09:33
Vi lá atrás uma explicação sobre transientes que me deixou com outra questão em mente.

Se o uso de retificação SS na alta tensão impõe um reflexo dos transientes sobre o enrolamento dos filamentos; Se esse reflexo não é eliminado nem mesmo pela retificação da tensão de filamentos - e pelo contrário, é de se esperar que o mesmo fenômeno ocorra, só que induzido pelo enrolamento de baixa sobre o de alta; o que ocorre quando referenciamos as tensões retificadas de filamento e de placa ao mesmo terra? um cancelamento de fase entre transientes? Porque sempre faço isso e o resultado é um amplificador tão quieto, com um "zero hum" tão zerado que a única coisa que se ouve com o ampli no máximo, sem sinal, é o ruído intrínseco das válvulas.

Uso retificação em ponte, onda completa sem center taps, capacitância da ordem de pelo menos 470uF na alta e 4700uF na baixa e nenhum indutor.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 09 de Setembro de 2010, as 12:19:11
Bem, eu não sou especialista (bem longe disto) _ mas acho que isto só deve ser percebido ao contrário, já que os ciclos na retificação são bem diferentes e vc n deve perceber p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) seus transformadores devem ser melhores que os  meus eheh... mas deixa o Eduardo responder que ele saca disso... eu apenas imaginei o que deve acontecer.

Eduardo, por desencargo de conciência fui medir o pino 3 do pré ao terra e está com 4.21v (acho que está alto). Deixa chegar meu kit que eu monto a placa já finalizada para a foto (esta está tão modificada que está feia).

Com a nova já coloco os componentes corretos com estágios independentes. Mas caso queira ver, vou mandar por Mensagem Pessoal. Mas está meio feinha.A outra vou fazer com trilhas grossas e com pinos e os componentes soldados diretamente na placa (já vou fazer com o regulador que vi aqui usando zenner) e o regulador para os filamentos http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/118 só que usando o LM7806 (que vou comprar semana que vem p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) só tenho aqui o 05 e o 15).

Quanto a essa voltagem no pino 3, está certo 4.21v?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 09 de Setembro de 2010, as 15:14:04
Olá Maioli

Porque sempre faço isso e o resultado é um amplificador tão quieto, com um "zero hum" tão zerado que a única coisa que se ouve com o ampli no máximo, sem sinal, é o ruído intrínseco das válvulas.

Eu ligo os filamentos direto na AC e não uso capacitores maiores que 22uF na HT e fica limpo também. Você pode eliminar o ruído da fonte com um bom projeto ou com força bruta. Eu acho que 470uF numa fonte de HT já está exagerado. Uma boa rede RC consegue efeitos melhores, com menos capacitores e, consequentemente, transientes mais suaves.

Num transformador bem feito, esses transientes deveriam morrer na rede de força sem refletir em lugar algum. A impedância da rede é extremamente baixa e tem condição de absorver todos os desaforos que fazemos ao sistema elétrico todos os dias. O problema é que para o transiente de HT poder morrer na rede, o enrolamento do primário precisa estar de acordo com a potência exigida. Não é o caso do nosso amigo aqui. O transformador dele deve estar dimensionado com paradigmas equivocados. É o transformador certo para a função errada, por isso o caso ficou tão gritante. Nosso amigo Designer disse em um dos posts atenriores que a retificação não ajudou, como era de se esperar. Até agora a única coisa que matou o ruído foram as pilhas no filamento.

Eduardo, por desencargo de conciência fui medir o pino 3 do pré ao terra e está com 4.21v (acho que está alto). Deixa chegar meu kit que eu monto a placa já finalizada para a foto (esta está tão modificada que está feia).

Quero ver como está agora. Beleza na montagem é um luxo que o experimentador não tem. Tem que funcionar direito mesmo com a montagem feia. Se funciona feio, bonito só melhora. Posta uma foto do que você montou que deve haver algum problema que você não relatou. O capacitor no catodo deveria melhorar o som, não tirar.

A ECC85 está completamente fora do seu ponto de trabalho ideal. Isso não é novidade. Você está usando as resistências para uma 12AX7. Isso não vai prejudicar a válvula, já que ela é bem mais potente que uma 12AX7. Só vai gerar mais distorção. Se quiser manter a ECC85 no projeto, então eu posso calcular os estágios e te dizer o que usar, mas se você for mudar depois, então não vai valer a trabalheira.

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 09 de Setembro de 2010, as 18:12:58
Meu velho, mandei para sua caixa de entrada de MP a foto. Quando o projeto estiver finalizado, coloco aqui completo

Quanto a fonte, estou mandando como ficou no eagle. Vou usar uma fonte de 15+15 por 3A extra só para os heaters (regulada para 6v) e a do transformador, estou pensando em colocar na retificadora (com regulador de 5v) com fusível antes de entrar na placa.

O que você acha?

Quem quiser o layout no eagle eu posso mandar, mas aqui n vai arquivo sem ser de imagem bitmap comum... Quanto a segunda fonte, tem várias saídas para os heaters (pode ser usado com pedais se a pessoa quiser usar o regulador 7809) e suporta até 5 pedais caso queiram!

Mensagem Mesclada
AH, eu coloquei várias independentes porque meu objetivo é deixar uma placa com os sockets soldados e os pinos em fileira... inclusive os heaters seriam separados (peguei uma biblioteca especial para valvulados no eagle já para isso eheh).

Acho que deixando bem organizado, dá para fazer modificações e manutenção de maneira mais prática (sem precisar desmontar o amp por inteiro!

Assim, os fios ficam curtos, mais organizados e com certeza menos ruído. Nestes estou usando 0,37 mm nas vias, mas os valvulados, pretendo colocar 0,9 nas válvulas, 0,4 na fonte do bias (100ma) e 0.25 no pré (para n parecer uma antena) ehhe.

Se estiver errado, podem me corrigir.

Mensagem Mesclada
Lembrando que isto é para consumo de até 1A , se precisar de mais, terá de trocar o CI.

Mensagem Mesclada
A ECC85 é mais potente em que sentido? Mesmo assim, ela não é para audio. Daqui a um tempo eu mudo para a 12ax7 ou 12at7 (estou tentado a usar esta). Não quero que você tenha trabalho atôa...

Mensagem Mesclada
Para um sinal mais perfeito na alimentação dos pedais... está ai o link: http://www.te1.com.br/2008/12/circuito-eliminador-de-baterias-de-9-volts/


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 09 de Setembro de 2010, as 21:32:13
Olá Designer

Você está exagerando. 15+15 por 3A é um absurdo! Para começar o 7806 é para apenas 1A. Você não precisa regular a os filamentos das 6V6. Válvulas de potência têm baixa impedância no catodo, por isso são imunes a ruído de filamento. Eu faria uma fonte bem mais simples de 7,5+7,5 ou 9+9 (que é mais fácil de achar) por 500mA e ligaria apenas a válvula do pré. Uma 12AT7 gasta apenas 300mA. Para quê 3A!?!?! Nesses casos “mais” não quer dizer “melhor”. Faça as coisas do tamanho certo. Você já viu quanto custa um transformador de 15+15 por 3A?

A ECC85 é uma válvula que suporta maior corrente e maior dissipação de placa que uma 12AX7, por isso digo que é mais potente.

Tire aquele capacitor amarelo de 680nF (que está com o valor errado segundo o circuito original) e coloque o de 470uF no lugar, prestando atenção a polaridade. Depois me conte os resultados.

Biblioteca de válvulas pro eagle?!?! Onde você conseguiu? Faz tempo que eu queria uma coisa assim!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 09 de Setembro de 2010, as 22:31:47
Eheh.. sabia que você acharia exagerado, mas é um transformador que tenho já aqui e que eu não precisaria comprar. Eu olhei o datasheet do lm e vi que era um amper (tanto que disse abaixo que n poderia exceder um amper).

Quanto a biblioteca eu posso te passar (sou meio que um rato da internet hehe) se existir algo nela que eu queira, eu acho! Precisarei do seu email, pois acho que vai violar o regulamento do forum (mesmo sendo gratuíto, mas não lembro onde peguei).

Você acha uma boa fazer a placa com os pinos soldados diretamente? Fui olhar direitinho o circuito e tá muito parecido com o 5f3. Acho até que daria para transformar em PP (mas não farei isso).

Mensagem Mesclada
Coloquei (com 25v) pois imaginei que não seria necessário tão alto. No entanto, o som ficou mais aberto (pelo menos essa foi a impressão), mas continuaram os estalos.

Mensagem Mesclada
No circuito original não tinha .068 ? achei que era aquele valor  :'(

Mensagem Mesclada
Acho que o jeito vai ser colocar mesmo a fonte separada para a etapa de pré. Neste caso de ser independente, nem precisaria de retificação, correto? Seria apenas a corrente alternada de 6v nos filamentos da válvula, é isso?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 10 de Setembro de 2010, as 15:40:52
Olá Designer

Mesmo estando sobrando, deixe esse transformador para outra função. Você pode usar para montar uma fonte de 12V regulada e alimentar um monte de pedais ou ainda alimentar as 12AX7 com 12V.

Consegui as bibliotecas de válvulas. Tem muita coisa mesmo! Vou ter que olhar com calma!

Citar
Você acha uma boa fazer a placa com os pinos soldados diretamente?

Você quer soldar a válvula na placa sem soquete? Se for isso, até dá para fazer. Algumas vezes eu faço isso com protótipos onde uso válvulas de descarte. Tem umas manhas, mas dá para fazer. Só que não recomendo para um aparelho que você vá usar.

A diferença entre o que você construiu e um PP é pequena. Para transformar teria que acrescentar uma inversora e trocar o transformador de saída. Com uma 6AV6 você resolve a inversora.

Citar
Coloquei (com 25v) pois imaginei que não seria necessário tão alto. No entanto, o som ficou mais aberto (pelo menos essa foi a impressão), mas continuaram os estalos.

Os estalos só vão parar com a estabilização do filamento. Sem isso vai ser difícil.

Citar
No circuito original não tinha .068 ? achei que era aquele valor 

Não sei qual o valor no circuito original, mas você colocou 680nF e não 68nF. O capacitor maior deve abrir mais o som mesmo. É essa a idéia. Não sei onde você tinha ligado esse capacitor antes, mas agora está certo.

Com uma fonte separada, o ruído deve diminuir bastante, mesmo sem a retificação, mas você vai ter que tentar.

Não calculei seu estágio como deveria ser, mesmo porque os gráficos disponíveis para a ECC85 não são dirigidos para áudio, mas acredito que você obterá resultados melhores se trocar o resistor de 2K7 por um de 1K2 ou 1K5. Tente e me conte.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 10 de Setembro de 2010, as 16:13:47
Já foi descartado o faiscamento no OT como causa dos estalos? Peguei um laney VC-30 com esse mesmo problema para analisar. E no harmony central esse defeito é relatado por muitos proprietários, o que sugere uma falha sistêmica, ou seja, um defeito estrutural. Olhando bem, o OT é menos da metade do costumeiramente usado para 2x EL84, e são 4 dessas! Além disso, a conexão à carga é feita com plugue p10, que permite o descuido de ligar o amp sem carga ou um mero mau contato.

Mas vou usar o seguinte procedimento para fazer o diagnóstico diferencial:

a) Com o ampli devidamente ligado, deve ser fechado o controle de volume. Se persistir:
b) remover a válvula responsável pelo setor após o volume; Se persistir:
c) Remover a inversora (que no seu caso não existe); Se persistir:
d) O defeito está na etapa de power ou na fonte. Se com a troca das válvulas de power o defeito não cessa, os próximos suspeitos são capacitores e resistores da etapa. Não sendo nenhum deles, devem ser examinados os componentes da fonte, principalmente capacitores, resistores de fio e choque (que o laney não tem). Se já foram trocados e o ruido persistiu;
e) O último suspeito é o transformador de saída. É um suspeito forte porque foi ligado sem carga, o que causa pode causar aquecimento acima da margem estabelecida para a integridade do esmalte, o que por sua vez compromete a isolação e poderia permitir o faiscamento; No seu caso, ainda vou arriscar um pitaco extra. Veja se o gap está devidamente isolado, pois não seria impossível um faiscamento ali.



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 10 de Setembro de 2010, as 17:02:47
Olá Maioli

O ruído que nosso colega chamou de "estalos" são originados no filamento da válvula de pré. Quando este filamento foi alimentado com 4 pilhas grandes o amplificador ficou silencioso. Todos os demais componentes estão bem.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 10 de Setembro de 2010, as 17:54:14
Exato, eram ruídos de 60hz seguidos de estalos com tempo regular. Quando Eduardo me ajudou a isolar as etapas, vimos que o power Tavares super silencioso(pensei q tinha desligado o amp). Logo, o transformador, fonte e power estavamB perfeitos, restando apenas a etapa de pre ( que quando isolei o primeiro estágio ) ficou bom tmb, mostrando que todo o ruído e estalos vinham dele. Agora estou vendo o que fazer, já que o espaço que eu tinha esta sendo usado com a alimentação dos coolers. Isso que está complicando pra mim agora. Estou quase abrindo uma caixinha de som dessas de computador para ver se o transformador tem 6v e pelo menos 450ma.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 10 de Setembro de 2010, as 18:47:10
Não deixe de tentar o resistor se 1k2!!!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 10 de Setembro de 2010, as 18:55:33
Eduardo, agora tenho uma questão... Não poderia usar o próprio filamento de alimentação para o circuito regulador não? Se puder, eu n poderiA usar o center TAP, correto? Teria que retificar os dois filamentos, desconectar o CT do chassis e passar pelo 7806 com o resto do circuito? Ou serei obrigado a usar uma alimentação externa de qualquer maneira?

Mensagem Mesclada
Eduardo, quanto ao resistor, neste projeto te uma chave que muda de 1k5 para 2k7 (se n me engano) para "simular" um som mais fender e outro um pouco mais fechado (suponho que como o marshell)

Mensagem Mesclada
Rapaz, acabei de ficar triste. Na "secura" eu desmontei um fax que tinha aqui em casa para pegar a fonte interna (muito bem feita) ela tem choque, varistor, capacitores, reguladores (inclusive o 7806 e 7812) e soldei os filamentos do pré nele... resultado. Os estalos continuaram!  ???

Quase choro de raiva velho, se eu tivesse feito a fonte acho que tinha chorado de raiva e jogado ele no chão, mas ai eu respirei fundo e fui para as pilhas (continuaram os estalos para meu desânimo). Acho que por conicidência algum componente está intermitente e na hora que mexo ele por acaso volta ao normal. Deve ser no primeiro estágio, mas qual peça? Os capacitores eu já troquei. Faltou um de sinal (o branquinho da foto) e os resistores. Até resoldei todos os fios e apenas o nove agora é comum (aterrado) p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o resto agora está tudo blindado!

O que pode ser? Será que estes capacitores de papel estão gerando os estalos ou eu tou de zica e eu que sou o estalo! _ :-) :P

Mensagem Mesclada
Outra coisa... agora quando topo nos resistores de 68k ele fica super hiper silencioso (nem estalos e nem hum) mas está amplificado. Ai quando topo novamente, ele volta ao ruído. Será que isso ajuda mais a identificar o problema?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 10 de Setembro de 2010, as 21:35:03
Olá Designer

Sim, você pode usar o enrolamento de 6,3V para alimentar o regulador, mas não vai ficar bom. O 7806 precisa de pelo menos 2V de folga sem ripple para funcionar bem. Retificando os 6,3 você mal chega nos 8V. O melhor é pegar um outro transformador.

Quando vejo esses circuitos com chaves para trocar um componente por outro tenho até calafrios. Por favor não faça isso. Use um ou outro resistor mas não ponha chaves para ficar trocando. É pedir para ter problemas.

É também uma idéia muito simplista e inocente achar que a diferença entre um Fender e um Marshal é apenas um resistor. Novamente aconselho que tome cuidado com as coisas que você lê na internet. Tem muito pinguço posando de enólogo.

Abraços.

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 10 de Setembro de 2010, as 21:48:44
Eu tinha até tirado para testar , mas ai eu vi que não era de 1k5 para 2k7 e sim um mega no catodo ou direto... tirei para ver e os estalos continuam. Veja o que eu tinha colocado antes de vc postar... quando topo nos resistores de 68k sem segurar no chassis, fica mudo e sem ruído... quando toco novamente... estala e da hum, mas fica amplificado do mesmo jeito. Será que um capacitor desses não está ruim ou errado?

Mensagem Mesclada
Só para ajudar... http://diy-fever.com/misc/zog-zog/ achei um atenuador interessante... só para contribuir a vocês.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 10 de Setembro de 2010, as 22:35:22
Olá Designer

Esta parte do circuito está errada na montagem do alemão. Quanto mais a gente procura, mais porcaria aparece. Ele não colocou parte importante do circuito. Primeiro 68K está muito alto. Pode baixar para 10k que está bom. Depois pegue dois resistores de 470K ou 680K e ligue entre o terra e cada extremidade do resistor que fica conectado ao plug de entrada. Do jeito que está o circuito não tem resistor de fuga para as grades.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 10 de Setembro de 2010, as 23:58:36
Coloquei e mudou um pouco o som, mas gostei do resultado. Quanto aos estalos fui refazer o que tinha me orientado.

PINO 2 ao terra: Estalos baixos
PINO 7 ao terra: Estalos baixos  (mais baixos que o do primeiro teste)
Pino do meio do Controle de tom ao terra: Tive a impressão de ter ouvido estalos muito baixos, mas se eram mesmo estalos( colei o ouvido na caixa) ficou wxageradamente baixo

Pino 5 da 6v6 ao terra: Nenhum estalo (apenas um levíssimo hum, tão leve que para ouvir à meia noite praticamente tive que topar o ouvido na boca de som) Pensei em gravar com a camera digital o som... assim eu tenho como colocar aqui (tomara que seja um formato mais aceitavel).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 11 de Setembro de 2010, as 06:55:19
Um link que achei aqui e achei interressantíssimo! A maioria das coisas caras do gabarito do Eduardo já devem saber mas acho que nunca é demais dar uma lida:

http://www.valveaudio.co.za/pdf/vacuum_tubes_basics.pdf

Ahh tá em inglês como a maioria da literatura sobre válvulas, hehe.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 11 de Setembro de 2010, as 08:47:26
Bem, como imaginei ficou grandinho (37 megas) então coloquei no meu servidor. Assim que conseguirem baixar, avisem por favor para eu remover (ocuma muito espaço).

O caminho é: http://www.yathos.com.br/downloads/DSCN0555.zip

Não sei se vai ficar tão claro de ouvir como ao vivo, já que na câmera sai mais os 60Hz do que o resto (o que n é tão notado assim ao vivo). Inclusive neste horário parece estar mais forte que a noite (onde n tinha tanto zumbido e os estalos pareciam ser mais fracos).

A partir das 9:30 acho que poderão baixar o arquivo (que ainda está sendo enviado).

Mas obrigado mesmo assim.

Mensagem Mesclada
Bossman... muito bom mesmo. Eu estava querendo começar por isso mesmo! como é a válvula por dentro, o que cada coisa faz! Parabéns e obrigado pelo link.

Mensagem Mesclada
Eduardo, estou com a leve impressão que tem um erro na parte dos controles tmb. Medindo os pinos de saída de sinal de cada estágio, a voltagem chega a 250v quando aumento o controle de tom e começa a dar uns apitos misturados com pops quando deixo tudo no máximo. Se meu material de fazer as placas não tivesse ficado preso na receita, hoje mesmo eu estaria fazendo um novo pré (talvez o do jcm800). Só para saber... aquela segunda válvula é para drive ? você depois me explica a função da inversora e sua importância em um pushpull?

Mensagem Mesclada
Agora eu tive a impressão de que quando troquei o resistor de 2k7 por 1k5 os estalos aumentaram. Vou tentar colocar um 4k pra ver o que rola... se modificar, gostaria de pedir que explicasse o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isto estaria acontecendo... ok?

Mensagem Mesclada
:'( Eita que o Eduardo agora tirou férias  :-[

Fiquei meio confuso agora...


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 12 de Setembro de 2010, as 07:50:52
Relaxa cara.. é fim de semana.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: fovb em 12 de Setembro de 2010, as 08:33:33
Relaxa cara.. é fim de semana.

O pior que era 6:30 da matina e eu ja estava no Forum, rsrsrsr

Eita trem viciante  :D


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 12 de Setembro de 2010, as 09:53:28
_ é mesmo... é que eu tava tão doente que o atestado me fez esquecer o dia da semana... hehe... deve ter ido curtir o fds mesmo! v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum). Ainda assim estou olhando o pré do champ 5e1 para ver se algo tá errado, mas vocês podem me explicar uma coisa? p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) alguns amps SE tem um feedback vindo da saída do OT indo de volta para o primeiro estágio da 12ax7? no meu nem tem isso...


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 12 de Setembro de 2010, as 10:59:07
Oi Pessoal!

Que féria que nada! Tive um problema na firma e tive que resolver meio correndo. Agora está tudo funcionando novamente.

Designer, o problema do ruído do seu amplificador só vai ser resolvido com a estabilização da tensão de filamento da válvula de pré. O resistor de 1K2 é para melhorar a qualidade do som, colocando a válvula em um ponto de maior ganho e estabilidade.

O apito e owp que você ouve quando abre os controles é uma oscilação. Como os dois estágios do pré estão ligados no mesmo ponto da fonte, isso costuma gerar oscilações. Como disse, o projeto tem muitos problemas por descuido de quem desenhou.

O feedback é uma técnica para usada aumentar a estabiliade e reduzir as distorções de forma e faze. Em amplificadores de guitarra, onde a distorção é desejada, o feedback é desnecessário. Se for um amplificador para reprodução de gravação ou voz, então o feedback é mandatário. Se o amplificador for para uso misto, então haverá feedback e um circuito a parte gera a distorção.

Explicar a importancia da invesora no circuito PP é explicar o PP inteiro. Dê uma olhada no livro do Jones que tem um capítulo todo sobre isso.

O segundo triodo do seu amplificador é um driver, mas não é um drive. São duas coisas diferentes!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 12 de Setembro de 2010, as 12:41:08
Antes de você responder eu fui fazer uns testes. Achei aqui em casa um eliminador da minha mini retífica que conicidência ou não, tem 6v a 400ma. Usei e o estalo continuou... :-[ Fiquei na esperança do ruído ter sido isso, já que nas pilhas parecia estar bom (não sei se conicidência como na hora que trocamos aquele capacitor) ai eu fui a mais um teste.... como acertamos a parte da fonte para o power e para o transformador, vi que existia um ponto ainda não testado que era a etapa que ia ao pré.... bem... medindo as tensões, vi que o primeiro capacitor do pré (o terceiro do circuito de power) estava com 330v... depois de passar pela resistência de 22k estava com 280v ai eu tirei os capacitores que eram de 450 (achei que não estavam carregando o mínimo necessário e depois adicionei um um pouco menor... 400v) no da frente adicionei um de 350v , porém, todos dois com mais de 100uf .. e na hora que ligo para  fazer o teste , escuto um som limpo absoluto sem estalos e depois vai aumentando tanto o zumbido como os estalos (como se eu estivesse com o volume zerado) mas não estava. Será que eu não estou com corrente errada ou tensão errada na alimentação do pré não? Nem posso acusar os capacitores de estarem ruins p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) usei outros e depois de um silêncio, os mesmos  problemas foram aparecendo.
Fiquei meio cismado com os capacitores p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando agente mexeu naqueles deu o mesmo sintoma e o som é bem parecido com um capacitor descarregando... eu deixei o som gravado aqui no forum, mas ficou meio grande... daqui a uns dois dias eu apago p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ta ocupando muito espaço. O meio que tive de gravar agora foi usando a câmera digital, já que o celular grava em AMR.
Ah,quanto a estabilização da fonte, peguei a fonte de um fax que tenho aqui e vi que usava os 7806 e com uma corrente de 800ma (estava escrito nele). Ai eu puxei os fios para os filamentos e o mesmo problema havia acontecido. Pensei que seria problema da fonte e ai fui para o da minha retífica  e tive o mesmo problema. Quanto ao livro, estou lendo devagar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu inglês ta enferrujado e estive doente... além de tentando entender os pontos. Outra pergunta... seria problema fazer o feedback no meu amp (quero controlar a distorção em um valvecaster que estou fazendo). Quero ver se deixo ele com o mínimo de distorção possível e depois controlar o nível desejado! Se não prejudicar nada, como faço?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 12 de Setembro de 2010, as 13:53:39
Olá Designer

Claro que o som some e depois vem com ruído e tudo. Com tanto capacitor na fonte, você montou um retardo capacitivo. Os triodos estão começando a operar apenas depois dos capacitores carregarem totalmente.

Fonte de retífica não é estabilizada! É só retificada!

Feedback não é algo que se coloca assim tão fácil e muito menos algo que se deixe para o usuário controlar. Faz parte do projeto como um todo.

Meu amigo, não coloque tanto esforço assim neste aparelho. Você disse que queria aprender, por isso estava insistindo. Lembre que o projeto é ruim e para ficar bom vai ter que desmontar tudo e fazer um novo do zero.

Sem dúvida que está com correntes e tensões erradas no pré. Ele foi projetado para uma 12SL7, foi adaptado para a 12AX7 e você enfiou uma ECC85 nele. É como querer encher com querosene o tanque de um carro a gasolina que foi adaptado para funcionar com álcool. E você ainda quer que funcione?

Você já checou a blindagem dos cabos que chegam nas grades? Não vi na sua foto o aterramento das malhas. Se as malhas não estiverem aterradas, o cabo vira um fio comum.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 12 de Setembro de 2010, as 14:01:12
O lance é esse mesmo... estou usando esse para estudo (por isso não tenho medo de mexer nele). já estou comprando material para fazer um bom (aquele vox) e do zero, mas tou usando esse como estudo. Quanto a valvula, eu tinha achado que ele era para uma 12ax7 e adaptado para um  pentodo e não o contrário. Eu aqui tenho umas 6 6sk7. Será que seria compatível com a 6sl7? Coloquei a ecc85 p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tinha quebrado a minha 12ax7, mas o problema era o mesmo. Acho que corrigindo nesta válvula, vai corrigir na 12ax7 de certeza. Mas se me recomendar colocar o pentodo no lugar do pré, com certeza fazer e inicializarei um novo (desta vez aquele que está parecendo bem feitinho)
Da outra vez, tentei aterrar as malhas e dava a maior zona no som... dessa vez parece estar melhor... deve ter sido por causa das modificações... agora ficou com menos ruído (não eliminou). Quanto ao filamento... Nem com o eliminador funcionou e nem com a fonte regulada que usei. Ainda assim devo fazer a minha fonte regulada? Acho que ainda assim n vai parar os estalos, mas posso fazer se achar melhor. Fui reutilizar as pilhas e continua com o estalo, mas as pilhas não duraram muito tmb. Acho q tem mais erro nesse pré, mas ele é bem parecido com o do 5f1 (só não sei o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) da o estalo). Tou quase trocando o socket do pré!

Mensagem Mesclada
Bem, como de costume, fui reler os tópicos... na parte dos testes estava tudo beleza, a menos dois detalhes que deixei passar. Eduardo, na página seis ou foi 7 você falou em aterrar o pino 2 e 7 em AC, é isto mesmo ou você digitou duas teclas antes e queria dizer DC?

Outra coisa... deixei passar o aterramento do pino central do controle de tom MEXENDO NOS CONTROLES. Eu apenas havia aterrado. Mexendo nos controles vi que posso aumentar um pouco o volume e continuo ouvindo os estalos. Agora pensei... será que daria para testar pulando os controles? Se puder seria como? p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que se os estalos pararem quando amplificar totalmente (ignorando os controles) e não tiver estalo, pode realmente ser algo nos controles, desde a ligação a valores dos capacitores... ou até mesmo os potenciômetros (que acho que não são p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu já troquei pelos importados quando chegaram e continuaram os estalos). Aposto mais nos capacitores.

Tem como agente verificar isso?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 12 de Setembro de 2010, as 20:25:18
Olá Designer

Primeiro, a 12SL7, ou 6SL7 que é a mesma com filamento para 6V, é um triodo duplo como as 12AX7 e ECC85. De qual pentodo você está falando? Acho que perdi alguma coisa!

Falei para aterrar os pinos 2 e 7 da ECC85 para testar de onde vinham os estalos. Você me disse que aterrando o 7 eles paravam, mas aterrando o 2 continuavam. Você tem mexido tanto neste amplificador que está começando a confundir as coisas. Antes as pilhas faziam os estalos pararem, agora não faz mais. Se não tem estabilidade de funcionamento, nem para aprendizado serve!

Você está reportando estalos com o pino central do potenciomento de tom aterrado. Então se aterrando o pino 7 os estalos param, mas aterrando o pino central do controle de tom eles continuam, então eles vem de algo nesses controles.

Você deve checar o seguinte: primeiro as malhas dos cabos blindados devem estar aterradas em apenas um lado. Não aterre os dois lados!!!!!! Se o som fica ruím com o aterramento, então o cabo que você comprou é ruím. Segundo, você deve aterrar as carcassas dos potenciômetros. Não confie na porca para aterrar. Só porque algo está em contato com o chassis não significa que esteja aterrado. Você deve soldar um fio na carcassa e ligar este fio a um ponto de aterramento.

Não use o chassis como aterramento. Todos os aterramentos devem ser ligados por fio a um ponto de aterramento mestre. O chassis também deve ser ligado a este ponto mestre. Nunca use o chassis como condutor. Ele deve ser usado como uma blindagem e suporte mecânico apenas!

Procure fazer um relatório das coisas que você faz no amplificador. Escreva em um papel e mantenha arquivado. Assim você aprende! Alterar e manter as coisas na memória não é muito produtivo. Rapidamente você fica confuso e não lembrará mais o que fez e nem a sequencia dos atos.

Quando for fazer algo no amplificador, de um número para a modificação. Escreva em uma folha este número, descreva o que você vai mudar e porque. Descreva o que você pretende obter com a modificação e só depois faça a alteração. Quando tiver terminado de escrever, vá para a cozinha e tome um copo de água. Volte e imagine que você entrgou o amplificador para um técnico. Daí leia seu relatório em voz alta, imaginando que aquilo é o argumento do técnico que vai lhe cobrar pelo serviço. Se o técnico imaginário lhe parecer convincente, mude. Se não convencer, pense em outra coisa.

Depois de modificar, volte ao papel e relate o resultado obtido. Se no meio do caminho resolver mudar outra coisa, volte ao papel e comece um novo relatório, com outro copo de água e todo o resto.

Aprendizado requer método. Você tem que pensar no que está fazendo. Dá para aprender por tentativa e erro, mas leva muito mais tempo. Não faça modificações com base em intuição. Seja metódico.

Todo projeto tem os componentes numerados. Isso é algo básico. Assim quando alguém quer discutir, fala-se sobre o capacitor C3, o resistor R14, a válvula V3 e assim por diante. No seu está muito difícil especificar componentes, pois não há forma inequivoca de referir a algum deles! Recomendo que você faça um esquema do amplificador e codifique as peças. O Angela nem esse capricho teve!

Corrija esses aterramentos e vejamos o que acontesse.

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 12 de Setembro de 2010, as 21:05:42
Realmente o lance da numeração deveria estar acontecendo. Acho que fiquei tão atordoado com a quantidade de problemas que nem me toquei em fazer isto, mas estarei fazendo a partir de agora (e se possível, anotando o que já conversamos aqui).

Com relação ao som, algumas coisas foram alterando ele. Antes os estalos emitiam junto um zumbido forte. Quando separamos as grades das 6v6 e cathodos, eles melhoraram, mas quando reduzimos a voltagem de placa para o correto, ficaram mais claros (o som mais limpo também). nos testes de filamento, havia feito pelo dia, mas a noite quando fui testar, vi que haviam estalos. A partir daí vi que eu deveria fazer estes testes altas horas da noite, já que tem pouco carro, tvs e gente gritando na casa ou na casa dos viiznhos, cachorro , etc. Logo eu vi que as outras vezes que testei não poderia dar 100% de certeza no que havia ouvido.

Bem, daí fiz novos testes (por isso que reli tudo).

Estes testes foram feitos tarde da noite e os resultados foram:

1 - Aterrando o pino 5 da 6v6, o som fica realmente limpo, o que diz que os estalos vem de algo antes daquele ponto. (etapa de power teoricamente finalizada);
2 - aterrando o pino 2 , eu vi que em absoluto silêncio, eu tinha um estalo muito leve (provavelmente vindo de algum ponto a partir dali).
3 - Aterrando o pino 7, os estalos existem muito baixos (tarde da noite deu trabalho para escutar).
4 - Aterrando o pino central do controle de tom, e principalmente aumentando tudo, escuto estalos (não tão alto como os itens acima não aterrados).
5 - Aterramento, eu fiz o aterramento das malhas e acho que tinha errado em algum ponto para ter gerado os ruídos. Só em ter aterrado a malha desta vez, o ruído é menor e as microfonias que eu escutava não mais existem.
6 - o aterramento eu sempre faço usando um único ponto e não uso o chassis para aterrar.
7 - Estarei aterrando os potenciômetros agora (antes eu havia feito isso mas depois desfiz).
8 - Pretendo testar a etapa de pré pulando os estágios de controle de tom e volume para saber se é algo na válvula ou nos controles (esta agora já é usando sua dica, só não sei se posso fazer e como fazer de forma segura).
9 - A partir de ontem eu comecei a fazer os testes sonoros a partir das 10 horas da noite. Isto garante que eu vou ouvir o mais próximo possível do real.
10 - Pensei em usar duas caixinhas que tenho aqui (MS-16 da Behringer e puxar do sinal do pré e ampliar para ter certeza que vou ouvir o som real e ampliado do pré). Esta também usando a técnica que você falou, mas se achar que é desnecessário, pode dizer.

Quanto a 6sl7, foi mal... eu tinha esquecido que ela não era o que eu estava pensando. Depois que eu fui olhar e vi que era apenas outro tipo para o pré.

Mensagem Mesclada
Ah, amanhã faço o novo layout de como a placa está. Assim agente olha para algo mais atual  :P

Mensagem Mesclada
Galera, acabo de fazer um teste que me deu um novo rumo! Quando eu estava levando e ligando minhas caixas da behringer (as ms16) eu ouvi os mesmos estalos, no mesmo período de tempo e intervalos, apenas mais agudos e menos encorpados. Logo, achei que o problema era na rede elétrica. O que eu não sei( aceito sugestões). Amanha vou ver se testo na casa de Algum amigo meu!  Mas caso seja isso, existe algum filtro para evitar este tipo de problemA? Posso chegar um dia para trocar e ter uma rede proble
ática como a que teoricamente estou tendo e gerar esse ruído!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 12 de Setembro de 2010, as 23:53:59
Esses ruidos no behringer, vc ouviu quando o amp estava ligado ou desligado?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 13 de Setembro de 2010, as 08:08:24
Olá Designer

Calma lá! O pino 2 da ECC85 é a entrada do amplificador. Se aterrando este pino você obtem melhora no ruído, então ele é captado pela fiação que chega a este ponto. Verifique as ligações pois existe algum problema entre o plug da guitarra e o pino 2.

É bom também colocar uma blindagem na válvula de pré. Se você não tem aquelas canequinhas de blindar, pode fazer uma mola com um fio grosso e criar uma gaiola aterrada em torno da válvula.

Ótimo você ja ter um aterramento em um único ponto, mas você lembrou de ligar o chassis nesteponto também? Se não ligar ele vira antena de ruído, e não blindagem.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 13 de Setembro de 2010, as 09:33:28
Opa Eduardo e Maioli... Vou responder aos dois ao mesmo tempo:

Maioli: O amplificador antes estava ligado, mas estavam em tomadas diferentes. Ai eu desliguei o amp removi da tomada e religuei... Resultado, em 4 tomadas do andar de cima da casa tive este problema, isso com as caixas da behringer (pode ser fio velho), na tomada que as caixas não mostraram os estalos, o amp ficou mais silencioso e com os estalos muito baixo. Mas vou ver na casa de um amigo para ver se os estalos continuam. A casa dele foi recém construída e deve estar tudo zerado. No mais queria saber se o ideal é fazer aquela fonte regulada que existe aqui (à base de Zenner) e se isso eliminaria de uma vez qualquer ruído ou interferência do tipo.

Eduardo: este ponto é ligado no chassis tmb e ligado ao terceiro pino da tomada (se bem que na tomada que testo não tem a barra de cobre), mas as ligações foram feitas. Quanto ao caneco, eu tenho, mas fiquei na dúvida de como usar... não sabia se era só colocar ou teria que tocar no chassis já aterrado (já que vi que algumas canecas vem com mola e com a base para prender. A minha caneca apenas tem tipo uma mola de um único elo (uma presilha). Mas agora que me disse que poderia aterrar, fica mais fácil.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 13 de Setembro de 2010, as 10:55:39
Bom. Vc sabe como é que Marconi ficou conhecido como "inventor do rádio"? Ele enviou sinais obtidos com uma bobina de faiscamento através do Oceano Atlântico. Era uma Bobina de Tesla, que nessa época não tinha esse nome. Hoje Tesla é que é creditado como o inventor do rádio.

Mas o assunto não é rádio, e sim faísca. Experimente ligar seus Behringer em qualquer tomada da sua casa com e sem seu ampli ligado. Se vc ouvir os "estalos" nele somente com o ampli valvulado ligado, seria uma prova irrefutável de faiscamento. Caso contrário, poderia ser um problema da sua rede mesmo.

Essa mesma dúvida assaltou o dono do Laney que estava na minha bancada. Conheço o ampli há 4 anos, sempre com o mesmo problema, já foi pra assistência na garantia e nada... Já esteve na mão de dois donos. O primeiro, meu amigo, e o atual, o dono da loja que o pegou de volta. O defeito apareceu em todos os lugares, inclusive sua primeira manifestação foi em um estúdio com rede aterrada e com blindagem integral!

Apenas relatando meu ampli com defeito semelhante. A solução paliativa foi rebobinar o OT, que mostrou exatamente o previsto: pontos do esmalte comprometidos. A solução definitiva seria troca do transformador por um mais "parrudo", mas o dono não quis. Também foram trocados os jacks de saída por modelos com trava. Job done! 


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 13 de Setembro de 2010, as 11:28:16
Quanto ao transformador, acabei de pegar um zeradaço! acho que isso deve ter uma solução alternativa a essas que você disse (meus jacks são com trava já). O transformador que eu havia testado sem carga foi o outro. Neste eu não fiz isso... Então, teoricamente deveria estar zero. O lance é que até a MS-16 tá assim, sendo que ela veio de fábrica funcionando 100% e não mostrou isso em todas as tomadas testadas (no caso aqui foram 4), mas o valvulado sim, mas em proporções diferentes. Será que ele é tão sensível assim?

Maioli, outra coisa... caso seja problema da rede elétrica, vc sabe dizer se colocando um regulador (tanto nos filamentos como no bias) ele vai melhorar?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 13 de Setembro de 2010, as 14:20:38
Existem filtros para bloquear interferências da rede, já prontos. São muito usados em equipamentos médicos e de precisão. São filtros LC para alta frequência.

O problema é que se se tratar de algum tipo de faiscamento na rede da sua casa ou em um transformador nas proximidades, ou mesmo em um painel neon, em reator de lâmpada de rua... os filtros mais simples não são capazes de eliminar isso... é uma transferência condutiva e indutiva de sinal. Teoriacamente um filtro com regulagem e uma blindagem bem aterrada em rede aterrada deveriam eliminar esse fenômeno.

Mas para seu conhecimento, os reguladores têm uma rejeição de ruído tão boa que são capazes de suprimir até o ruído de clock de fontes chaveadas.

Talvez vc possa experimentar essa aqui para a alta:     

http://www.eleccircuit.com/power-supply-0-300v-dc-adjustable/

Às vezes a força bruta pode ser necessária.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 13 de Setembro de 2010, as 15:47:48
Quero saber mesmo isso... neste não vou investir mais grana, mas apenas conhecimento. No próximo quero evitar qualquer tipo de problema... E com certeza se está aparecendo isso nos aparelhos de casa (não só no valvulado), com certeza no próximo vai rolar... Será que meu raciocínio está correto? Só nõ entendi o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nas pilhas antes não faziam os estalos e quadno fui ouvir tarde da noite, eles aparecem bem baixinho... se o pré quem capta isso, e ele n usava a rede... será que vinha um mínimo do power?

Mensagem Mesclada
Esse ai é mais complicado (o ci) do que o que tem aqui no forum. Este que foi feito aqui para 300v, não serve não?http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=26471&catid=14

Esse já deixei o esquema pronto no eagle. é só montar


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 13 de Setembro de 2010, as 21:13:29
Oi Maioli

Gostei do circuito que você sugeriu. Imprimi a página para usar como base em um projeto que tenho já faz um tempo. Estou tentando criar um "indutor de estado sólido". Algo que eu coloque no circuito no lugar do indutor e corte o ripple. Só não quero ter que referenciar no terra.

Mas preste atenção a um detalhe importante. O circuito não é um regulador. A saída acompanha a oscilação da entrada. É apenas um reostato com um limitador de corrente. Dentro da faixa de corrente de 0 a 100mA ele vai operar como fonte linear.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 13 de Setembro de 2010, as 22:35:24
Eduardo, agora você me confundiu... dá para ajudar na linguagem de noobs? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Deixa eu ver se digo minha dúvida de uma forma melhorada... existem as interferências vindas da rede elétrica, certo? queria montar duas fontes. Uma de 127/240 - 127v (com a solução) e outra dentro do amp. O objetivo da externa, é para usar em outras coisas como pedais e caixas de outra natureza. A interna é para poder usar em qualquer lugar sem me preocupar com estas interferências.

A pergunta é... a fonte deve ser regulada, filtrada ou os dois? alguém tem alguma sugestão de circuito (caso a que coloquei no link não seja a ideal)? Chegaram as placas e já confeccionei uma. Estarei amanhã pegando um regulador e os capacitores para fazer a regulagem do heater para a válvula de pré. Vou fazer dois (um para este amp que vou deixar para minha filha) e o outro que será o meu (o vox).

Eduardo, sei que já está agoniado com isso, mas tenha fé que mais longe agente já esteve! (aplaus2)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 14 de Setembro de 2010, as 07:14:42
Olá Designer

Para você cortar completamente qualquer interferência e oscilação oriunda da rede de força, você precisa de uma fonte retificada, filtrada com capacitores e regulada com componentes ativos lastreados em um dispositivo de referência de tensão. Em circuitos de estado sólido a referência de tensão é dada por um Zener e em válvulas por um estabilizador a gás.

Veja que apenar ter um zener não faz um circuito ser estabilisador. No que o Maioli sugeriu o zener é usado como dispositivo de proteção do MOS.

O circuito que você quer tem no livro do Jones na página 342. Na 343 tem a versão válvulada.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 14 de Setembro de 2010, as 07:20:38
Vou dar umas puladinhas de página para olhar, mas eu quero ver se construo essa proteção para todos os amps que eu montar... você acha uma boa ou é exagero e isso só rolou p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu projeto foi ruim e dei azar?

Mensagem Mesclada
Eduardo, qual o livro dele? no Building Valve Amplifiers A página 342 fala de medição de impedância.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 14 de Setembro de 2010, as 08:26:31
Olá Designer

Usei este tipo de circuito uma vez. Não adiantou muita coisa. Se o bolo foi feito com ovo estragado, mais açucar não evita a diarreia.

O circuito está no livro de teoria. O volume 1. O Building é o volume 2 que você deveria estudar depois de terminar o 1!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 14 de Setembro de 2010, as 09:35:16
 :-[ Eita! vou correr atrás do primeiro volume então... Mas diz ai o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não adiantou muita coisa? Ah... essas parábolas que você cria são engraçadas hehe...  Será que não tem um meio maneiro de fazer um amp ficar imune pelo menos a 80% de ruídos externos? Acho que o caminho é longo então.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 14 de Setembro de 2010, as 10:31:56
Hehehe. Por isso que vc ouviu muitas vezes lá no começo, "faz um projeto consagrado".

Quando o projeto é bom, uma fonte normal dá conta. Pense também que nos PP é da natureza do sistema uma maior rejeição aos ruídos de fonte.

O Eduardo está certíssimo, esse circuito de 300V é uma fonte ajustável e não uma fonte estabilizada. Para ser estabilizada o gate precisaria ser referenciado e a tensão de entrada ser suficientemente acima da de saída para comportar as flutuações da rede.

Já fiz isso uma vez, mas com transistor bipolar e 2 zeners de 150V x 5W em série. Funcionou até os zeners queimarem por excesso de corrente, devido à falha no projeto que tinha limitador de corrente inadequado para esses componentes.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=26471&catid=14

Quem sabe o Eduardo ou já tem algo pronto ou sugere a melhoria desse design com zeners? Também podemos pensar em usar a força bruta na filtragem também, pois capacitores modernos de altos valores são baratos e dão resultado excelente. Se conseguirmos fechar um bom design, vai ser bem útil para a turma.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 14 de Setembro de 2010, as 11:47:00
Oi Maioli

Eu não gosto da saída "brute force". Sempre achei que deveria ganhar a vida com o cérebro e não com o braço. Tenho um projeto de fonte regulada, mas não lembro onde guardei o esquema. Queria escanear para por aqui. Por hora vou deixar a água na boca com a foto do protótipo.

Fiz uma regulada de estado sólido com zener de 150V 1W e funcionou bem. A que você postou carece de um transistor driver para o TIP50. Aí não vai ter zener que agüente mesmo. Vou tentar alguma coisa aqui alterando o desenho do link e posto o resultado.

Designer, é possível sim construir um amplificador imune a ruídos usando a tecnologia de 1940. Ache o primeiro volume do livro do Jones e estude com atenção. Depois de ler tudo, monte um projeto consagrado.

Veja só como está a sua situação: você resolveu fazer um bolo, mas em lugar de pegar uma receira da Ofélia, catou uma que estava no verso de um santinho de político. Daí você comprou ingredientes procurando mais o preço que a qualidade. Quando o saco de farinha (12AX7) caiu no chão, você resolveu por maizena no lugar (ECC85), afinal é tudo branco, poeirento e cheio de amido! Daí o bolo assa demais e você resolve fazer com que fique gostoso colocando mais glacê na cobertura. Fala sério!  ;) Que tal começar a pensar em um amplificador novo? Um SE de 4W! ;D Monta um AX84!!  (hdbngr (guitar_player

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: rafammbass em 14 de Setembro de 2010, as 13:26:25
Eu estou aprendendo muito com esse tópico, também estou dando a cara pra bater com os tubos. Obrigado, Eduardo e Designer.

Veja só como está a sua situação: você resolveu fazer um bolo, mas em lugar de pegar uma receira da Ofélia, catou uma que estava no verso de um santinho de político. Daí você comprou ingredientes procurando mais o preço que a qualidade. Quando o saco de farinha (12AX7) caiu no chão, você resolveu por maizena no lugar (ECC85), afinal é tudo branco, poeirento e cheio de amido! Daí o bolo assa demais e você resolve fazer com que fique gostoso colocando mais glacê na cobertura. Fala sério!  ;) Que tal começar a pensar em um amplificador novo? Um SE de 4W! ;D Monta um AX84!! 

Essa foi a melhor analogia que eu já vi na minha vida! Hahahahaha HILÁRIO!

Designer, MONTA LOGO UM IALL 3.5, aprendi bastante com o bichinho. Quero montar mais um SE, provavelmente um Champ, e depois quero passar pros PP.

Abraço!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 14 de Setembro de 2010, as 14:32:44
Ótima sugestão! O IALL 3.5 é bem fácil de montar e usa peças de custo baixo!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 14 de Setembro de 2010, as 14:36:09
Mas é exatamente isso que quero Rafammbass... eu estou usando este como teste (tipo... se já gastei dinheiro com os igredientes) agora vou aprender neste para ver o que devo e o que não devo fazer nos outros). Pensei em fazer um champ , mas depois pensei... poxa, já estou aqui com um SE. Ele funcionando e eu entendendo ele bem, descobrindo os erros (que estou aprendendo aqui neste tópico várias coisas de diversas etapas), então no próximo eu vou iniciar ele com um critério tão grande que é capaz de passar uns 6 meses para fazer (não p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quero demorar, mas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu estarei fazendo e pensando o porquê estou fazendo aquilo e o melhor, se não daria para fazer de um jeito melhor)!

Não é que eu tive vontade de pegar o santinho do político para fazer o bolo, mas sim p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) vi que assim como eu, várias pessoas procuram por esse projeto. Faz um teste no google por Angela super single ended entre aspas (busca absoluta) e veja se não tem mais de 1600 resultados. Ai eu fui achando que era a receita perfeita. O que penso em fazer é consertar o máximo que eu puder e colocar o resultado final aqui. Assim, além das pessoas olharem o tópico, entenderem os defeitos (que nem eu sabendo que era ruim, imaginei que seria tão ruim). Quando o Eduardo me disse que era ruim, eu apenas achei que fosse gosto, mas quando ele foi me explicando o lance todo, eu vi falhas brutais em todas as etapas. Só estou com a ecc85 até chegarem as minhas 12at7, mas não penso em usar isso pra sempre. O que quero é colocar aqui algo sólido. Um projeto finalizado e melhorado o máximo possível, para que se algum dia alguém cair na besteira de montar um desses, que monte a melhor versão dele... revisada, corrigida, etc. Por isso que estou insistindo nele. Não é pensando só em mim, mas em pessoas que como o alemão que deve estar torrando as 6v6 dele a cada 3 anos pelas voltagens erradas, não hajam mais pessoas se dando mal com coisas erradas na NET. Inclusive num site como o da Angela.

Ah, antes que me esqueça... Eduardo, belo projeto esse viu? no dia que eu estiver neste nível vou ficar feliz pracas! ehhe.

Mensagem Mesclada
Ah, quanto ao som... minha rede em casa está uma porcaria... qualquer sistema de áudio está fazendo os estalos (uns mais que outros). Falei com minha mãe até para chamar um eletricista e verificar a fiação toda, mas pode ser que um dia eu ache um lugar que eu n tenha como interferir. Por isso queria pensar num meio de fazer uma fonte regulada e estabilizada  >>(:



Mensagem Mesclada
Eduardo, vi que antigamente se faziam filtros para computador para evitar ruídos no sistema (inclusive som). O filtro era bem simples e usava indutores... Fiz um desenho tosco só para ver se o raciocínio está correto, mas a idéia que estou dando é:

- Se agente montasse uma base para fonte regulada e estabilizada com os componentes (sem definição de valores inicialmente) para que as pessoas montem suas fontes de acordo com suas necessidades, fazendo então seus cálculos. Acho que podemos juntar as idéias e montar um esquema bem interessante e o máximo de estabilidade possível. (calma, ainda não achei o livro para ver se ele já deu a receita pronta) , só estou supondo que ainda não há.

Quanto ao cálculo eu falo pelo seguinte... se for usar esse esquema em 12v, não precisaremos de capacitores de 400v , por isso que disse que era apenas o layout. os cálculos agente colocaria um manual e finalizaria. Veja o desenho e veja se dá para juntar os dois projetos.

Mensagem Mesclada
Ah, algém tem alguma sugestão de uma válvula para substituir a 5u4 que seja menor que ela (a bixinha é ajegada viu? nem cabe no case). eheh


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 14 de Setembro de 2010, as 16:11:35
O que eu não gosto desta thread toda, é não haver certeza do que está realmente acontecendo. deveríamos atacar um ponto de cada vez. O Eduardo está a frente da coisa, mas deve sentir a mesma coisa. A melhor coisa, seria o designer mostrar uma imagem da montagem e assim poderíamos tecer melhores comentários. Eu sei designer, ela pode estar feia e etc, mas acho que isso seria mais conveniente. Quem nunca fez uma montagem feia (mas já montou algo) que atire a primeira pedra.

Ouvindo a gravação, percebo uma oscilação de baixíssima ferquência, como um chaveamento ou coisa parecida. A rede pode apresentar ruidos e coisa, mas desse jeito, só vi em apartamentos próximos a casa de máquinas do elevador. Mesmo assim, sem esta "pontualidade" britânica dos cliques.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: rafammbass em 14 de Setembro de 2010, as 16:20:31
Na minha casa temos cerca elétrica. É comum em algumas situações ouvir o clique do pulso da cerca com uma certa pontualidade suíça.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 14 de Setembro de 2010, as 16:39:58
Na minha casa temos cerca elétrica. É comum em algumas situações ouvir o clique do pulso da cerca com uma certa pontualidade suíça.

Mas certamente o "click-click" é ouvido em quase todos os equipamentos de áudio da casa!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 14 de Setembro de 2010, as 17:54:53
Caramba, a minha também tem e duas... uma na frente da casa e outra no fundo. Será isso? Mas deveria ter um jeito de remover isso, não é possível! A raiva só não é maior porquê estou aprendendo muito com ele, porque senão eu estaria p*** de raiva!

Mensagem Mesclada
Quanto ao layout, vou montar ele essa semana. Eu ia fazer isso hoje, mas estou atolado no trabalho (onde tenho os programas e mouse). O click é britânico mesmo e acho que o bossman e rafmmbas mataram... minha casa tem dois aparelhos de alarme com cerca elétrica e eles pulsam também!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 14 de Setembro de 2010, as 17:58:36
Oi Pessoal

O que eu não gosto desta thread toda, é não haver certeza do que está realmente acontecendo. deveríamos atacar um ponto de cada vez. O Eduardo está a frente da coisa, mas deve sentir a mesma coisa. A melhor coisa, seria o designer mostrar uma imagem da montagem e assim poderíamos tecer melhores comentários. Eu sei designer, ela pode estar feia e etc, mas acho que isso seria mais conveniente.

É exatamente isso. Nosso amigo Designer está perdendo o foco. Já ficou claro para mim que o problema não está na falta de regulagem da fonte, já que o aterramento das grades das 6V6 eliminam todo o barulho. E as 6V6 pegam a corrente em um ponto de menos filtragem, logo o que está para frente está melhor. O amplificador está com um problema sério de blindagem. Quando é feito o aterramento da grade no primeiro estágio o ruído diminui. Então tem ruído vindo do plug de entrada. Existe alguma fonte de interferência forte nos arredores e outros aparelhos estão fazendo o mesmo ruído em menor escala.

O amplificador está construído com válvulas que nosso amigo tinha em casa. Sabe-se lá o estado dessa peça. Não há qualquer forma de se atacar o problema de maneira organizada e o fato de nosso amigo não postar fotos do que já fez dificulta ainda mais. Já esgotei minhas sugestões para este projeto. Continuo tentando ajudar por solidariedade ao nosso amigo, mas francamente não espero resultados muito melhores dos que já vimos até agora. Ele me postou em PVT uma foto de pequena parte da placa, mas não deu para ver muito.

Se vai trocar a ECC85, então para que fazer o regulador agora? Troque primeiro a válvula e, se não melhorar, verifique todas as blindagens e ligue em um lugar com a rede mais limpa. Faça uma coisa por vez, senão o aprendizado será nulo! Precisa de método!

Outro problema é a falta de consistência nos relatos. Uma hora certa operação produz resultado positivo. Em outra ocasião, não produz qualquer melhora.

Eu espero que alguém que leia este tópico entenda que este tipo de circuito é uma péssima idéia e não tente construi-lo. Amplificadores SE são para baixa potência. Ou será que deveriamos dar esteroides para ratos para usa-los como animais de tração?

Designer, dê uma olhada no projeto do Firefly no forum de valvulados. Aquele é um bom projeto para um iniciante e traz coisas sofisticadas! O overdrive é um amplificador em cascata! Não te repreendo por ter escolhido um projeto ruim. Você está começando e não tinha como saber. Você acreditou no político e resolveu fazer o bolo do santinho dele! O repreesível é persistir nele! E veja que seu critério de escolha tem pouco fundamento! O fato de haver mais de mil entradas no google sobre o assunto não faz deve verdadeito. Eu digitei "papai noel" e obtive 1.290.000 entradas! O termo "champ 5f1" tem 62.600 entradas!

O que eu gostaria é de perceber que você está entendendo o que está acontecendo, mas parece que não está. Você continua tentando ligar coisas sem muito critério para corrigir problemas que não tem causa clara.

Os ruídos estão mesmo vindo do transformador de força, mas eles se originam na rede e não no retificador. Tente desligar a cerca elétrica e ver o que acontece.

O filtro que você desenhou é de eficácia baixa ou nula. Isso vinha em filtros de linha de computador mas nunca funcionaram. A impedância da rede é muito baixa. Suja-la é difícil e limpa-la é ainda mais difícil.

Citar
Acho que podemos juntar as idéias e montar um esquema bem interessante e o máximo de estabilidade possível. (calma, ainda não achei o livro para ver se ele já deu a receita pronta) , só estou supondo que ainda não há.

E há! Não só no livro, mas também na folha de dados de qualquer integrado regulador. Qualquer revistinha de eletrônica tem esses circuitos e não há muito que calcular neles. Você copia e monta bem simples. Mas o ideal não é regular a fonte, mas escolher um circuito com alta regeição de ruído! Não tente reinventar a roda, meu amigo. Tem um monte de gente aqui tentando te ajudar, mas você precisa ficar focado no que está fazendo! Tem feito os relatórios que eu sugeri?

Grande abraço.

Eduardo




Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 09:23:03
Não deu para entrar antes e pelo jeito a coisa ta pegando fogo.ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ... Calma aí pessoal e EDUARDO.
Vou enumerar os acontecimentos da melhor forma, ok?
1- escolhi um champ com esteróides para ter aquele amp mais potente. (errei)
2 - usei válvulas que me venderam como NOS, o lote que tenho aqui é usado e para estudo e mesmo assim tem algumas NOS.
3 eu não estava tendo consistência p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu testava em horários diferentes( explicado diversas vezes nos Posts anteriores). Pelo dia temos uma variação elétrica, carros, cães, guri gritando na rua e etc... Pelo fato de um ruído vir da rede elétroca, quando usei pilhas, testei pelo dia, a noite e tarde da noite o som aparecia, mas muito baixo ( o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu n sei). Tão baixo que no máximo eu quase não escutava.
4- tanto fez uma ecc85 ou 12ax7 Eduardo, o barulho foi detectado com uma 12ax7 nova comprada do tubesandmore.com da jj. Se fosse pela válvula nem teríamos esse tópico aqui.
5- estou sim fazendo um relatório, mas estou sem tempo de desenhar o layout e colocar aqui. Mas o farei( é o mínimo que posso fazer em agradecimento a ajuda de todos)
6 - a foto não vai adiantar, o amp tá muito bagunçado e cheio de fio por conta dos testes, por isso que n adianta. Vai ser colocar a roda aro13 em um avião e pedir para algueém da ponta da asa olhar a maca do pneu.
7- o critério e foco continuam se do os mesmos, remover um estalo que interfere no som! Apenas estamos vendo o local e tenho dúvidas com relação a isso, já que caixas usadas como monitores de estúdio caseiro apresentaram os estalos, acredito que qualquer vox ou marshell nesta rede vai ter o mesmo problema.
8 - de forma alguma quero fazer alguém aqui perder tempo, mas tornar o assunto útil a todos. Note que de um problema inicialmente ignorado e estimulado a desistência tirou dúvidas e criaram questionamentos até de pessoas escoladas no assunto.
9 - não estou tentando reinventar a roda, apenas não a vi ainda, mas estou procurando
10- NÃO estou chateado e com nenhum tipo de receio... Apenas pergunto p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quero relamente aprender e estou registrando e pesquisando muito. Por falar nisso, pelo amor de DEUS me arrumem o primeiro volume do morgan para eu começar do início. Acho que isso faria muita pergunta que talvez seja boba, não ser feita.

Bem, como prometido, fiz o novo layout de como a placa está. Não coloquei a ligação das válvulas, só o principal, já que todos sabem quais são as ligações.

Assim que eu testar em uma rede limpa, tentarei gravar para mostrar aqui como ficou o som, blza?

Mensagem Mesclada
Ah Eduardo... deixa eu dizer uma parada que vai te deixar feliz...

O som está muito, mas muito bom mesmo... só esse estalinho que está me incomodando...


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 15 de Setembro de 2010, as 09:36:47
Designer

Embrulhe o amplificador inteiro em papel de alumínio. Use uma única peça de papel. Dê voltas se necessário, mas não o corte. Amarre um fio no ponto mestre de aterramento e ligue no papel. Depois poste os resultados.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: rafammbass em 15 de Setembro de 2010, as 09:45:28
Gamal,

Na minha casa, alguns telefones clicam com a cerca, outro não. Uma TV clica, outra não. Um kenwood vintage que tenho aqui não clica, mas um LM3886 clica. Acho que a isolação dos aparelhos varia muito e com isso acabam pegando o clique.

Aliás, esse clique é o que? O capacitor da cerca descarregando "suja" o AC?

Designer,

Que bom que o som está bom! É muito bom quando você monta uma coisa e o bicho funciona. Se possível, tente testar seu amplificador fora de casa, em uma tomada com aterramento (3 pinos) que esteja dentro da NBR 14039.

Eduardo,

Obrigado pelos ensinamentos até agora, estão sendo muito úteis.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 10:32:10
Também preciso agradecer e muito a Eduardo e ao restante do pessoal pelo apoio. Tinham dúvidas que talvez eu nem fosse descobrir como resolver e tem coisas que eu acho que nem daria para aprender se ele não tivesse detalhado tanto. Viou ficar 100% satisfeito com duas coisas: 1 - Será quando montar um próprio com o conhecimento correto da coisa, fazendo todos os cálculos de capacitância, resistência, impedâncias, etc... 2- quando montar uma fonte que seja imune a esse tipo de coisa... Tudo bem ter um zumbidozinho, ter até algumas interferências, mas pegar os estalos da cerca foi demais (e se vocês não tivessem comentado, eu nem me tocaria que era exatamente no mesmo tempo do estalo) >:(

Quanto ao teste, já marquei de ir na casa de um amigo meu. Ele tem a fiação novinha e trabalha com som. Como ele trabalha a noite alugando som e de dia com automação, preciso fazer isso final de semana pelo dia e que ele esteja com tempo livre...  mas farei sim!

Quanto a cerca, falando com ele , ele explicou que muitas cercas tem um fio de aterramento (como nas máquinas de lavar, microondas, etc), mas os instaladores não colocam esse fio e apenas enrolam atrás da caixa. Ele faz instalação de automação residencial pelo dia e disse que depois resolveremos isso na minha casa (fiquei feliz até). Ele disse que com aterramento se não resolver 100%, uns 80% resolve, tanto da tomada que eu usar, como dos aparelhos que geram interferência.Ele disse que é um sinal de pulso.

Eduardo, não entendi uma coisa... quando vc fala enrolar com papel alumínio... agora vou dar uma de loira ... como assim? colocar no cabeçote de madeira uma folha de alumínio colada por dentro? Foi isso que você queria dizer? fiquei meio sem entender. Se for isso, totalmente acho que não da para colocar inteira, pois a parte de traz eu deixei uma dobradiça para poder abrir sem remover a tampa e limpar os coolers. Se não for, detalha ai como farei isso. Tenho uma tampa de alumínio para ele, não serviria não?

Quanto a montagem, era pra ficar assim? posso ter errado alguma coisa.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 15 de Setembro de 2010, as 11:40:27
designermx2,

vendo o "esquemq" que você postou: não há nenhum capacitor imediatamente após a retificação? A ponte de diodos é ligada diretamente ao resistor de filtro, sem capacitor?

Se for isso, o ripple introduzido primeito filtro RC é ENORME!

Antes de alimentar qualquer coisa, você tem que filtrar o sinal retificado.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 11:54:59
Na verdade esse resistor foi colocado para reduzir um pouco o que estava entrando nos capacitores. Teria que haver um antes também? Porquê no esquema o primeiro capacitor é aquele de 120uf mesmo (que deixei alto mesmo por recomendações daqui do forum), mas o resistor foi apenas para baixar um pouco p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) as válvulas estavam com 345 nas placas. Ai calculando Eduardo chegou a 220Ohms, mas só tinha 2 de 500 e ai coloquei em paralelo e fiquei com 250R, mas funcionou... uma ficou com 311 e a outra com 315 travados. Acho que essa que está dando 311 deve ter danificado nos testes. Mesmo sendo para dar uma queda, tem que ter um outro capacitor antes do resistor e depois do standby?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 15 de Setembro de 2010, as 12:13:11
Oi pessoal

não há nenhum capacitor imediatamente após a retificação? A ponte de diodos é ligada diretamente ao resistor de filtro, sem capacitor?

Se for isso, o ripple introduzido primeito filtro RC é ENORME!

Hgamal, está assim por minha recomendação. A fonte original foi projetada para usar um retificador a válvula. O resistor corrige a diferença entre as curvas dos componentes. A introdução do resistor limita a corrente máxima, baixa a tensão no capacitor e reduz o ripple. Faz o teste no Spice ou outro simulador e você vai entender o processo.

Designer, é para embrulhar mesmo, como se faz com um peru no forno. Não estou pensando em nada definitivo agora. Só quero cortar qualquer chance do amplificador estar captando os cliques por RF. Pode embrulhar com case e tudo. Pega o rolo de papel e vai enrolando em volta da peça. Para os iniciados, quero que você coloque o amplificador dentro de uma gaiola de Faradey.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: maioli em 15 de Setembro de 2010, as 13:17:29
Pois é Eduardo... A chance de ser "também" por RF é grande. Não sei nos eletrificadores de cerca domésticos, mas nos de uso agropecuário existe um faiscador para limitar a corrente dos choques... as faíscas são ricas em harmônicos de alta frequência que se propagam por RF. Igualmente, se propagam pela rede adjacente por condução. Os antídotos são os já indicados: fonte com filtragem boa para os ruídos conduzidos, e blindagem aterrada para os ruídos induzidos.

Não foi gratuitamente que citei Tesla lá em cima. A captação de ruídos por bobina sintonizada ou ressonante com a frequência de um emissor de RF, que pode ser até um faiscador, é o primórdio do rádio. Por isso que uns aparelhos captam e outros não (todos teoricamente tem boa filtragem, quase nenhum tem blindagem, e alguns tem elementos de captação de RF mais perto da sintonia do eletrificador que outros).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 13:59:56
Agora deixa eu tirar uma dúvida... vou pegar hoje um papel alumínio para fazer o teste de qualquer maneira, mas antes queria entender uma coisa:

Tudo bem que estou com uma ECC85 no lugar da ecc82 ou 83 , até ai blza... mas porquê os ruídos também apareciam na 12ax7 zeradaça?As válvulas são tão sensíveis assim a esse tipo de interferência?

Porque uma pessoa aqui também citou que teve esse problema com um LMX8xx aqui? E porquê meu Monitor de áudio também captou, se ele não tem nada valvulado (em menor volume, claro)? Não seria o caso de ter a interferência das duas formas não? Se é, a da rede eu até entendo o que aconteceu, mas a RF, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) aconteceu com a 12ax7? Foi culpa da fonte também ou é um processo mais direto (passa para a válvula diretamente e só agrava com a fonte projetada de forma incorretamente ou não tem nada haver e é um conjunto de processos)?Se for o que o maioli falou acima, todo amplificador vai ficar dando problema na minha casa, correto? Alguns mais, alguns menos... mais vai... como aconteceu com meu monitor. Velhinhos... que doidera viu? :'(

Bem, vou comprar um rolo de papel alumínio. Se a mulher me vir pegando o dela vai me xingar até umas horas. Depois eu dou para ela por no fogão! :-) 8)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 15 de Setembro de 2010, as 16:56:17
Olá Designer

Para entender melhor RF, procure na internet por "rádio galena" ou "rádio de cristal". Basicamente qualquer pedaço de material condutor é um captador de RF. Os circuitos de alta impedância são mais sensíveis a interferências de RF que os de baixa. E se for RF, a única defeza é a blindagem adequada. Não tem fonde regulada que segure algo que vem pelo ar! Se tem uma goteira no teto, trocar a borrachinha da torneira não resolve.

Tudo bem que estou com uma ECC85 no lugar da ecc82 ou 83 , até ai blza... mas porquê os ruídos também apareciam na 12ax7 zeradaça?As válvulas são tão sensíveis assim a esse tipo de interferência?

O sol brilha para todos, novos e velhos, bons e maus. A RF zumbe para todos, 12AX7 ou ECC85, novas ou velhas, transistor ou valvulado. Os de pele clara sofrem mais com o sol que os de pele escura. Circuitos de alta impedância sofrem mais com RF que os de baixa impedância.

Pode ser que o ruído venha também pela rede, mas precisamos antes saber se não vem parte significativa pelo ar.

Minha suspeita, que pode estar errada, é que venha tudo pelo ar. A razão é simples. A rede de força tem impedância muito baixa e a potência do eletrificador é muito pequena para sujar a rede forma a interferir com tantos aparelhos. É mais razoável supor que o meio de transmissão seja o ar. Se eu estiver certo, o papel de alumínio será de grande ajuda na atenuação deste ruído. Se estiver errado, será apenas mais uma coisa estranha que nosso amigo vai fazer na frente da família!  ^-^ Afinal, já se apropriou das pilhas da filha, passa horas soldando um amplificador velho (novo, mas velho), fica escrevendo na internet e quando alguém questiona ele deve dizer "foram as vozes na minha internet que mandaram fazer" !!!  ;D

Coisa de doido. :anjo:

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 17:29:12
Eheeh... Verdade isso! Mas vou testar sim. Mas se for pelo ar acho que fica complicado para blindar ele completamente com tudo fechado sem nenhuma aberturazinha sequer... temos transformador, cooler no case, etc... mas acho que sei o que quer fazer. Tentaremos da melhor forma. Deixa eu fazer o teste e ai agente dá um jeito legal se for isso mesmo. O engraçado é que as duas cercas aparecem. Uma fica logo abaixo do local que eu faço as coisas (na varanda debaixo) a outra fica no fundo da casa mas não muito longe, coisa de 8 metros. Uma fica muito, mas muito forte e a outra escuta-se também, só que mais baixinha. Tanto que quando uso de dia só se percebe uma. Agora me diz uma coisa... se n vem da rede, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tive a impressão de ter sumido quando testei pelo dia? Agora que me veio essa questão. Não deveria ficar do mesmo jeito se for apenas RF e se fosse pela rede, sumir completamente? ... tá meio estranho, mas como não tinha aterrado os cabos blindados, pode ter virado uma antena de baixa potência... mas ai você que pode explicar melhor. Mais estou ficando impressionado como detalhes aparentemente bobos modificam totalmente o valor final.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 15 de Setembro de 2010, as 19:58:49
Designer

Pergunte a qualquer um que ouve ondas curtas e vão te dizer na mesma hora. Ondas médias e curtas, que devem ser as principais componentes da cerca, viajam melhor a noite. Tem haver com radiação solar.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 21:45:16
Velho, quanto mais eu leio mais me interesso _... bem, vamos ao teste. Amanha coloco a foto do peru embalado... mas vou dizer uma coisa. O amp ficou muito silencioso, ficou sem estalos (pelo menos até onde deu para ouvir, pois minha filha está doente e chorando e n deu para ter silencio absoluto) mas com certeza n tem a mesma altura que antes (nem perto disso) e ficou livre de zumbidos e o som de 60Hz tmb. Deu apenas para ouvir um leve xiado que acho que era o som das 6v6 (isso no máximo volume) agora vem a pergunta. Como vou usar o amp com esse tipo de blindagem sem prejudicar a usabilidade ou a beleza?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 15 de Setembro de 2010, as 22:13:39
Bingo! Era RF!!

Pode aponsentar os reguladores. Não são mais necessários!

Não precisa embrulhar feito peru para funcionar. Basta uma malha com o fechamento menor que o comprimento de onda da RF interferente. Quer dizer, se você prender tela de galinheiro por dentro do gabinete, garantindo a continuidade elétrica dela e aterrando no mesmo ponto que você conectou o papel, o resultado será o mesmo.

Falei para usar o papel por ser algo fácil de conseguir e ele barra até microondas e radiação ionizante. Papel alumínio é um tiro de canhão para matar borboleta quando se trata de ondas eletromagnéticas.

O chiado é chamado de ruído branco e é causado por elétrons que se chocam com elementos internos da válvula. Esse som faz parte da mágica!

Parabéns, Designer. Você está batizado pelo fogo dos filamentos incandescentes em AC.

Caso encerrado!

Abraços a todos.

Eduardo.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 15 de Setembro de 2010, as 22:33:14
Deixa ver se eu entendi... Basta "selar" o amplificador com alumínio suficiente para bloquear as ondas de RF, correto? Se meu cabeçote não tem uma continuidade (a tampa traseira por exemplo, épresa por uma dobradiça dessas de porta) e tem coolers no fundo). Será que posso colocar em tudo, mas a tampa traseira não sendo contínua, mas entrando em contato com o alumínio da frente, será que funcionaria exatamente da mesma forma, ou será menos eficiente um pouco?

Agora quero pedir mais um favor...na verdade uma idéia: como posso fazer com que o amp na hora de encaixar no case, ele fique aterrando sem correr o risco de rasgar o papel alumínio, perder o isolamento/blindagem ou algo do tipo?


Agora posso dizer com certeza: Podem dar um jeito de blindar/engaiolar o amplificador de vocês, isso vai realmente fazer o amp ficar muito silencioso e imune a certos ruídos (espero que todos) e Eduardo, muito obrigado pela ajuda e acho que agradeço em nome de todos aqui do fórum e de vários navegadores aventureiros. Vou terminar o desenho da placa do meu super 5F1 (aceito sugestões de nome, já que não é mais um angela) e colocar aqui um passo a passo com o relatório que fiz das coisas que aprendi e com os detalhes importantes (para mim foram todos, mas vou tentar elencar alguns).

Agora vem o golpe eheh: quem tiver afim de me mandar o nome do livro ou o próprio livro do Morgan Volume 1 eu fico grato de antemão.

E vou deixar aqui o espaço para alguém tirar alguma dúvida com o Mestre Eduardo para que depois que colocar o novo layout com considerações, poder fechar o tópico (a menos que o pessoal ache por bem deixar aberto), mas eu geralmente fecho o processo.

Mensagem Mesclada
Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?

Aqueles amps que tem um capacitor de sinal na entrada( antes do resistor do pré para que a guitarra passe primeiro pelo capacitor) , apenas muda o timbre ou serve para cortar esse tipo de problema tmb?

Essas foram as perguntas dentro do tema, mas agora vem as de fora.

O amp ficou tão bom , que penso em usar ele para ensaiar tmb, já fazer o vox para tocar em palco mesmo... mas pergunto...

Trocando o transformador de audio para 25w ou 30w, meu transformador de força suportaria duas 6l6? Tenho aqui até um de um duovox 120b que acredito que eram 4 6l6, mas será que 300v a 150ma não aguentariam puxar duas em paralelo n? Pensei nisso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que quando jogar uma bateria (o baterista é meio que chumbado nas mãos e parece que aquele é o último dia de tocada dele) ehhe... será que não vai ficar muito baixo não?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 16 de Setembro de 2010, as 01:42:03
"Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?"

E esse mesmo cabo conectado a guitarra também continua captando ruídos? Se não isso é normal porque com o cabo sem estar na guitarra ele irá agir como se fosse uma antena.(pelo menos é isso que eu entendo que aconteça)


Ahh e eu também acho que deva fechar o tópico p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele já está extenso por demais.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 16 de Setembro de 2010, as 06:55:57
Olá Designer

Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?

Tem sim. Troque o cabo.

Esses cabos devem ser blindados. Mesmo sem estar conectado na outra ponta, não devem captar nada. De fato um fio estendido funciona como antena, mas o cabo não pode ter esta propriedade. Por isso existe a malha de blindagem. Se o cabo está captando sinal, então a malha está com problemas. Pode ser mal contato no plug ou, no caso de cabos mais velhos, que esteja partida por dentro em certos trechos, deixando buracos por onde a RF pode entrar.

RF passa por capacitores como o ar passa por uma janela aberta. Capacitor não barra RF, deixa passar! Pode ser que com uma 12AX7 ou 12AT7 isso melhore, já que são válvulas ruins para RF. A ECC85 é toda para RF! É o que ela gosta de amplificar!!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 16 de Setembro de 2010, as 07:09:26
Vou colocar aqui as considerações, projeto finalizado e lições aprendidas (como fiz especialização em projetos, tenho esse vício) eheh e depois eu tranco, blza? Eduardo, me diz uma coisa... Quando agente separou os catodos e as grades, elas apenas funcionam como uma só mas com uma de backup para que se uma parar a outra continue ou elas estão somando força? Acho que mesmo ele assim, com a bateria pode ser que não dê para fazer um ensaio. Por isso que perguntei se meu transformador de força suportam duas 6l6.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 16 de Setembro de 2010, as 07:19:19
Olá Designer

A separação dos eletrodos foi feita para que uma não visse o que a outra faz. Desta forma cada uma trabalha independente entregando o seu máximo. Como estava antes, elas interferiam uma na outra, forçando mais a mais fraca e distorcendo a mais forte. Mas a idéia de um SE com 25W é descabida. Você pode usar duas 6L6 para pegar uns 30W com o que tem, mas em PP.

Por favor não tente dar mais anabolisante para este coitado. Antes de supor que vai ficar baixo, tente ensaiar. Ligue em uma caixa com 4 falantes de 12' dos bons! Você pode ficar surpreso!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 16 de Setembro de 2010, as 08:12:33
bossman : Havia esquecido de responder sua pergunta. Não deu para testar ontem p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a gaiola foi terminada mais de meia noite. Ai não queria acordar minha irmã que dorme ao lado da varanda praticamente. Também fiquei pensando se com a guitarra (por ser bubina) não "fecharia o ciclo" e faria com que o cabo não virasse uma antena, mas sim "parte do circuito" . Acho que com o "positivo" e "negativo" em aberto pode ter ficado apenas como antena. Mas vou testar. O cabo é novo e é da Santo Angelo, mas vou verificar melhor isso. Imagino então que um transmissor UHF pode ser mais vulnerável que o cabo , correto?

Nem acredito que um papel alumínio modificou o resultado final da água para o vinho... Esse fim de semana vou estourar a cabeça dos dedos de tanto tocar  (rckt  (guitar_player .
Tou aqui doido pra chegar em casa meio dia e dar uma ligada nele novamente. Vocês vão ter que esperar eu matar a vontade e vício para poder colocar aqui o post final com tudo! heheh.


Eduardo:
É vero, esqueci que posso dar mais "pancada" se aumentar a caixa de 1 x 12 para 4 x 12. Blza, vou fazer isso sim. Quero montar o AC-30 para usar em palco e vou deixar esse só para ensaios (até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que não aguentaria um palco eheh). :-)

Agora, Eduardo, eu fui olhar um champ para eu montar com o outro transformador de audio que me sobrou (lembra-se que comprei um novo)? O antigo sobrou. Ou eu monto o Iall 3.5 como sugerido aqui ou o champ...

Porquê a galera pega a medição de voltagem dos Champs originais (pelo menos é o que parece) e eles ficam com 345 nas placas em média, se o ponto de trabalho ideal segundo o datasheet é 315? é opção e os caras fazem os mods ou vem assim de fábrica? Isso não mata a válvula aos poucos (mesmo sendo uma 6v6gt)? Pelo que vi isso aumenta a tensão em 9% e a corrente não calculei.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 16 de Setembro de 2010, as 12:49:45
Olá Designer

A Fender fez tudo certinho, mas o bando de "tuneiros" de amplificador por aí bagunçaram tudo. Este é o esquema original do 5E1 com as tensões esperadas para um amplificador de fábrica.

http://www.schematicheaven.com/fenderamps/champ_5e1_schem.pdf

Veja que os capacitores de filtragem são bem baixos e mesmo assim o amplificador é silencioso. Foi deste amplificador que o Angela tomou o deles. Tirando a 5Y3 e colocando diodos de silício a tensão ja vai para as alturas.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 16 de Setembro de 2010, as 14:05:34
É vero.. e olhe que eles mandavam colocar lá 337v e eu optei por 300 (fiz um cálculo que acredito que não foi muito feliz), imagine se tivesse pego 337v a 150ma. Era um canhão para reduzir na entrada ... rs

Eu pensava que era o 5F1, mas vejo que este está bem parecido, tirando claro que esse tem um feedback com um resistor de 22k e pelo que estou vendo ele não é negativo, mas o meu não tem. Será que posso colocar sem problemas? O valor do resistor para duas em paralelo continuariam o mesmo?

Pensei em colocar isso em uma chave, assim posso ligar ou desligar (ficou ainda um buraco no chassis da frente que a chave está sem função). eheh.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 16 de Setembro de 2010, as 14:59:18
Designer

Todo feedback em amplificador é negativo. Se o feedback for positivo vira oscilador. O termo "negativo" não quer dizer que vem do polo negativo, mas que está em contra-fase com a entrada.

Nunca, mas nunca mesmo, ouse se quer pensar uma heresia dessas. O feedback ou existe ou não existe no circuto. Não é uma coisa para se ligar e desligar e muito menos para se ficar pondo assim como quem veste uma ou outra cueca.

O 5E1 e 5F1 tem poucas diferenças. Basicamente o 5F1 é o irmão pobre com alguns componentes a menos.

http://www.schematicheaven.com/fenderamps/champ_5f1_schem.pdf

Esses são os originais. Qualquer outra coisa que você encontre por aí é alteração feita por curioso. A Fender nunca alterou esses aparelhos. Quando alterava, mudava o código. Por exemplo, o original era o 5E1. Tiraram o choque e alguns capacitores rebatizando como 5F1. Eles não tem chave alguma e nem controle de tom.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: rafammbass em 16 de Setembro de 2010, as 16:06:19
Esses são os originais. Qualquer outra coisa que você encontre por aí é alteração feita por curioso. A Fender nunca alterou esses aparelhos. Quando alterava, mudava o código. Por exemplo, o original era o 5E1. Tiraram o choque e alguns capacitores rebatizando como 5F1. Eles não tem chave alguma e nem controle de tom.

Eduardo,

Claro que não entendo nem 1/10 do que você entende de eletrônica, mas em um champ 600 reissue de um amigo, colocamos um Bypass chaveável no Tonestack e ainda outro chaveamento no resistor de shunt do tonestack, o controle de médios. Ficou bem bacana.

Também, há efeito em se retirar o resistor de feedback negativo. No meu entender ele mexe no bias do último estágio do pré, certo? Retirando ele, eu consigo mais ganho no amp.

Agora, não sei o quanto essas modificações são danosas para o amplificador. Aparentemente a do tonestack não muda nada em termos de sobrecarga do circuito etc, mas a do feedback negativo certamente deve dar uma "sobrecarregada" nele.

Vi em um site também a mudança do bypass da 6V6 que deve mudar a resposta sonora, logicamente limitada pelo tamanho/qualidade do falante...


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 16 de Setembro de 2010, as 18:41:22
RAFMmbass, vou repetir uma frase popular muito sábia: não existe niguém tão inteligente que n possa aprende e ninguém tão burro que n possa ensinar. N quero dizer que aqui temos burros e inteligentes, todos são, mas cada um na sua praia... Tanto que sabiamente vc falou de eletrônica, mas veja que terceiros na conversa identificaram que meu problema era na cerca elétrica! Uma blindagem de menos de 2 reais resolveu o problema e talvez me desse muito menos gastos com esse amp. Toda consideração feita aqui e toda resposta dada está deixando este tópico uma super aula de supletivo para handmaders iniciantes. Meu olhar para valvulados está mais crítico e menos ignorante do que antes.

Outra coisa que acho que ainda pode estar errado no meu Eduardo, é que estou tendo uma voltagem de 100v nos anodos do triodo, mas no esquema tem de 160 a 180 ( n deu para ver direito). Ele usa dois resistores de 100k, no meu tem um de 100 e um de 150k.Estou com uma chave sem função no painel. Tem alguma sugestão que n prejudique e me dê mais uma opção no som? Quanto ao feedback, é correto recolocar, já que no original existia?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: fovb em 16 de Setembro de 2010, as 21:27:46
Este tópico é uma aula sobre valvulados.

As vezes uma aula da Escolinha do Professor Raimundo, as vezes do professor Pasquale   :D :D :D

E como um bom aluno fico sentado, quietinho, só absorvendo as informações.

Parabens a todos envolvido (puxa-saquismo off  ;D)





Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 17 de Setembro de 2010, as 08:24:13
Oi Pessoal

Outra coisa que acho que ainda pode estar errado no meu, é que estou tendo uma voltagem de 100v nos anodos do triodo, mas no esquema tem de 160 a 180 ( n deu para ver direito). Ele usa dois resistores de 100k, no meu tem um de 100 e um de 150k.Estou com uma chave sem função no painel. Tem alguma sugestão que n prejudique e me dê mais uma opção no som? Quanto ao feedback, é correto recolocar, já que no original existia?

A voltage está certa. A válvula está errada!  ;D Esses resistores são escolhidos de acordo com o ganho desejado e impedância necessária para o próximo estágio.

A função do feedback é reduzir a distorção no estágio de saída, evitar oscilações e uniformizar o comportamento do amplificador com cargas diferentes (leia-se falantes e salas). Ele faz isso por meio de um controle de ganho. Você pode colocar sim. O ganho vai cair um pouco, mas a qualidade do som vai aumentar muito. Se ele apitar, inverta os fios no primário.

em um champ 600 reissue de um amigo, colocamos um Bypass chaveável no Tonestack e ainda outro chaveamento no resistor de shunt do tonestack, o controle de médios. Ficou bem bacana.

Também, há efeito em se retirar o resistor de feedback negativo. No meu entender ele mexe no bias do último estágio do pré, certo? Retirando ele, eu consigo mais ganho no amp.

Errado. O feedback não altera bias. Ele insere um sinal em contrafase no catodo da válvula para controlar e uniformizar a saída. Desta forma a alteração do alto-falante ou do hambiente não modifica a forma como o circuito trabalha. Sem ele o amplificador fica indefeso contra as mudanças de impedância do transdutor durante a operação. Um amplificador sem feedback que entre em oscilação (microfonia por exemplo) é como um caminhão carregado na ladeira e sem freio. Alguém vai pagar o pato. Pode queimar o falante, o transformador de saída ou mesmo centelhar as válvulas de potência. Com o feedback existe uma segurança. Em amplificadores pequenos como o do Designer, não há tanto problema ficar sem feedback porque é um aparelho "fraquinho". Num amplificador maior é uma insanidade! Desculpe a franquesa.

Existem muitas coisas no circuito que o leigo não vê função, mas são feitas por segurança. Um carro não precisa de sinto de segurança para funcionar. O Ford modelo T não tinha sinto de segurança  ??? e foi um dos veículos mais vendidos do mundo! Se você arrancar o sinto do carro, o veículo fica mais leve e anda até mais! Inclusive fica mais confortável para dirigir, sem aquela coisa te apertando no pescoço! O seu argumento no feedback é assim!

Você consegue mais ganho, mas sem qualidade e com um aparelho em risco. Em volume baixo (carro devagar) não é perigoso, mas no palco (correndo) tem risco. Um risco que se paga no bolso.

Eu insisto para que os iniciantes montem amplificadores de baixa potência. Isso não é a toa. Os amplificadores maiores são até mais fáceis de montar, mas o risco é grande. O do Designer opera em 300V e garanto que ele não achou gostoso tomar choque. Um de 100W com EL34 ou 6L6 vai operar em 450V a 600V e a força do choque cresce em proporção geométrica. Existem circuitos de até 800V com EL34. Um erro neste patamar de tensão representa alguém sair chamuscado. Se for uma peça, menos mal. Compra-se outra. Se for um dedo ou....  :-X

A internet é uma fonte de informação fantástica. Eu aprendo muito com ela todos os dias, mas é preciso ter critério de onde pegar a informação. Tem muito curioso metido a sabe-tudo postando por aí. Esses sujeitos fazem sites "bonitinhos" e convencem os pouco experientes de qualquer bobagem. Todos ouvem o cara de terno! Quem já leu o Pequeno Principe sabe do que falo! ;D

Hoje está na moda os carros "tunados". (brav) O proprietário manda rebaixar ou suspender a suspensão, faz uma pintura psicodélica, abre uns furos no capô, pendura umas luzes por baixo e assim vai. (brav) Mas eu gostaria de saber se existe alguma oficina autorizada que faça tunning?  ??? Ou uma revenda de carros tunados? ???

Carro tunado é lixo na revenda.  :'( O dono gasta uma fortuna para mudar o carro com o Zé da Esquina e fica com um elefante branco. Sem contar que uma coisa dessas não passa em qualquer inspeção de segurança e concessionária não põem a mão neles. Mesmo assim há que faça e curta isso. Tem toda uma indústria montada no assunto e muita gente ganhando a vida de forma honesta com esse serviço.

Você pode por chaves no seu amplificador o quanto você quiser! Ele é seu e ninguém tem nada com isso. Mas tenha em mente que uma vez removida a originalidade do circuito, o valor de mercado cai e será mais difícil achar manutenção. Se seu plano for ficar com o amplificador eternamente, vá em frete, mas antes tente estudar o assunto para saber o que está fazendo.  ;) Tu serás eternamente responsável por algo que cativas!  ;D

Esta é minha opinião sobre o assunto. Fico aguardando a fogueira de inquisição!  :D

Abraços a todos

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 17 de Setembro de 2010, as 09:32:11
_ fogueira foi boa.. Eduardo, concordo em gênero número e grau. O grande lance é que eu já tinha derramado o leite e os cachorrinhos estavam com fome... o jeito foi pegar um pano sujo, enxugar e colocar num potinho apenas para matar a fome deles e vou atrás de um litro novinho!... sei que você tentou me ajudar a filtrar o leite, mas ele nunca será totalmente limpo como deveria ser.

Mas esse tópico explicou não só questões técnicas, mas sim o porquê das alterações prejudicarem o amp e possíveis consequências, por exemplo... um capacitor no aterramento com a rede pode matar o guitarrista, mas tem gente que para manter ele original faz isso... Pelo menos o aviso foi dado e acho isso muito importante.

Quanto ao feedback, acho que seria uma boa (mesmo o meu sendo fraquinho) colocar, já que é alto que serve para ajudar. Quantos db devem cair? 3db? se for, acho que não vai me matar... posso tirar de uma saída de linha e reamplificar (com perdas, claro) mas dá pra fazer).

Queria saber se tem algo que possa colocar além daquela modificação do resistor de 680k (que foi um tiro certeiro que você deu) o esperado era aquilo mesmo... eu tinha colocado uma chave no painel com o nome modo. Ai queria saber se tem alguma maneira de alterar o som para isso. Pensei em fazer uma modificação nos resistores de fuga para a grade dos triodos. Deixo ele menor e normal (maior acredito que não deixe a fulga funcionar 100% e prejudique) , mas posso estar enganado. O que você me diz?



Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 17 de Setembro de 2010, as 11:46:22
Olá Designer

O grande lance é que eu já tinha derramado o leite e os cachorrinhos estavam com fome... o jeito foi pegar um pano sujo, enxugar e colocar num potinho apenas para matar a fome deles e vou atrás de um litro novinho!... sei que você tentou me ajudar a filtrar o leite, mas ele nunca será totalmente limpo como deveria ser.

Mas que analogia nogenta! Deu até dó dos cachorros!  :D

Cálculo de feedback é uma coisa meio trabalhosa de fazer. Não sei dizer quantos dB vai cair, mas nãp vai te matar mesmo. Você só vai precisar prestar atenção ao ligar o amplificador. Os enroladores costumam não prestar atenção à polaridade dos enrolamentos e o seu tem 50% de chance de estar invertido. Se o amplificador apitar quando ligar, desligue e inverta os fios no primário. Tanto faz. Ligue o da placa na fonte e o da fonte na placa.

Transformador tem polaridade! Não no sentido de positivo e negativo como na corrente contínua, mas em fase e contra-fase. Se você ligar o feedback em fase, ele vira positivo e você passa a ter um lindo oscilador de áudio!

Queria saber se tem algo que possa colocar além daquela modificação do resistor de 680k (que foi um tiro certeiro que você deu) o esperado era aquilo mesmo...

Não lembro qual resistor foi esse. Pode ser mais específico?

Os resistores de fuga das grades são calculados junto com o estágio amplificador anterior. Eles fazem parte da carga em AC da placa do triodo anterior. Diminui-lo faz o estágio perder ganho. Você pode aumentar até o limite estabelecido na ficha técnica. Para triodos de pré pode usar valores de até 10M sem dano para o triodo. Pode haver dano no som!

Dica: tem para vender os dois volumes do Morgan Jones na Amazon. Comprei os meus lá. Não são livros caros e entre os modernos são o que há de melhor. Já li o Modern Hi-End Valve Amplifier do Van der Veen e o Audio Valve Amplifiers do Zur Linde. Os antigos nem vou enumerar. A parte histórica do Linde é ótima. O resto deixa um pouco a desejar, mas vale a pena. O Van der Veen é bom para quem gosta de números compléxos e diagrama de fase em domínio da freqüência.  Mas o do Jones é o melhor que eu já vi para qualquer nível. Ele começa do zero e chega em coisas bem sofisticadas, ensinando como calcular cada detalhe. Não é voltado para guitarra, mas os de guitarra são muito chutados. Estou namorando o livro do Peter Millet, mas estou sem tempo para ler. Tenho uma bíblia sobre ASP.NET na frente!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 17 de Setembro de 2010, as 11:57:54
Aahuahu... programador! ta lenhado tmb... Acho que não inverti os fios, pois o transformador que comprei veio com uma lista de ligações e os fios são coloridos. O vermelho o cara mandou ligar na fonte e o azul na placa. Acho que vai rolar tranquilo. Vou ligar o feedback e colocar a chave para controlar os resistores das grades. Uma pergunta... como não sei o cálculo, para uma válvula era 22k, para duas posso colocar maior sem prejudicar (já que não vou controlar)? Em minha cabecinha, como a saída é alternada e tem corrente, acho que esse resistor é para reduzir a corrente, é isso mesmo ou viajei na maionese ? Tanto faz uma ou duas válvulas e a saída vai dar na mesma?

Mensagem Mesclada
Quanto ao resistor, era o da chave live/studio. Vou tirar o line out dee lá.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 17 de Setembro de 2010, as 14:38:56
Olá Designer

Não digo que você tenha invertido, mas que o enrolador tenha se enrolado ao montar a peça. Em todo caso você já sabe o que fazer.

O resistor de 22K é calculado em termos do ganho total do estágio dentro do loop. Isso engloba o triodo 12AX7 na conta e também o resistor de catodo dela. O fato de ter 2 6V6 não muda muito, pois o ganho do triodo é bem maior que o das 6V6, logo é ele que vai predominar. Você mudou para uma ECC85 e já está tudo fora de ponto mesmo. Então mantenha o 22K sem alterar nada. O corte não será muito severo no ganho, mas o som vai ficar mais macio.

Eu tiraria o Line Out do catodo do segundo triodo, no mesmo ponto que você vai ligar o resistor de 22K, embora o ideal seria ter mais um triodo exclusivo para esta função. Tire através de um capacitor de 100nF. Assim fica uma saída de baixa impedância. Isso melhora a qualidade do sinal.

Abraços

Eduardo.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 17 de Setembro de 2010, as 17:53:38
1 - Eu tenho mais uma vaga para por o segundo triodo (deixei cortado no chassis para poder estudar), vc fala ligar em paralelo e ao invés de jogar nas 6v6 , colocar para o capacitor e depois lineout (estado de amplificação independente) mas o resto igual, ou fazendo parte do ciclo, tipo, a primeira amplifica e joga para a segunda?

2 - Se não for fazer o item acima, esse capacitor de 100nf ele entraria em qual ponto da segunda válvula?

PS: não vou fazer(ta show como está) só quero aprender e saber o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) deveria haver uma segunda e como estaria instalada no circuito?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 18 de Setembro de 2010, as 10:09:42
Olá Designer

A saída de Line Out deve ser de baixa impedância e de preferência com um seguidor de catodo exclusivo para servir de buffer. Você tem um seguidor de catodo pronto no segundo triodo. Basta ligar o capacitor de 100nF no pino 8 e mandar para o P10 do line out.

Esta configuração funciona, mas é uma solução "poor man's output". O pino 8 pode funcionar nas duas direções, tanto como saída como entrada. Se você insere um sinal de impedância mais baixa, funciona como entrada. É o caso do feedback que entra neste mesmo ponto. Como a impedância do secundário é muito menor que a do catodo (que gira pelos 600R a 1K2), ele funciona como entrada. Se ligar algo de impedância mais alta, como o input de uma mesa de som (que gira pelos 50K) ele funciona como saída.

Mas se houver algum problema nesta saída, o ruído vai direto para o circuito e mata seu som. Pode ocorrer um curto no cabo, uma captação de zumbido, qualquer coisa.

O ideal é usar um outro triodo como buffer. Pode ser uma 6AV6, 6C4, 6AB4, EC80, EF86 ligada em triodo ou qualquer outra. Mesmo meia 12A_7, despresando o outro triodo. Daí você liga a placa direto no +B, a grade junto da grade do segundo triodo e no catodo coloca um resistor apropriado para a função, que deve ser calculado de acordo com a válvula. Daí você tira o sinal do catodo deste triodo com o mesmo capacitor de 100nF. Fazendo assim, mesmo que o plug entre em curto ou se insira um sinal expúrio, nada passa para o estágio final.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: hgamal em 18 de Setembro de 2010, as 13:40:16
Oi pessoal

não há nenhum capacitor imediatamente após a retificação? A ponte de diodos é ligada diretamente ao resistor de filtro, sem capacitor?

Se for isso, o ripple introduzido primeito filtro RC é ENORME!

Hgamal, está assim por minha recomendação. A fonte original foi projetada para usar um retificador a válvula. O resistor corrige a diferença entre as curvas dos componentes. A introdução do resistor limita a corrente máxima, baixa a tensão no capacitor e reduz o ripple. Faz o teste no Spice ou outro simulador e você vai entender o processo.


Pois é, o Eduardo está certo. Fiz umas simulações com e sem resistor após a retificação.

Seguem os esquemas e resultados para os dois circuitos.

A conclusão é obvia (claro depois de simular ficou fácil). O resistor "simula" uma resistência de fonte maior, diminuindo a eficiência da mesma - como se a resistência interna da fonte fosse maior.

O resultados são:

1) Um tempo maior para a fonte chegar ao ponto de operação 0 por causa da constante RC do filtro;

2) Uma tensão de saída menor - por causa da diminuição da capacidade de corrente da fonte; e

3) Um ripple menor - menor tensão + menor corrente.

Resultados obtidos com gschem, ng-spice e gwave (Fedora 13)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 18 de Setembro de 2010, as 19:35:53
Eu tenho uma EF86 novinha aqui aqui, como faço esse cálculo? Só estou namorando os livros no ebay, mas tenho que comprar mês que vem. Enquanto isso tou caçando na net. Me diz como calcula que eu faço aqui... n quero te dar mais trabalho.

Ainda com relação ao Line Out, esse seria um ponto de "loop in" no amp ou seria no primeiro estágio esse tipo de alteração? (não vou fazer, apenas quero entender como estou entendendo agora os possíveis problemas com um lineout direto do pré de amplificação da guitarra... acho interessante agente saber os problemas para evitar no futuro (posso ver algum projeto com estes erros e já corrijo ou ignoro ele dalí mesmo).

ah, acho que terei que regular a tensão de filamento mesmo. Eu estou com coolers ligados no amp para refrigerar as válvulas (3 coolers no total) e uso um circuito independente (não regulado, apenas retificado e filtrado, mas com transformador independente). No máximo dá para ouvir um pouco dos coolers na boca de som (deu para ouvir isso a noite com um certo silêncio e encostando o ouvido na caixa) Isso mostra como o amp ficou silencioso, ehhe.

Adicionei o feedback,mas fiquei com uma dúvida... antes você falou que a impedância sendo menor que a da válvula, ela entraria como input. Até ai blza, mas eu posso usar qualquer saída do transformador ou sempre a que eu estiver com a carga? Tipo, eu tenho uma para 12R e usei ela para colocar como feedback, deixando livre os de 4,8 e 16R. Não sei se foi impressão, mas acho que o som ficou um pouco mais "cremoso", como se algumas frequências mais graves e médio graves fossem ampliadas e como se houvesse um micro compressor ligado após o pré.Mas pode ter sido impressão.

Outra coisa que esqueci de responder, foi no tópico anterior você falando que não achei legal tomar choque... _ Como você soube?

Eu mesmo com todos os cuidados que tomei (tapete emborrachado, calçado, testes com o amp desligado), algumas vezes eu esquecia de usar a resistência para descarregar os capacitores e tomei choque . Acho que uns 3, mas foi descarga dos capacitores. Acho que se eu tivesse tomado direto eu tinha torrado lá _ Acho que o pessoal deve realmente praticar em uns dois ou três amps antes de começar a desenvolver algo mais "pesado" . Eu mesmo quero pegar mais um pequeno (para fazer um cubo que já tenho aqui) e algumas sobras como o transformador de 12w SE que tenho aqui. Acho que dá para montar o 5E1 tranquilo. Vou aproveitar e tentar montar pelo esquema mesmo (não caçar layout). Você mandou um que tem os dois. Vou me esforçar para não olhar o layout antes de terminar o meu (acho que seria uma boa forma de aprender a montar circuitos), afinal de contas, pretendo um dia projetar o meu, assim que aprender o suficiente, talvez tanto quanto você. Até lá, vou dando vôos baixos. Tem alguma dica para quem quer montar suas placas pelo esquema? Começo pela fonte, depois vou para onde? Pré ou power?


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 18 de Setembro de 2010, as 20:44:48
Olá Designer

Outra coisa que esqueci de responder, foi no tópico anterior você falando que não achei legal tomar choque... _ Como você soube?

Foi só um palpite!  :D

Eu tenho uma EF86 novinha aqui aqui, como faço esse cálculo? Só estou namorando os livros no ebay, mas tenho que comprar mês que vem. Enquanto isso tou caçando na net. Me diz como calcula que eu faço aqui... n quero te dar mais trabalho.

No manual da RCA RC-30 tem um tópico sobre seguidores de catodo. Ensina direitinho como fazer. Tem a venda na Amazon e na Tubes and More, mas você pode pegar o PDF de 38MB no link:

http://www.tubebooks.org/tubedata/RC30.pdf

Eu imprimi o meu e mandei encadernar em capa dura!  ;D

Tem alguma dica para quem quer montar suas placas pelo esquema? Começo pela fonte, depois vou para onde? Pré ou power?

Eu costumo começar pela fonte depois power e vou indo para a entrada. Desta forma dá para ir testando cada estágio independentemente do resto. É só injetar um sinal na grade que ficou aberta e ver como está saíndo.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 18 de Setembro de 2010, as 20:47:51
Ainda com relação ao Line Out, esse seria um ponto de "loop in" (na EF86) no amp ou seria no primeiro estágio esse tipo de alteração? (não vou fazer, apenas quero entender como estou entendendo agora os possíveis problemas com um lineout direto do pré de amplificação da guitarra... acho interessante agente saber os problemas para evitar no futuro (posso ver algum projeto com estes erros e já corrijo ou ignoro ele dalí mesmo).

ah, acho que terei que regular a tensão de filamento mesmo. Eu estou com coolers ligados no amp para refrigerar as válvulas (3 coolers no total) e uso um circuito independente (não regulado, apenas retificado e filtrado, mas com transformador independente). No máximo dá para ouvir um pouco dos coolers na boca de som (deu para ouvir isso a noite com um certo silêncio e encostando o ouvido na caixa) Isso mostra como o amp ficou silencioso, ehhe.
Regulando, essa interferência some? tem algum outro jeito além dessa ou tirar os coolers? 8)

Adicionei o feedback,mas fiquei com uma dúvida... antes você falou que a impedância sendo menor que a da válvula, ela entraria como input. Até ai blza, mas eu posso usar qualquer saída do transformador ou sempre a que eu estiver com a carga? Tipo, eu tenho uma para 12R e usei ela para colocar como feedback, deixando livre os de 4,8 e 16R. Não sei se foi impressão, mas acho que o som ficou um pouco mais "cremoso", como se algumas frequências mais graves e médio graves fossem ampliadas e como se houvesse um micro compressor ligado após o pré.Mas pode ter sido impressão.

Acho que estas são minhas últimas dúvidas diretas... o resto acho que só estudando mesmo (isto também, mas acho que a experiência pode mexer em algo da teoria nestes casos).


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: bossman em 18 de Setembro de 2010, as 23:13:13
Pra por um pouquinho mais de lenha na fogueira  >d (se é que é possível haha) Se vc tem uma EF86 ai porque não pôs ela na entrada do amplificador acho que ficaria melhor do que essa ECC85 ou não Eduardo? Haja visto que existem amplificadores de guitarra usando essas na entrada com sucesso! Mas é claro que pra isso teriam de ser feitas (mais) modificações no circuito, pensando nem acho que vc não que nem mais abrir esse amplificador né?  :D


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 18 de Setembro de 2010, as 23:36:30
Pra falar a verdade, se mexer mais acho que vai feder _ mas já esteve mole antes... Agora até está sequinho... _ na verdade, pretendo usar uma 12at7. Apenas tou sem grana pra comprar agora. Tou namorando um lote NOS de 4 12at7 do ebay, mas vou olhar bem o que vou fazer com elas. Quero mais um amp pequeno para estear, praticar e um valverizer que vou usar para estudar tmb a parte de tríodos. Eu montei um, mas tou fazendo um mais profissional eheh. Mas acho que Eduardo vai dizer que até daria para usar a ef86 mas com modificações grandes, já que é uma outra categoria de válvula...

Mensagem Mesclada
Alvo engano é uma ef86 se n for, é a 83

Mensagem Mesclada
http://www.bonavolta.ch/hobby/en/audio/6l6_1.htm

estou pensando em montar esse. Quantos watts ele deve dar? Será q meu transformador vai aguentar? _


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: rafammbass em 19 de Setembro de 2010, as 00:29:28
Cara, antes de partir pra outro, POSTA FOTOS DESSE AÍ, que eu acho que tá todo mundo curioso! Pelo menos eu...  ;D


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 19 de Setembro de 2010, as 00:53:33
_ vou postar sim, tou colocando as pilhas para carregar. Estou pensando num meio de gravar tmb, mas com a câmera vai ficar grande d+.

Os outros vou fazer no eagle. Alguém sabe a largura mínima com segurança para as trilhas de PCB para aparelhos valvulados? Quero refazer esse para deixar a placa correta eeus próximos tmb pretendo fazer PCB.

Estou matando a secura , já que h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu coloquei ele para tocar áudio amanha vai ser as guitarras! (guitar_player (hdbngr

Mensagem Mesclada
Mais um site interessante: http://www.bonavolta.ch/hobby/en/audio/audioel.htm


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 19 de Setembro de 2010, as 10:22:29
Olá Pessoal!

Designer, para fazer um line out você precisa pegar o sinal do mesmo ponto em que ligou o resistor de 22K do feedback. Este é um ponto dentro do loop de realimentação, mas isso não é importante. O desejável é usar um ponto em que o sinal enviado para fora seje igual ao do alto-falante.

No feedback você deve usar uma saída com a impedância que o projetista usou para calcular o circuito. Imagino que no original seja a de 8R. Ligando na de 12R você terá uma realimentação maior e conseqüentemente maior perda de ganho. Se está usando um falante de 8, ligue na de 8.

O uso do feedback uniformiza a resposta em freqüência. Provavelmente você estava com uma resposta pobre em graves e médios, privilegiando os agudos. Por isso notou a diferença. Outra vantagem do feedback é que o amplificador passa a ter uma resposta mais uniforme com falantes diferentes. Ele passa a "sentir" a carga e modifica a resposta de acordo com cada uma. Um aplificador sem feedback é um motorista cego. Não sabe se está dirigindo uma bicicleta ou um fórmula 1 e nem para onde está indo.

Acho desnecessário colocar ventiladores para refrigerar um par de 6V6. Nem mesmo os grandes com 4 EL34 na saída tinham refrigeração forçada. Eu tiraria fora os ventiladores e deixava só a gradinha com o buraco. Aterre a gradinha para manter a continuidade elétrica da gaiola de Faradey. Além do mais, quando esses coolers ficarem barulhentos, você vai ficar passando nervoso a toa.

Se vc tem uma EF86 ai porque não pôs ela na entrada do amplificador acho que ficaria melhor do que essa ECC85 ou não Eduardo?

Está coberto de razão. Eu não disperdiçaria uma EF86 para fazer um seguidor de catodo. Tem várias outras válvulas mais baratas para usar nesta função. A EF86 e vários outros pentodos dão ótimas válvulas de entrada com uma distorção vintage característica. O VOX AC4 e AC15 originais usavam a EF86 na entrada. Mais tarde passaram para a 12AX7 por questão de custo. O VOX AC4 foi relançado recentemente, mas com a 12AX7 na entrada e sem o tremolo do original. Eu construí há alguns anos um pequeno amp para estudio ou prática com uma EF94 e uma EL90. Todos os que testaram o aparelho ficaram apaixonados pelo som vintage. Ele foi inspirado no Harmony H400A.

http://reviews.harmony-central.com/reviews/Guitar%20Amp/product/Harmony/H400A/10/1
http://compare.ebay.com/like/270635313869

O projeto é brilhante. Super simples e de produção barata. O original era rabo-quente e usava a HL94(50C5) na saída. Usa uma EF94 de baixo custo na entrada e resolve o problema do ruído deste pentodo fazendo o bias pela grade de controle. Infelizmente tive que descontinuar a produção por um problema de marketing. Ninguém quis comprar um amplificador de 2,5W, apesar dos fortes comentários a favor.  :'(

Designer, o projeto que você encontrou com a 6L6 deve dar uns 11 ou 12W. Pode usar seu transformador nele sem problemas, mas é um projeto para reprodução Hi-Fi. Não serve para guitarra! Tem que modificar todo o pré para adequar.

Abraços

Eduardo.


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 19 de Setembro de 2010, as 15:14:54
EDuardo, quNto ao amp de 2,5w , p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) n transformou em um super pedal? Acho que teria saída.

Qunto as válvulas, tenho aqui NOS duas ef86, duas ef83, uma 6k6gt e uma 6l6. Queria estudar as etapasmontando um amp se para ver se aprendi algumas coisas e testar outras(tudo dentro dos estudos)


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: Eduardo em 19 de Setembro de 2010, as 17:31:10
Oi Designer

EDuardo, quNto ao amp de 2,5w , p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) n transformou em um super pedal? Acho que teria saída.

Pedal, até onde sei, é uma pequena. Fica difícil enfiar um valvulado inteiro lá!

Qunto as válvulas, tenho aqui NOS duas ef86, duas ef83, uma 6k6gt e uma 6l6. Queria estudar as etapasmontando um amp se para ver se aprendi algumas coisas e testar outras(tudo dentro dos estudos)

Vai em frente! O mundo está aberto a possibilidades!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 22 de Setembro de 2010, as 08:49:26
Bem, parte da promessa estou cumprindo agora! Estou colocando algumas fotos (ainda não finalizei o acabamento, mas como já tem muito tempo, estou colocando ele assim e depois coloco ele finalizado.

Coloquei tanto os testes feitos com papel alumínio, como ele montado. O case era pra ser um de acrílico, mas como não tem como ter um bom acabamento (ainda pois estou pensado) no acrílico fazendo a gaiola, coloquei no de madeira. Em princípio estou pensando em colocar uma tela muito fina por dentro do acrílico, mas não acho essa tela.

A madeira na parte superior estou lixando (e fazendo uns testes para inserir algumas imagens), como ele vai ser de minha filha (como herança eheh pobre não deixa casas e carros), deixarei meu equipamento para ela a princípio!  8)

Com muito sofrimento, tá ai o esquema. Não estava olhando o amp, mas acredito que estão assim. :'(

Vou ficar devendo o áudio, mas qualquer dia eu coloco aqui. eheh junto com as explicações resumidas e as considerações finais.

Valeu Eduardo e a todos pela ajuda. Assim que avançar mais nos meus estudos , coloco novidades aqui no fórum. Estou desenvolvendo placas prontas para o pré EF86 com uma chave de triodo/ pentodo (acho que eduardo vai me xingar) _ mas é para estudo meu velho. Se a galera não quiser, basta jampear o pentodo!. Tou fazendo a placa de equalização para deixar pronta (para meus testes prefiro a placa com jacaré) e o fase inverter do AC30 (que sei que cada amp tem o seu), mas tou fazendo a placa separada para manutenção e estudo). A fonte vou desenvolver uma padrão regulada (fácil fabricação) e power vou fazer a do AC30. nos vemos no futuro. Se Deus quiser e eu viver!


Título: Re: Estalos Amp Valvulado.
Enviado por: designermx2 em 04 de Outubro de 2010, as 08:32:07
Bem galera, passaram-se alguns dias e testes massivos (e não fiquei enjoado). hehe.

O som do amp é maravilhoso, mas como havia explicado e como foi também sugerido, no final eu sempre coloco um tipo de "relatório", que na minha área chamamos de lições aprendidas. Vamos velas:

1 - Sempre tome cuidado e estude o mínimo necessário do que pretende fazer;
2 - Não há problema em ser curioso, mas sempre procure saber o porquê você vai fazer aquele tipo de manipulação/alteração/construção;
3 - Não acredite em tudo que se vê na internet, temos muitas coisas boas, mas muitas coisas ruins (se brincar em mesma proporção);
4 - Assim como foi dito aqui (não lembro por quem, mas acho que foi o Maioli ou Eduardo), tão importante quanto a chegada é o caminho percorrido;
5 - Trabalhar com valvulados exige muito cuidado, consentração e experiência, comece por algo pequeno, mesmo que este não seja seu objetivo final, mas comece a se arrastar antes de engatinhar , de andar e até mesmo correr ;
6 - Os detalhes mais absurdamente ilógicos podem sim interferir; Uma variação boba de 10v pode fazer toda a diferença;
7 - Nos valvulados, tudo é relacionado, quando você aumenta um ítem como as resistências dos catodos, você altera todo o conjunto interno;
8 - Utilize apenas projetos originais;
9 - Utilize materiais originais , coisas novas e de primeira linha;
10 - Sempre escute quem entende do que está realizando, ouvidos abertos farão você evoluir.
11 - Ser humilde não vai te matar, mas te manter vivo e de bem com o que deseja alcançar;
11 - O restante das coisas acredito que seja redundância colocar aqui , pois as pessoas estarão lendo o tópico que é uma verdadeira aula de amplificadores... Acho que todos os possíveis e comuns erros estão descritos aqui ou levantados como possibilidades.
12- Obrigado a todos pela paciência e persistência em me ajuda,pois por mais que uma pessoa tenha me ajudado muito aqui (Eduardo por exemplo) todos os outros que fizeram simples comentários, como foi o caso da cerca elétrica e acabaram resolvendo problemas que agente poderia passar o ano inteiro tentando adivinhar, ou seja, todos os comentários vieram a somar.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal