Título: RAT - modificações Enviado por: alambike em 26 de Outubro de 2017, as 20:35:29 Boa tarde pessoal,
Queria tirar uma dúvida sobre as características do RAT. Fiz um para um amigo e ele me apontou duas coisas, uma era que o pedal comprimia muito o som e a outra que o som era muito grave (encorpado, nas palavras dele). Pelo que pesquisei: a compressão pode ocorrer por conta da característica do OP-AMP (LM308), que tem uma resposta mais lenta para a variação de tensão de entrada (Slew Rate) e pelo produto da largura de banda (não sei se é este o termo correto, traduzi de Gain-Bandwidth Product) que irá amplificar uma determinada faixa de freqüência. No caso do Rat, com o ganho no máximo, as frequências abaixo de 500Hz, são mais facilmente amplificadas. Acredito que seja dai que o som mais encorpado seria mais evidenciado. Eu poderia alterar estes parâmetros com o capacitor de compensação? Li que estes dois parâmetros são proporcionais ao inverso do valor deste capacitor. Ou seria melhor trocar o CI ? Alguma sugestão ? O artigo que li foi este: https://www.electrosmash.com/proco-rat Abraço Alambike Título: Re: RAT - modificações Enviado por: xformer em 26 de Outubro de 2017, as 21:10:59 Experimenta colocar um TL071 que tem slew rate maior e maior produto ganho-largura de banda ou algum outro que tenha essas características e resistência de entrada alta. Mas sem o capacitor de compensação de frequência (que já são internos nos amplificadores operacionais como o uA741 e o TL071), então retire o capacitor de 30pF da placa.
Título: Re: RAT - modificações Enviado por: EddieTavares em 27 de Outubro de 2017, as 04:17:02 O Rat soa como um Tubescreamer com bem mais ganho, a característica principal é o boost de médios, em um amp com característica Marshall é melhor usa-lo como um booster já em amps como Vox e Fender twin deve soar bem como Drive em alto ganho.
Trocar o CI pode melhorar um pouco os agudos, mas a característica deste pedal é esse timbre gordo mesmo, talvez o que o seu amigo precisa é um drive como o DS1 ou Big muff. Título: Re: RAT - modificações Enviado por: hauf em 30 de Outubro de 2017, as 22:39:11 Além do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado.
O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados. Título: Re: RAT - modificações Enviado por: A.Sim em 31 de Outubro de 2017, as 00:13:16 e pelo produto da largura de banda (não sei se é este o termo correto, traduzi de Gain-Bandwidth Product) Em Português é " produto ganho-faixa", vulgo "GBW". Título: Re: RAT - modificações Enviado por: raphaelCoelho em 31 de Outubro de 2017, as 00:18:26 Além do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado. O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados. Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível! Título: Re: RAT - modificações Enviado por: hauf em 31 de Outubro de 2017, as 01:03:57 Bf 245(não me lembro se A ou C), e mpf 102.
É sim um baita pedal. Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 04 de Novembro de 2017, as 08:56:28 Mas sem o capacitor de compensação de frequência (que já são internos nos amplificadores operacionais como o uA741 e o TL071) Eu fiquei lendo os datasheets e não consegui distinguir quando um CI vem com o capacitor de compensação ou não. Saberia me informar onde estaria este tipo de informação no datasheet ? Título: Re: RAT - modificações Enviado por: xformer em 04 de Novembro de 2017, as 11:28:21 São poucos os amplificadores operacionais que precisam do capacitor de compensação de frequência externo. Exemplos dos que precisam são modelos antigos como o uA702, uA709 e LM308. Você pode descobrir olhando pra pinagem do ci, e ver se tem os dois pinos de compensação, e no diagrama interno se tem o capacitor no estágio de ganho de tensão:
(https://s1.postimg.cc/6qdpcey6xb/compcap.jpg) Além disso, nos circuitos de aplicação das datasheets, pode-se ver se tem a necessidade do capacitor de compensação ligado. Note que no TL071 e no LM741 não existem os pinos para compensação (eles tem para ajuste da tensão de offset de entrada, que é outra coisa) e um dos pinos é NC (não conectado). Esse capacitor de compensação age como estabilizador do amplificador. Um amplificador estável em eletrônica é um amplificador que não oscila sozinho. Como os amplificadores normalmente são multi estágios, a cada estágio são introduzidas uma atenuação e uma defasagem devido às capacitâncias parasitas que formam diversos filtros passa-baixas. Com o acúmulo de defasagens pode acontecer de o amplificador com realimentação negativa (que em tese é 180°) acumular uma defasagem de 360° entre a saída e a entrada inversora, o que é um dos requisitos para ocorrer a oscilação. Com a introdução do capacitor de compensação, você cria um pólo dominante que recua a resposta em frequência do amplificador e causa uma margem de segurança na defasagem global de forma a não permitir mais o acúmulo de defasagem crítica. Esse recurso é usado também nos amplificadores de potência de múltiplos estágios, onde o capacitor é onipresente no estágio de ganho de tensão. Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 04 de Novembro de 2017, as 20:44:20 São poucos os amplificadores operacionais que precisam do capacitor de compensação de frequência externo. Exemplos dos que precisam são modelos antigos como o uA702, uA709 e LM308. Você pode descobrir olhando pra pinagem do ci, e ver se tem os dois pinos de compensação, e no diagrama interno se tem o capacitor no estágio de ganho de tensão: Nos op-amps mais modernos eu suspeitei que o capacitor de compensação fosse esse do diagrama interno. Agora tenho certeza!! Obrigado Xformer pela ajuda. Só por curiosidade, caso o projetista precise medir o valor desse capacitor, é possível ou ele deve confiar no fabricante ? Título: Re: RAT - modificações Enviado por: xformer em 04 de Novembro de 2017, as 23:55:12 Não tem como e nem tem utilidade medir o capacitor. Ele é interno e sem acesso por algum pino.
Título: Re: RAT - modificações Enviado por: EddieTavares em 05 de Novembro de 2017, as 05:46:57 Além do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado. O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados. Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível! Ja montei este circuito na protoboard, usei lm308 e os fets que eu tenho bf245, mpf102, j201 e ainda alguns pnp's com a adicao do resistor ente a base e o +v, honestamente, todos soaram iguais... Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 05 de Novembro de 2017, as 08:10:20 Eu utilizei o 2N5458 e o LM308
Esse pedal é muito bom mesmo. Vocês notaram compressão no sinal de saída ? Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 08 de Novembro de 2017, as 01:40:36 Uma dúvida, caso eu utilize outro op-amp como o TL071, quais outras alterações devem ser feitas além de retirar o capacitor de 30pF?
Além do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado. O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados. Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível! Ja montei este circuito na protoboard, usei lm308 e os fets que eu tenho bf245, mpf102, j201 e ainda alguns pnp's com a adicao do resistor ente a base e o +v, honestamente, todos soaram iguais... O resistor entre a base e +V deve ser utilizado em quais situações ? Título: Re: RAT - modificações Enviado por: EddieTavares em 08 de Novembro de 2017, as 03:38:10 Alambike
Este é o buffer do Rat: (https://www.electrosmash.com/images/tech/pro-co-rat/pro-co-rat-output-stage.png) Este é um buffer com transistor bipolar: (http://www.muzique.com/images/buff5.gif) Note que que não há no primeiro o resistor entre o coletor e a base. Veja como é o buffer no Brat: (http://www.diystompboxes.com/pedals/rstrand/rat/proco_brat.gif) Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 08 de Novembro de 2017, as 05:08:14 Interessante, eu havia notado esta diferença há algum tempo. Já me deparei com o esquema que tem o resistor. Porém, porque ele deve ser utilizado em transistores bipolares ?
----- Seria para regular a tensão de polarizacao entre a base e o coletor ? Em outras palavras, para ter Vr na base a partir deste resistor ligado em +V? Título: Re: RAT - modificações Enviado por: EddieTavares em 08 de Novembro de 2017, as 16:42:41 Basicamente é isto mesmo.
Título: Re: RAT - modificações Enviado por: alambike em 08 de Novembro de 2017, as 21:06:41 Trago novidades, contruí duas placas do circuito porém com componentes diferentes:
Placa 1 - LM308, capacitor de 30pF Placa 2 - TL071 sem o capacitor Ambas com o 2n5458 para o buffer de saída. A impressão que eu tive é que o volume com o LM308 fica um pouco mais baixo e mais distorcido (quase fuzz - dark com a distorção no máximo). Já o som com o TL071 ficou menos distorcido, com um pouco mais de brilho e com maior sinal de saída (headroom). As notas embolam bem menos com o TL071. Fiz o teste com o filter posicionado na posição flat (12:00h) nas duas placas. Próximo teste é utilizar os dois pedais lado a lado no palco durante o show em uma situação em que pode-se aumentar bastante o som de retorno do palco. Andei pesquisando e o pessoal utiliza o OP07, que tem baixo slew rate. Além disso, encontrei o TL061 e o LM741 que também são single op amp. Título: Re: RAT - modificações Enviado por: marcao_cfh em 08 de Novembro de 2017, as 21:42:45 O meu rat tem um opamp desse: http://www.diystompboxes.com/analogalchemy/sch/diodeopamp.html
Não sei comparar com o original, pois nunca fiz um usando o 308, mas gostei bastante do resultado. |