Título: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: alambike em 16 de Outubro de 2017, as 19:00:05 Transformadores toroidais podem ser utilizados em amplificadores valvulados, como transformadores de saída de audio ?
Título: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: Matec em 16 de Outubro de 2017, as 19:09:56 Transformadores toroidais podem ser utilizados em amplificadores valvulados, como transformadores de saída de audio ? Podem sim. Existem muitos fabricantes de equipamentos Hi-Fi que utilizam toroidais na saída. Mas parece que em valvulados para instrumentos não são muito utilizados, não sei bem o motivo. :) Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: xformer em 16 de Outubro de 2017, as 20:03:14 Veja esse fabricante canadense que faz transformadores de saída toroidais tanto em PP e até em SE:
https://www.plitron.com/toroidal-audio-tube-output-transformers/ Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: A.Sim em 16 de Outubro de 2017, as 20:42:58 PP até pode ( mas não deve ). SE, só descobrindo uma maneira de interpor o gap...
Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: gfr em 16 de Outubro de 2017, as 22:55:55 Transformadores toroidais podem ser utilizados em amplificadores valvulados, como transformadores de saída de audio ? Podem sim. Existem muitos fabricantes de equipamentos Hi-Fi que utilizam toroidais na saída. Mas parece que em valvulados para instrumentos não são muito utilizados, não sei bem o motivo. :) A razão que me disseram é que se o DC não for super bem balanceado, satura muito mais rápido que os "normais". E mesmo polarizando com muito cuidado, na hora que o aplificador está em overdrive, pode ficar desbalanceado temporariamente (o suficiente pra ficar um som feio). Fica a dúvida para os experts, a explicação procede? Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: Ronconi em 16 de Outubro de 2017, as 23:02:37 O transformador toroidal não gosta de saturar o núcleo. Já os transformadores de núcleo "EI" trabalham legal nessas condições. Como muitas vezes vais observar saturação de transformador de saída (ainda que leve) como uma das maneiras de obter distorção, fica sem muito sentido usar um transformador que não permite isso. Além do custo, naturalmente.
Já para aplicações como transformador de força, os toroidais são excelentes. Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: A.Sim em 16 de Outubro de 2017, as 23:18:47 A razão que me disseram é que se o DC não for super bem balanceado, satura muito mais rápido que os "normais". E mesmo polarizando com muito cuidado, na hora que o aplificador está em overdrive, pode ficar desbalanceado temporariamente (o suficiente pra ficar um som feio). Fica a dúvida para os experts, a explicação procede? Sim. Procede. Como o núcleo toroidal não tem gap algum, ele satura muito facilmente com qualquer desbalanço entre as correntes de anodo. E esse desbalanço pode ser estático, em repouso, ou dinâmico, durante o funcionamento. A remanência do núcleo toroidal é muito maior do que a do núcleo EI e o fato só não é mais devastador porque o toróide é feito com ferro GO. Some-se a isso tudo o fato de a capacitância dos enrolamentos ser muito maior ( pelo fato de os enrolamentos serem distribuídos ao longo do núcleo ). Não recomendo. Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: Guilherme em 16 de Outubro de 2017, as 23:22:34 Citar A razão que me disseram é que se o DC não for super bem balanceado, satura muito mais rápido que os "normais". E mesmo polarizando com muito cuidado, na hora que o aplificador está em overdrive, pode ficar desbalanceado temporariamente (o suficiente pra ficar um som feio). Que bom, gente "do ramo" voltando a postar :tup Isso mesmo xará, é por isso que toroidais são conhecidos como desarmadores de disjuntores. Essa é uma dentre outras deficiências graves que desabonaram o emprego de toroidais em audio. Até mesmo em potencia o uso de toroidais é questionável, por ser barulhento. Não barulhento por magnetostrição mas barulhento por transmitir através de acoplamento capacitivo ruidos transientes entre primario e secundario. No Tubecad http://www.tubecad.com (http://www.tubecad.com) tem um artigo sensacional sobre esse assunto. Tive toroidais de potencia da Audium Eletroacústica que eram ruins, mesmo sendo incomparavelmente mais bem construidos do que os da Toroid Brasil. Na minha opinião, toroidais só se justificam quando o espaço é exíguo, por exemplo em um preamplificador que deve ser construido em rack 1U. Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: bossman em 17 de Outubro de 2017, as 16:09:50 ...fica sem muito sentido usar um transformador que não permite isso... Diminuição do peso me levaria a usar um toroidal logicamente tem que se ter um custo benefício aliado a isso Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: Jean Lxs em 17 de Outubro de 2017, as 23:18:54 Aproveitando o tópico alguém já viu ou sabe como são internamente esses transformadores(jensen,cinemag...) de entrada e saída,usados em pré amplificadores valvulados de microfones?Tem algum fabricante no Brasil?
Título: Re: Transformador de saída de áudio toroidal Enviado por: Guilherme em 18 de Outubro de 2017, as 21:02:12 Até onde eu sei, transformadores de entrada de microfone e saída de linha, ou placa-linha, com núcleo toroidal, foram fabricados por pouquíssimas empresas. Conheço apenas a Haufe e a Pikatron, sendo que essa ultima ainda está na ativa.
A Jensen e a Cinemag usam núcleos EI enquanto a Lundhall usa núcleo C. Alguns fabricantes artesanais nos EUA usam núcleo U. Geralmente esses núcleos são constituídos por laminações muito pequenas. Para transformadores de saída de linha, ou placa-linha, o aço-silício grão-orientado é o material indicado. Por vezes utiliza-se núcleos com laminações de aço-silício M4 + Niquel 49 em variadas proporções. Para transformadores de entrada de microfone o único material utilizável é o Niquel 80, que tem vários nomes comerciais. Não se admite outro tipo de material, infelizmente. Os americanos usam o Supermalloy 80 e os europeus o Mumetall ou o Hyperm, mas todos são muito semelhantes. Para saída de linha balanceada nas réplicas dos preamplificadores de microfone UREI, Pultec, Altec Lansing, REDD 47, Neve, Telefunken V72 e V76 e os projetos da Gyraf Audio http://www.gyraf.dk (http://www.gyraf.dk) dá uma olhada nesse aqui: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Caso você se interesse por transformadores de entrada de microfone para réplicas do EMI REDD-47 ou para os Telefunken V72 e V76, mantenha contato em mensagem particular. Dou consultoria para a turma que clona essas maravilhas. |