Título: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:32:42 Olá amigos,
Gostaria de compartilhar um projeto que fiz, mas infelizmente acabou não dando muito certo. Por isso queria a ajuda de vocês para tentar sanar o problema. Há dias venho tentando construir um tremolo com knob de volume. Como não encontrei nenhum projeto pronto com os controles de Speed, Depth e Volume, resolvi escolher um tremolo e adicionar um booster logo após o efeito. OBS: Não construí o EA Tremolo porque necessitava de um efeito com speed mais veloz. Utilizei o projeto do Vico Vibe para o Tremolo e o clean Booster da MXR (tl071) como volume. Montei ele em uma placa de circuito impresso e durante os testes o som do tremolo permanece baixo. O booster não apresenta aumento de variação no som, isso ocorre apenas quando o potenciômetro está quase no máximo. Ao chegar no máximo do volume, o som aumenta absurdamente. Saberiam qual componente estaria limitando a atuação do controle de volume do booster ? O Esquema ficou assim: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: A.Sim em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:45:44 Pergunta : onde vão ligados J1 e J2 ?
Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: andrefreitas em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:46:02 Esse controle não vai funcionar como Volume, mas sim como ganho (E no Micro Amp o potenciometro é do tipo C = Reverse log).
o mais ideal seria um circuito com o negative feedback fixo e um potenciometro após R17. Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:49:39 Pergunta : onde vão ligados J1 e J2 ? Olá A.Sim, Nesse caso J1 conecta em J2, fiz um jumper ali para conseguir criar o layout e ter mais espaço para as trilhas. Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: Matec em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:51:25 Olá.
Em primeiro lugar o Potenciômetro que você chama de Volume, na verdade é um Ganho. Para ser volume você deveria substituir R18 por um Potenciômetro de mesmo valor e a saída seria pelo pino 2 do mesmo. Não dá pra se ter uma ideia exata de todo o circuito pois faltam os valores dos componentes e o código do integrado. Ainda mais, falta o que está entre J1 e J2. Dependendo do que esteja ali, o circuito pode ter um ganho muito baixo mesmo. :) Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:53:35 Esse controle não vai funcionar como Volume, mas sim como ganho (E no Micro Amp o potenciometro é do tipo C = Reverse log). Eu utilizei o potenciômetro do tipo C. o mais ideal seria um circuito com o negative feedback fixo e um potenciometro após R17. Tem alguma sugestão de circuito que atuaria como volume ? Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: andrefreitas em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:56:05 Use este circuito:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 10 de Fevereiro de 2018, as 15:58:35 Olá. Em primeiro lugar o Potenciômetro que você chama de Volume, na verdade é um Ganho. Para ser volume você deveria substituir R18 por um Potenciômetro de mesmo valor e a saída seria pelo pino 2 do mesmo. Obrigado, vou tentar modificá-lo desta forma. Não dá pra se ter uma ideia exata de todo o circuito pois faltam os valores dos componentes e o código do integrado. Ainda mais, falta o que está entre J1 e J2. Dependendo do que esteja ali, o circuito pode ter um ganho muito baixo mesmo. Essa conexão é um jumper, não tem nada ali. J1 conecta em J2. Atualizei a foto tirando J1 e J2. ----- Use este circuito: Vou ver se consigo modificar diretamente na placa PCB e já fazer o teste. Muito obrigado pela indicação Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: A.Sim em 10 de Fevereiro de 2018, as 17:18:49 É indiferente controlar o ganho dado por IC1 do jeito como está, ou utilizando um potenciômetro na saída. O que pode mudar é a lei de variação do ganho em função da posição do potenciômetro. Dependendo dos valores utilizados no circuito, o mesmo vai se comportar conforme descrito.
E, do jeito que está, o sinal de saída nunca cai a zero. Melhor usar o potenciômetro na saída... Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 11 de Fevereiro de 2018, as 17:57:47 Boa tarde amigos,
Substituí o potenciômetro de ganho por um resistor de 10K em série com o R15, retirei o R18 e coloquei o potenciômetro de saída. Agora consegui ouvir o efeito do tremolo e controlar o volume, gostei bastante do resultado, porém o controle de depth (1MB) funciona até a metade (meio dia). A partir da metade, o som praticamente desaparece novamente. Teriam alguma sugestão para o depth ficar ajustado em todo o intervalo de rotação do potenciômetro? Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: Matec em 12 de Fevereiro de 2018, as 03:54:56 Aumentar o valor de R4 deve funcionar. Trocar o Zener por um de tensão menor, também. Fazer as 2 coisas também.
(deathmet Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 12 de Fevereiro de 2018, as 04:49:26 Aumentar o valor de R4 deve funcionar. Trocar o Zener por um de tensão menor, também. Fazer as 2 coisas também. (deathmet Olá Matec, valeu pela dica! Na atual situação do carnaval só terei como conseguir um Zener menor só na quinta-feira ... R4 do projeto é 1M, vou aumentar este valor por enquanto. Abraço Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: xformer em 12 de Fevereiro de 2018, as 12:55:37 Na atual situação do carnaval só terei como conseguir um Zener menor só na quinta-feira ... Pra efeito de teste, você pode ligar vários diodos comuns em série pra simular um zener (só inverta o sentido dos diodos em relação ao do zener). Cada diodo (ex. 1N4148 ou 1N4007) tem uma tensão direta de 0,7 a 1V (dependendo da corrente direta). Se tiver um protoboard, pode usá-lo pra combinar os diodos e ligá-los com fios à sua placa e aí vai acrescentando ou retirando diodos pra ver qual tensão (zener) ficaria mais adequada. Seria como se fosse um "trimpot" de diodo zener. Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: Alfredo Padrao em 12 de Fevereiro de 2018, as 15:24:30 Se eu fosse partir para fazer experimentos com este circuito; partiria para medir a base de Q1 e variar o potenciômetro de DEPTH. Pela configuração de Q1, como está com emissor referenciado a GND, esta tensão não vai passar de 0,7V e portanto quando a base atingir este valor, mesmo que o potenciômetro ainda possa girar, não fará mais diferença.
Então fica mais ou menos assim: A grosso modo falando, Q1 polarizado com 0,7V deixa passar toda oscilação do LFO (Q2) e com tensões intermediárias, por exemplo: entre 0,1V a 0,7V vai deixar passar mais ou menos oscilações do LFO (Q2). Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: alambike em 14 de Fevereiro de 2018, as 18:51:59 Se eu fosse partir para fazer experimentos com este circuito; partiria para medir a base de Q1 e variar o potenciômetro de DEPTH. Pela configuração de Q1, como está com emissor referenciado a GND, esta tensão não vai passar de 0,7V e portanto quando a base atingir este valor, mesmo que o potenciômetro ainda possa girar, não fará mais diferença. Então fica mais ou menos assim: A grosso modo falando, Q1 polarizado com 0,7V deixa passar toda oscilação do LFO (Q2) e com tensões intermediárias, por exemplo: entre 0,1V a 0,7V vai deixar passar mais ou menos oscilações do LFO (Q2). A base de Q1 não está atingindo 0.7V. A tensão máxima na base de Q1 é de 0.38V, isso ocorre com o DEPTH no máximo. Título: Re: Projeto de tremolo com volume Enviado por: Matec em 14 de Fevereiro de 2018, as 20:20:50 Existe mais uma variável nesse circuito, que é a amplitude da onda do oscilador. Se ela for muito grande, mesmo com a polarização baixa da base de Q1 o trêmulo ainda atua de forma entrecortada, pois somente os picos da onda farão o transístor funcionar, mesmo com o depth no mínimo. Essa é uma característica desse projeto.
Uma maneira de controlar isso seria colocar outro controle de "volume", entre C1 e R6. É claro que isso complica um pouco mais o projeto, mas é uma maneira de melhorá-lo. Existem outros projetos que com certeza funcionam de maneira mais eficaz, mas aí você vai ter que iniciar novamente suas pesquisas. :) |